Mentawaii surf trip perfeita

Para grande parte dos surfistas e desconfio que dos aspirantes a surfista também, o imaginário de uma Surf Trip perfeita pode ser resumido em uma única palavra: Mentawaii. Acesso por barco, tubos perfeitos, água clara e quente, e aquela cerveja gelada no final do dia com os melhores amigos para contar sobre as ondas surfadas durante o dia talvez seja o resumo de um dia perfeito para um Surfista, mas nas Mentawaii é apenas mais um dia.

Entretanto, como diz o ditado: “no pain no gain” e momentos incríveis como os relatados acima, vêm depois de muito “pain” para chegar lá e um bom “pain” financeiro também.  As Ilhas Mentawaii é uma cadeia de aproximadamente 70 ilhas e ilhotas que estão localizadas no noroeste da região de Sumatra.

Para chegar as Mentawaii, primeiro você deve pegar um voo para Jakarta ou Bali. Depois você deve voar para Padang que é a terceira maior cidade de Sumatra e fica no continente.  Para quem tem a oportunidade de se hospedar em um dos barcos tops disponíveis, a jornada longa acaba aqui, uma vez que esses barcos saem de Padang.

Para os outros que vão ficar hospedados nas dezenas de pousadas espalhadas pelas ilhas, ainda tem um bom caminho pela frente: de Padang você deve pegar um ferry (pegue o rápido, cerca de 3 horas) para Siberut que é a maior ilha das Mentawaii. Chegando em Siberut você deve pegar um outro barco para levar para a ilha que você vai ficar hospedado.

Quem quiser ficar hospedado nos barcos, vai ter muito conforto e uma flexibilidade incrível para buscar as ondas nas melhores condições e com menos crowd. Entretanto, esse sonho é para “poucos”, uma vez que a hospedagem nesses barcos fica, no mínimo, uns USD 3.000 para uns 12 dias. Nas pousadas espelhadas pelas ilhas, a variação de preço, assim como a qualidade e conforto varia muito caso a caso, mas pode ser bem mais democrático.

Ondas

As mentawaii são formadas por mais de 70 ilhas e ilhotas que ocupam mais de 150km da costa de Sumatra, e grande parte delas tem uma ou algumas boas ondas. Conhecimento local sobre ondulação e vento ajuda muito a chegar no lugar certo e na hora certa. Abaixo selecionamos algumas das mais conhecidas ondas das Mentawaii.

Kandui

A esquerda é uma das ondas mais rápidas do mundo. Muitas delas são impossíveis de se completar e outras bombas só são possíveis se dropadas de tow in lá atrás. Entretanto, algumas ondas seguram um pouco, e é exatamente ali onde os pros ou corajosos se sentam. Quando o drop está certo e o surfista faz a linha certa, pode ter certeza que vai pegar um dos tubos mais insanos da vida.

A Kandui right é também conhecida como Rifles e também tem um tubo de centenas de metros. Entretanto, a direita tem mais espaço e parede para manobras do que a esquerda, e é uma das ondas mais rápidas da Indonésia, embora seja passível de se surfar e sair com êxito de suas cavernas líquidas.

Lances Right

É uma das ondas mais fotografadas e desejadas do mundo nos últimos anos. É um daqueles picos que todos os barcos param e por esse motivo o crowd é bem extenso. Pudera, é uma das direitas mais perfeitas do mundo com um tubo incrível, mas por mais que a beleza da onda possa enganar, ela é quase um slab e portanto super difícil.

O drop deve ser feito bem no pico porque começa a rolar o tubo logo em seguida. As manobras vêm normalmente na saída do tubo com cutbacks e eventualmente para os mais corajosos e habilidosos um ataque ao lipe. Precisa de um swell de sudoeste relativamente grande para rolar legal e além de todos os barcos que param por lá, há também uma pousada em terra firme.

Lances left

Apesar de um pouco ofuscada pelo seu irmão mais velho (lances right), Lances left é uma onda excelente. Possibilita bons tubos e manobras e por ser virado bem para sudoeste é uma onda bem consistente, que inclusive aguenta um pouco de vento sem ficar ruim. É uma ótima opção para quando Lances Right está pequeno ou maral e é possível ir andando para lá, embora a maioria prefira ir de barco.

Macaronis

Macaronis é uma das ondas de performance mais perfeitas do mundo. Possibilita qualquer tipo de manobra possível e imaginável. É uma esquerda incrível que parece desenhada ou fabricada, possibilitando tubos incrivelmente extensos. Começa a funcionar a partir de um metrinho e fica pesada apenas acima dos 8 pés. Uma dica importante é que ela deve ser dropada no pico certo, porque ela vai ganhando velocidade e dificulta o drop no meio do caminho. Um pouco depois do pico tem um tubo extremamente rápido impossível de surfar, que muitas vezes ludibria o surfista desavisado.

Recentemente abriram uma pousada por lá o que facilitou a hospedagem para quem não pode ficar nos barcos, mas por outro lado deixou o crowd bem mais intenso.                     

Telescopes

É uma das jóias das Mentawais. É uma esquerda super longa que proporciona paredes extensas e uma seção bem tubular no inside. Como fica bem para fora da costa, deve-se tomar cuidado com os ventos desfavoráveis que com frequência entram por ali. É bem consistente e apesar de incrivelmente boa, permite surfistas com diferentes tipos de habilidade.

Com a maré seca ou quase seca parece que o mar da uma recuada, mas depois de umas 2 horas da maré seca, a diversão começa de verdade, e caso tenha ainda um vento terral, ai pode ter certeza que todas as suas fantasias “surfísticas” vão se materializar em frente a seus olhos. Nesses momentos, a onda pode parecer fácil do barco, mas chegando lá, está sempre maior e mais rápido do que você imaginou.

Thunders

O nome vem do som que é emitido quando a onda quebra. È facilmente a onda mais consistente das Mentawai, funcionando bem com ventos SE e SW, embora o terral verdadeiro seja o vento Sul. As ondas vêm de diferentes locais, então fica sempre aquela busca pelo local correto que vai entrar a série do dia.

Quebra em águas meio fundas, portanto, é uma das ondas mais pesadas e fortes das Mentawai. Evite ser pego no inside, porque series de 6 ondas e muita agua correndo em cima dos corais faz você se sentir como uma meia velha numa máquina de levar. Quando o mar está grande as raladas no coral são mais raras, entretanto, começa a ficar mais raso e perigoso quando o Swell está abaixo dos 4 pés.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro)

Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés)

Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.

 Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12