Indonésia outros picos

A indonésia é formada por mais de 17.000 ilhas e grande parte delas, aquelas que possuem algum litoral direcionado para o sul ou sudoeste, possuem boas ondas, ou pelo menos boas possibilidades de possuir boas ondas para a prática do Surf. Claro que por ser a meca dos surfistas, grande parte da indonésia já foi bem explorada e conta com um bom crowd. Entretanto, ainda há ondas com pouco crowd e com certeza algumas sem crowd que foram pouco surfadas, e porque não, algumas ainda virgens.

Claro que para se explorar essas ondas desconhecidas é necessário dispor de muito tempo para explorar os locais com boas ondulações, dinheiro e um bom iate, coisas inacessíveis –infelizmente para a grande maioria de nós. Por isso, vamos falar um pouco no texto abaixo de picos possíveis – e conhecidos- embora estejam fora dos pacotes de Surf das agências especializadas de Surf e são desconhecidos pela maioria dos surfistas. Esses picos costumam ter menos crowd e alguns deles são um pouco mais inconstantes que os picos mais famosos.

Telos Islands

O arquipélago de Telos fica no no noroeste de Sumatra, entre Nias (ao norte) e as Mentawaii ao sul. Por ficar em um local remoto, com acesso apenas por barcos particulares, a ilha ainda é bem primitiva e tem um crowd mais tranquilo também. As principais ondas são: GT (direita manobrável e bem tubular), Max´s right que é uma direita que fica em frente a um resort, Jurassic Park, uma esquerda afastada de tudo com possibilidades de manobras e bons tubos.

Sul de Sumatra

Ao contrário da parte norte de Sumatra, onde ficam Mentawaii e Nias, o sul da Sumatra é muito mais low profile, mas apresenta inúmeras ondas excelentes com pouco crowd. Um dos locais possíveis é a praia de Krui que tem uma esquerda meio rara mas que quando quebra é muito tubular e perfeita e uma boa direita.  É possível alugar uma scooter por lá super barato e surfar os outros picos da região: Way Jambu, Biha, Mandiri Beach e Janjung Setia.

Timor- Rote Island

Rote island fica numa região chamda Timor no extremo oeste da Indonésia e bem próximo ao Tmor leste (que é um país independente). Por ficar ao norte da Austrália, essa região só funciona com swell de sudoeste e é um pouco menos constante que as regiões mais famosas da Indonésia. Entretanto, há ondas incríveis por lá, com destaque para Nemberala ou Tland que é uma esquerda super longa e que aguenta swells bem grandes, Boa que é uma direita rápida, pesada e super tubular e Suckies ou Suck Mama que é uma direita tubular que com a maré cheia proporciona boas manobras.

Como mencionei no começo do texto, existem muitas outras regiões da Indonésia com altas ondas como: Java (oeste, central e sul), Sumba, Flores e Savu. Cada uma dessas regiões possui ilhas e praias com altas ondas pouco conhecidas. Outras regiões como Borneo, Irian Jaya, Sonde e Moluques Islands tem menor potencial mas podem eventualmente apresentar algumas ondas, mas provavelmente não valem o risco.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro)

Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés)

Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.

 Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12