Como Surfar reef breaks

Para os menos experientes pode até parecer besteira um texto sobre como surfar reef breaks, entretanto quem já surfou em picos com fundo de coral sabe que o Surf nesses picos é completamente diferente do Surf que fazemos no dia – a – dia no Brasil tanto do ponto de vista de habilidades específicas, como posicionamento no “outside”, e alguns cuidados que devem ser tomados.

Uma das coisas que mais influenciam o Surf nos reef breaks é a maré. Há locais que as marés têm uma amplitude muito maior do que estamos acostumados e a diferença entre flat e “altas” pode ser somente a variação da maré. Mesmo que a variação não seja tão grande, normalmente os reef breaks são mais sensíveis a variação da maré e muitos deles só quebram legal em determinada maré. Por esse motivo vale muito a pena ter sempre uma tábua de maré- ou melhor ainda um relógio que indique a maré- para quando for cair nesses picos.

Ainda sobre as marés, eu acho que sempre vale a pena fazer a primeira queda em um pico com fundo de coral na maré alta ou média para alta. Nesses momentos, a bancada vai estar menos exposta e isso vai lhe dar mais confiança para entender como funciona a bancada, quais os pontos mais rasos e mais difíceis das ondas.

Use botinhas. Muitos surfistas torcem o nariz para as botinhas e logo rotulam os que usam as botinhas de haole, prego, etc.. Entretanto, a menos que você conheça muito bem o pico ou a bancada seja muito funda, a botinha vai evitar muitos machucados antes, durante e depois do Surf. Muitos acham que ela só serve para ajudar a andar na bancada de corais, mas elas evitam muitos machucados quando você está tomando a vaca porque tem um ponto do corpo que pode bater no coral sem se cortar. Depois da vaca, você pode ficar em um local raso tomando as ondas de trás sem poder dar joelhinho, nesse caso, as botinhas vão evitar muitos machucados também.

Antes de entrar no mar uma dica importante é observar bem por onde entram e saem os surfistas. Normalmente os reef breaks tem canais bem definidos onde as ondas não quebram. Esses canais quebram ao lado das ondas. Se a ondas quebra para a esquerda o canal vai ser mais a esquerda, se a onda quebra para a direita o canal será mais a direita.

O canal em tese é o local mais fácil para se chegar ao outside. Digo em tese porque não é raro ter uma correnteza forte no canal puxando para o inside, e nesses casos pode ser que a “entrada” no mar seja por outro ponto que já jogue direto no outside. Muitas vezes essa entrada é justamente pelo lado oposto, ou seja, depois do outside. Por isso o conhecimento local ou observação é tão importante.

Uma vez no outside, você vai precisar esperar sua vez na fila para pegar a sua onda, mas como o assunto é extenso, vou dedicar um texto inteiro somente sobre fila e outside. Se você levar uma vaca em um local raso, vale algumas dicas para minimizar o estrago:

1 - Nunca mergulhe de cabeça em um local com coral.

2 - Use bastante os braços para se manter em cima d´agua

3 - Tente sempre ir com a barriga antes, abrir os braços pode ajudar você a ficar mais na superfície d´agua. Somente vá com os pés antes se você estiver com botinhas.

4 - Nunca tente agarrar o coral com as mãos durante a vaca.

5 - Se perceber que vai mesmo bater no coral, proteja a cabeça e tente ficar numa posição fetal com as pernas para cima.

6 - Fique calmo quando estiver embaixo d´água. Tente não lutar muito contra a onda e nem se mexer muito.

7 - Se for dar um joelhinho não agarre a borda da prancha com a mão. Você não vai querer que sua mão fique entre o coral e a prancha, então de um joelhinho bem raso apenas apoiando a mão em cima da prancha.

8 - Não lute contra o fluxo d água quando estiver remando próximo a uma bancada rasa. A água busca sempre menos resistência, então o fluxo vai ocorrer normalmente nos locais mais fundos e pode te levar junto para lá.