blog-biquilha-fish

Para as biquilhas/Fish além de escolher o modelo de quilha, você vai ter que optar por uma biquilha com quilhas fixas ou removíveis. Para ajudar na escolha fizemos um pequeno guia com vantagens e desvantagens de cada tipo.

Quilhas Fixas?

As Fish tradicionais eram biquilhas fixas porque nos anos 70 nem existia quilhas de encaixe. Então, as Fishs atuais mais fieis possuem esse tipo de quilha. As vantagens nesse tipo de quilha para as Fishs são: as quilhas fixas possuem uma base inteira fixa na prancha que ajuda no drive e podem ser feitas especificamente para a prancha em questão. Outra vantagem é o custo, porque a prancha já com a quilha fixa fica mais barato do que a opção com quilhas removíveis + a quilha removível. 

As desvantagens são: para viajar deve-se ter muito cuidado com as quilhas fixas porque são frágeis e podem se quebrar/ trincar com facilidade. Não há como usar um estabilizador ou uma terceira quilha para ter mais controle quando quiser.

Ou removíveis?

As Fish necessitam de quilhas maiores do que as tradicionais triquilhas. Dessa maneira, nem adianta pensar que você vai pegar seu jogo de triquilhas tirar a quilha do meio e botar na Fish. Não vai funcionar. Você precisa comprar um jogo específico de quilhas para esse tipo de prancha.

Alguns argumentam que o sistema Futures é mais adequado para as biquilhas por ter um “copinho” maior e que isso deixa a base da quilha com mais pontos de contato com a prancha, e que isso é importante porque as  quilhas das biquilhas são maiores e tem a base maior também. Entretanto, achamos que na prática a diferença não é tão grande assim e que os copinhos FCSII funcionam também. Tanto é, que temos algumas DHD- Twin Fin  com sistema Futures e também FCSII em nosso estoque.

blog-biquilha-twin-fin

Eu recomendaria a você que antes de encomendar ou comprar uma prancha Fish, dar uma olhada nas opções de quilhas disponíveis no mercado. No Brasil são poucas as opções. Nós compramos todas as opções disponíveis que achamos e são apenas 2 modelos de biquilhas da marca Futures - uma delas mais retrô (Keel) e a outra mais performance com possibilidade de usar uma quilha pequena no meio para dar mais controle (vem junto). E outros 2 modelos de biquilhas FCSII, com uma delas mais retrô (tipo Keel) também e a outra para um Surf mais moderno. Conheça cada uma delas e suas particularidades abaixo:

 
De maneira resumida eu diria que se a ideia é um feeling total old school, você deve ir para a opção quilha fixa.  Se tiver interesse, fique atento porque semana que vem receberemos algumas Erick Arakawa - Slingshot com quilhas fixas em nosso estoque. Entretanto, se você quer praticidade no transporte e pretende um Surf um pouco mais radical, ai vale a pena quilhas removíveis ou a Futures-Alpha T1 ou a FCSII- Power Twin. Se quiser algo no meio do caminho, ai recomendo para você as removíveis Futures K2 Keel ou FCSII Retro Keel Twin.
 
Aloha,
Caio Fish Siqueira