Teahupoo clássico
O swell esperado para hoje veio do norte da Nova Zelandia em direção ao Tahiti com direção bastante favorável (WSW) e uma força atípica para essa direção. O Tahiti costuma receber swells de WSW mais frequentemente do que se imagina, entretanto, eles chegam com muito menos força e energia do que os swells de SW ou SWW. O swell previsto para o campeonato é desses raros swells com a direção boa e muito power.

A ultima vez que se viu um swell desses para o Tahiti Pro foi há mais de 10 anos, em 2008, com ondas bem consistentes.

blog-teahupoo-swell

Devido a posição geográfica da Austrália e Nova Zelândia, junto com a presença dominante de uma alta pressão que está sobre a Austrália, o track do swell nessa região fica primariamente nas latitudes mais baixas do sul do Oceano. Raramente acontece de vir um swell que é ou grande o suficiente ou se move bastante ao norte do mar da Tasmânia para ficar acima dos 237° para o Tahiti (que é bloqueado entre 237-220° pela Nova Zelândia). Esse swell apresenta tanto tamanho como essa direção.

blog-teahupoo-swell2

E o que tem de tão especial em um swell de oeste?

É mais difícil de surfar do que os outros swells que atingem Teahupoo porque a onda fica ainda mais pesada e tubular nesses swells de oeste. Além disso, a leitura é mais difícil e também o drop. Além disso, a escolha da onda vai ser crucial porque muitas vão correr rápido demais e vão acabar fechando. O mar fica super pesado e perigoso!

É verdade que podem rolar direitas?

Kelly Slater disse que sim. Pode rolar uma direita mais para cima do coral, com maior chance de rolar no começo do dia de hoje porque o swell atinge Teahupoo mais de oeste (que ocasiona a direita) e vai virando mais para sudoeste ao longo do dia e na quarta-feira.

blog-teahupoo-direita

O quanto grande (e bom) vai estar?

Hoje haverá ondas com 10 pés e possivelmente ainda maiores perto do meio dia. Na quarta diminui um pouco, mas ainda terá ondas muito boas e quadradas.  Os ventos estarão “terral” a maior parte do tempo, com alguns momentos de vento “laterral” no meio do dia hoje.  Amanhã os ventos estarão ainda mais favoráveis!

O certo é que veremos um show de Surf em uma das ondas mais tubulares e bonitas do mundo, com os melhores atletas se testando em condições dificílimas e épicas! Desejamos muita sorte a todos os brasileiros!!!