g-land indonésia

A ilha de Java onde fica G-Land é a ilha mais populosa do mundo, com mais de 145 milhões de habitantes. Essa ilha domina a Indonésia do ponto de vista econômico, político e cultural, e é onde fica também a capital do país, Jakarta. Java foi o centro de impérios Hindu-budistas super poderosos, de impérios sultões islâmicos e o centro da Índias Ocidentais holandesas. Foi também o centro da luta contra a independência da Indonésia durantes os anos 1930 e 1940.

Agora, se engana e muito quem deduzir que G-Land é uma onda urbana ou que fica próxima a uma grande cidade. Muito pelo contrário, G-Land fica na maior reserva florestal da Indonésia  e o acesso a ela se dá apenas por barcos ou lanchas. A maneira mais fácil de se chegar lá é saindo de Bali de lancha. Demora 2 horas e custa cerca de 100 dólares.

A onda

G-land é considerada uma das melhores e mais consistentes esquerdas do mundo durante a temporada, possibilitando manobras fortes e muitos tubos. A onda pode chegar até 12 pés plus havaianos, e é dividida em várias seções que juntas passam de 1Km, embora seja muito difícil conectar todas ela. Normalmente uma boa onda em G-Land vai percorrer uns 300m.

A primeira seção é chamada de Kongs e é a seção lá de fora que tem vários picos diferentes para dropar e dificilmente rola um tubo, embora abra paredes super longas e manobráveis. Kongs é a seção que “pega” mais swell e raramente fica abaixo dos 3 pés, sendo portanto a salvação quando o swell está muito pequeno para as outras seções de G-land.

A próxima seção é chamada de Moneytrees e quebra de 2 a 10 pés e é uma onda de classe mundial, longa e bem tubular. Nessa seção, o tubo fica mais crítico, melhor e claro mais perigoso, quanto mais baixa for a maré e maior for o Swell.

A seção seguinte é Speedies que pode de vez em quando ser conectada de Kongs. Essa seção é extremamente rápida e a mais pesada de Gland, mas pode proporcionar tubos redondos que duram centenas de metros. É a seção mais perigosa, onde ocorre a maioria dos ferimentos e precisa de um pouco mais de Swell para funcionar bem. Evite maré muito baixa porque fica muito perigoso.

Além dessas 3 ondas, entre Money Tree e Speedies, há uma onda chamada Launching Pads que é o outside de Speedies. Fique atento porque como essa onda quebra mais lá fora, ela pode pegar muitos surfistas desprevenidos, principalmente em swells maiores.

Outras ondas por perto

Há algumas ondas mais para baixo e dentro da baia, como: Chickens, 20/20, Tiger Tracks e algumas outras sem nome. Essas ondas geralmente só funcionam em swells grandes mas surpreendentemente as opções são boas quando o pico principal está grande. Todas essas ondas podem proporcionar tubos nas condições corretas, normalmente com marés mais cheias.

Há uma direita situada há mais de 1 hora de carro e barco a oeste de G-land, que apareceu em algumas revistas e chamada de G “ao reverso”, em referência, é claro, a G-land. Aparentemente é uma direita de bastante qualidade e longa, de acesso bem difícil e que requer ventos contrários ao de G-land, que só ocorrem fora de temporada, ou seja, de outubro a abril.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro)

Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés)

Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.

 Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12