Fish e biquilhas

Pode parecer uma pergunta retórica para provocar reflexão sobre o assunto, mas muito se engana quem acha que essa foi a minha intenção porque já tenho uma resposta bem clara e uma opinião bem formada, talvez até radical, sobre o assunto: claro que é Surf de Alma! Pode-se argumentar, que as biquilhas foram preteridas pelas triquilhas há muito tempo no cenário competitivo e, portanto, são ultrapassadas. Entretanto, como um bom carro antigo, as biquilhas não estão aí para propiciar o melhor desempenho possível e sim para proporcionar linhas diferentes, muito estilo, e mais do que tudo, muita diversão, embora mais para frente nesse texto, você vai encontrar evidências (vídeos) de alta performance com fishs e biquilhas.

Engana-se, porém, quem as vê como antiquadas. Claro que a “falta” da quilha central prejudica o controle e radicalidade em algumas ocasiões. Isso acaba “forçando” o surfista a ter um outro approach e fazer uma linha diferente do que ele faria com uma triquilha. Mas essa é justamente a parte legal das biquilhas, com ela, o surfista vai ter que cavar com mais calma, usar a borda de uma maneira diferente e controlar a velocidade extra gerada pelo canal formado entre as quilhas paralelas.

Para provar que elas podem sim proporcionar um Surf radical, eu selecionei os vídeos mais irados que eu conheço de surfistas “quebrando” com biquilhas de todos os tipos. Desde modelos “Vintages” até biquilhas com elementos modernos. Em ondas que vão de meio metro até 8 pés cavado no Oeste da Austrália. Além de uma aula de estilo, esses vídeos mostram que as biquilhas podem ser usadas em ondas cavadas e com tamanho, e de maneira bastante radical.

Vídeo 1:

Craig Anderson e Ozzie Wright com 6 biquilhas de shapers diferentes e design diversos encaram ondas tubulares de 8 pés no deserto da Austrália. Detalhe: Craig usou biquilhas de 5´7 a 5´10 e Ozzie biquilhas de 5´3 a 5´7 nessas ondas.

Vídeo 2:

Harrison Roach dá uma aula em como se entubar com muito estilo com uma biquilha com quilhas tipo Keel grandes e fixas.

Vídeo 3 e 4:

Asher Pacey mostrando que as biquilhas podem chegar a um nível de performance absurdo. Muito estilo, rasgadas invertendo tudo com muita pressão e é claro altos tubos. No vídeo 3 ele acampa no melhor estilo Hipster, enquanto no 4 ele encara o crowd de Snapper rocks.
CERULEAN from Matt Kleiner on Vimeo.

Vídeo 5:

Conner Coffin, Sebastian Zietz, Jordy Smith e Matt Wilkinson todos usando Fishs, durante uma session que rolou em um day off durante o Campeonato de Jbay do ano passado. Muito estilo!

Vídeo 6:

Não poderia faltar ele: Dave Rastovich! Nesse vídeo ele testa uma biquilha relativamente grande para ter maior controle em ondas grandes e com bastante parede.
Dave Rastovich Tests a Bing Sunfish V.2 from Nathan Oldfield on Vimeo.

Vídeo 7:

Até Jordy Smith entrou na onda das biquilhas modernas. Em uma biquilha emprestada nas Ilhas Mentawaii (com um estabilizador, é verdade), ele mostrou que tem muito estilo e surfa muito bem também com biquilhas. Veja o vídeo aqui.

Depois de todas essas evidências fica difícil estereotipar as biquilhas como coisa do passado. Pelo contrário, recentemente vários surfistas profissionais e amadores tem procurado esse tipo de pranchas para um Surf com mais estilo e muita diversão. Diversas marcas lançaram e tem lançado pranchas Fishs, retrô e pranchas híbridas.

Se você gosta de um Surf com mais “alma” e de experimentar novas linhas, fique esperto, no próximo post do blog do comSurf vou escrever sobre o design das biquilhas atuais e antigas e os melhores modelos de biquilha disponíveis no mercado. Além das pranchas, vou falar um pouco sobre quilhas fixas muito usadas nessas pranchas e também das quilhas removíveis mais adequadas para essas pranchas.

Muito aloha!

Caio Fish Siqueira