banner-blog-fila-respeito

Muitos surfistas brasileiros que nunca viajaram para locais de ondas perfeitas não sabem que nesses locais existe uma fila para se posicionar e pegar as ondas. A pessoa que está no pico tem o direito de pegar a onda, a pessoa ao lado dessa vai pegar a onda seguinte e assim sucessivamente.

Isso quer dizer que chegando ao outside não se deve ultrapassar quem já está sentado esperando a sua onda. Dessa maneira, todos terão a oportunidade de pegar a sua onda. Se vier uma onda que você não quer pegar, você deve levantar os braços indicando que não vai na onda. Se você remar em uma onda e não conseguir pegar, você perde o seu lugar na fila.

Claro que essa regra não se aplica a todos os picos, somente aqueles que tem a onda muito definida quebrando praticamente no mesmo local. Quando há muito crowd ou condições adversas, a fila pode não ficar tão nítida, mas mesmo assim vale a pena observar bem a sua volta quem está esperando há muito tempo e fazer uma auto - análise se você não está pegando todas as ondas. Agindo assim a atmosfera e o clima no outside fica muito melhor e a chance de arrumar encrenca ou se estressar é muito menor.

Uma outra dica para manter a harmonia no outside é entrar em grupos pequenos. Se você estiver em um grupo de 10 pessoas por exemplo e todos resolverem entrar ao mesmo tempo, imagine a “felicidade” de quem já está no pico surfando. Divida o grupo e convença os amigos de entrarem aos poucos.

Por fim, tenha respeito aos locais e aos surfistas de outros países e evite gritar no outside ou falar com amigos a muitos metros de distância de você. Infelizmente muitos surfistas não se tocam que não estão em sua casa e, principalmente quando estão em grupo, acabam agindo como se estivessem.

[caption id="attachment_404" align="alignnone" width="750"]os-hui Os Da Hui, ou black trunks tradicional e conhecida gangue de localismo havaiano (década de 80)[/caption]

 Esse comportamento de desrespeito obviamente não é exclusividade de brasileiros, existe muito gringo mal-educado também. Mas, um pouco pelo fato de não termos reef break perfeitos por aqui, e um pouco pelo fato da nossa cultura ser bem mais expansiva e “latina” do que a cultura dos outros surfistas, observo muitos brasileiros agindo assim nesses picos.

Take it easy meu camarada, hay olas for semua orang!!

Aloha!

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro)

Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés)

Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.

 Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12