banner-post-blog-comsurf-pranchas-de-verao-biquilhas Nessa parte vamos tratar de pranchas inspiradas nas pranchas old school dos anos 70 e 80 mas que foram modernizadas e viraram febre nos últimos anos em diversos lugares do mundo. São  biquilhas -ou quadriquilhas- extremamente rápidas para um Surf fluído e divertido. Podem ser pranchas com quase todos os atributos bem clássicos, como a Sling Shot ou podem ter alguns elementos clássicos com muitos outros modernos, como a RNF retrô. O que elas têm em comum é bastante volume na prancha toda, ótima remada, muita velocidade e o estilo de Surf mais polido, com uma linha mais clássica.

Parte 1 – Volumes e tecnologias das pranchas de verão Parte 2 – Modelos mais adequados para performance em ondas ruins Parte 3 – Modelos mais adequados para ondas muito fracas, quase flat! Parte 4 - Biquilhas e pranchas para um estilo mais clássico

Abaixo os modelos atuais desse tipo de prancha que entregam muita performance e diversão nas ondas de verão:

1º lugar: Prancha Lost - RNF Retrô 

Quem olha a rabeta não vê coração! A RNF Retrô tem a rabeta mais larga e profunda que a Lost já lançou, entretanto para compensar isso e não deixar a prancha escorregar muito, a Lost criou o corte lateral duplo que segura a prancha na parede da onda e permite mudanças de direção mais bruscas e verticais. O shape dela é baseado nas biquilhas tradicionais de 25 anos atrás, mas conta com todo o Know How de Matt Biolos dos últimos anos para aprimorar e deixa-la com pronta para performances bem radicais e inovadoras. Mas o que fez com que essa prancha ficasse com a primeira posição em um ranking tão disputado foi a versatilidade que ela oferece. Se você a usar com quilhas Keel, como biquilha, ela vai ter um feeling muito similar as biquilhas tradicionais, entretanto, como quadriquilha ela se transforma em uma prancha rápida, arisca e pronta para manobras radicais em qualquer tipo de onda. Kolohe Andino adora sua 5´6 para voar em Trestles pequeno, e dizem que ninguém surfa também por lá quanto ele a bordo de seu pequeno foguete. RNF Retro Kolohe from Lost Video Productions on Vimeo.

2º lugar: Prancha Rusty 419 Fish

Essa prancha recém-lançada da Rusty já chegou com feedbacks incríveis do time da Rusty internacional e dos primeiros brasileiros a terem a sorte de surfar com ela. O Seu deck flat além de muita remada e estabilidade, deixa essa prancha muito boa para fazer as transições de borda a borda. O fundo dela tem a marca registrada da Rusty, o “Hook concave” que foi desenvolvido a priori para o modelo Bali Single, mas que devido ao resultado incrível, foi adotado em outros modelos, como a Twin Fin. Como O Hook concave evita derrapadas e gera maior drive e velocidade para a prancha, ou seja, cavadas mais seguras e rasgadas com mais força e mais bem executadas.

3º lugar: Prancha Eric Arakawa - Slingshot

Esse é um dos modelos mais clássicos de todas as biquilhas modernas que estão disponíveis no mercado atual. Gostamos dessa prancha com biquilhas fixas de madeira laminadas na prancha. Apesar de ser bem clássica, o fundo dela permite excelente velocidade e a deixa mais manobrável que as suas irmãs velhas dos anos 70. Desenvolvida para um Surf de linha em paredões, ela vai incrivelmente bem em tubos que requerem velocidade e também anda muito bem devido a sua flutuação e remada em dias de ondas pequenas. Ela tem uma aparência incrível bem retrô com pintura polida e biquilhas de madeira laminadas na prancha!

4º lugar: Prancha DHD - Twin Fin

É a única prancha dessa lista que possibilita o uso de triquilhas! Isso abre um leque incrível de possibilidades. Por ser uma biquilha tradicional, com o shape e outline bem cheios, e contar com um toque de modernidade, ela vai muito bem como biquilha com quilhas Keel (bem tradicionais). Entretanto, pode ser usada com um estabilizador central pequeno para dar mais controle na cavada e nas manobras. Pode também ser usada com um jogo de triquilhas “normais” e nesse caso ela vai ter uma “pegada” ainda mais moderna, como se fosse uma merrequeira, para mudanças de direção mais bruscas e performances mais agudas e agressivas.

Fique de olho!

Definitivamente o uso de biquilhas e pranchas estilo fish voltou com tudo e provavelmente não vão cair em desuso tão cedo. Prova disso é que há pelo menos 3 anos as marcas tem lançado modelos atrás de modelos com essa pegada old school e a aceitação e empolgação dos surfistas profissionais e “normais” com esses modelos é tanta que muitos dos surfistas que não precisam competir, tem trocado suas triquilhas por biquilhas ou quadriquilhas, e afirmam que não tem mais vontade de voltar a surfar com as tradicionais triquilhas.

Abaixo alguns modelos que estão sendo lançados agora e embora ainda não temos os feedbacks dos nossos clientes, acreditamos no potencial e shape de cada uma delas, e por isso resolvemos incluir nessa lista para você considerar no momento de escolher sua prancha.

Fish Beard 

Essa prancha, como o próprio nome sugere, é uma mistura de performance com diversão. Próximo ao bico e no meio ela é muito parecida a Neck Beard para performances incríveis, enquanto a rabeta foi projetada para funcionar muito bem com biquilhas Keel para acelerar muito na parede da onda, mas permitir manobras fortes e modernas colocando os pés bem atrás e usando quilhas e bordas a seu favor. É uma prancha que pela sua velocidade, apesar do estilo híbrido, funciona muito bem com manobras acima do lip também.

Lost - Sword Fish

É a versão ainda mais moderna da RNF retro. Ela nasceu a partir da demanda do Kolohe Andino que queria uma prancha que entregasse ainda mais performance que sua RNF retro que já era uma das suas pranchinhas favoritas quando Trestles está pequeno. A ela foi adicionada 3 polegadas na dimensão, estendendo o bico, deixando-o mais afinado e adicionando um pouco de rocker de entrada. A prancha como um todo foi levemente estreitada e a rabeta também foi estreitada um pouco! O resultado foi uma prancha de altíssima performance com um toque alternativo – de fish – mas que agradou tanto ao Kolohe e Mayhem que acabou virando um modelo da Lost.

California Twin

A California Twin é diferente das demais porque foi criada para ser usada como biquilha com um estabilizador. Ela foi baseada na pranchinha mais popular de Mark Richards, a Super Twin. A California Twin traz as linhas clássicas, velocidade e precisão de Mark Richards com o conhecimento de performance em ondas pequenas que somente o Mayhem tem! É uma combinação que não tem como dar errado!

Dúvidas, mais informações ou se quiser trocar ideais com outros surfistas, comente esse post no campo abaixo. Se quiser conversar diretamente conosco, mande mensagens pelo whatsapp no número 11- 995982621 ou ligue aqui no telefone: (11) 3831-5365!

Aloha,