Lombok, Sumbawa e Desert

Quando se fala em ondas em Lombok, a primeira palavra que vem a mente de 10 em cada 10 surfistas é Desert. Não é para menos, Desert Point é muitas vezes considerada a melhor onda da Indonésia, e seu acesso vindo de Bali pode ser feito por balsa e não é dos mais complicados. Mas, Lombok e a ilha vizinha, Sumbawa, têm muitas outras boas ondas para serem exploradas.

Desert Point

Vamos começar pela principal, mais famosa e provavelmente melhor onda de Lombok. Desert Point é uma esquerda bizarra que pode proporcionar um dos tubos mais longos para a esquerda do planeta, durando até 20 segundos. A área do drop pode mudar um pouco mas normalmente premia uma remada agressiva. Velocidade é essencial uma vez que a onda começar a dobrar sobre uma bancada de coral super rasa.  A caverna vai ficando maior e cada vez mais rápida mais para o inside, o que significa que a onda vai ficando cada vez mais rasa que termina praticamente no coral seco.

Definitivamente não é uma onda para qualquer surfista. Ele tem que ser bom o suficiente para encontrar a saída difícil do tubo, com um coral extremamente raso embaixo, correntezas complicadas e um crowd super faminto de profissionais e ótimos surfistas por perto. Também não é uma onda fácil de quebrar perfeita, necessitando um swel grande e maré baixa a média.

É a famosa onda complicada e perfeitinha. Temperamental, vai fazer muito “cú doce”. Você vai se dar mal muitas vezes e ela pode até lhe deixar traumas físicos severos, mas é totalmente apaixonante e viciante. Linda, redonda e perfeita. Pode ser seu maior sonho ou pesadelo.

Lombok outros picos

Para fugir do crowd intenso, e também atmosfera tensa de Desert, você tem algumas alternativas em Lombok. A parte mais conhecida e que apresenta um maior número de picos para surfar é o sul da ilha. Kuta, é uma vilazinha de fácil acesso, e é um desses picos, apresentando uma onda divertida para os 2 lados. A direita é um pouco melhor porque a esquerda fica mais gorda e pode fechar.

Outra onda conhecida no sul de Lombok é a Belongas Bay que é uma baia lindíssima e quase uma parada obrigatória de barcos de Surf. A direita tem força mas é curta, enquanto que a esquerda é mais perfeita e pode rolar um tubo. Essa região tem inúmeras outras boas ondas, muitas vezes sem crowd, mas nenhuma delas pode ser comparada a Desert Point, são mais fracas e menos perfeitas.

No leste, quase Nordeste de Lombok tem 3 ilhotas, as Gilli Islands, que possuem pouco crowd e uma atmosfera bem mais tranquila e amistosa. São ilhas lidíssimas que recebem muitos barcos e turistas em busca de um local paradisíaco para mergulhar ou passar a lua de mel, mas que podem ter altas ondas. O problema é que o acesso é difícil e é inconsistente, ou seja, precisa de um swell grande, como Desert, para rolar. A perfeição é incerta.

20130729_114430

Sumbawa

Para chegar a Sumbawa você pode pegar um ferry para Lombok, percorrer a ilha de Lombok inteira a carro e pegar um outro ferry para Sumbawa. Esse é o caminho mais longo, e apenas para aqueles com espírito aventureiro ou mais tempo disponível. A maneira mais fácil é chegar por um dos 2 aeroportos que a ilha possui.

Sumbawa tem basicamente 2 áreas distintas que tem boas opções de Surf por perto. A Região na parte leste da ilha tem Lakey Peak e Periscope, enquanto a região oeste, mais perto de Lombok, tem Yo Yos, Super Suck e Scar reef.

Leste de Sumbawa

Lakey Peak é uma onda de nível internacional, super intensa que abre para os 2 lados. A esquerda é mais longa, enquanto a direita é mais curta porém mais sinistra, como se fosse um backdoor. Ambas são bem tubulares e permitem bons tubos, se você conseguir se dar bem, uma vez que o crowd é bem intenso.

Dificilmente Lakey Peak fica flat porque pega qualquer swell, mas o vento de tarde costuma estragar a onda. Na região você encontra ainda Periscopes que é uma direita bem forte e rápida que quebra melhor com maré mais alta. Quebra perto da praia e é de fácil acesso, o que a torna bem crowd também.

sumbawa

Oeste de Sumbawa

Essa parte de Sumbawa tem menos crowd porque o acesso é mais difícil. Scar reef precisa de um swell de sudoeste acima dos 5 pés para quebrar. É considerada uma das melhores ondas de Sunbawa com paredes fortes e tubulares, terminando numa seção de inside muito tubular e rasa, que pode lhe render algumas cicatrizes.

Super suck fica no canto sudoeste de Sumbawa e tem esse nome porque é um tubo para a esquerda bem longo que quebra sobre um coral afiado que vai sugando a água. Muito raso mesmo, é uma onda somente para entubar e apenas para surfista muito bons e experientes. Precisa de um swell bastante grande para quebrar.

Para quem não está na disposição das dificílimas Scar reek e Super Suck, nessa região tem Yo Yos que também quebra com muito mais consistência que esses outros 2 picos. São 2 direitas, a The Wedge que é uma onda curta e cavada e a The Hook que é uma onda bem divertida e pode ficar tubular.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro) Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés) Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.  Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12