Supertubos

Supertubos definitivamente não é o beachbreak que você costuma surfar no seu dia-a-dia. Tem um drop muito vertical, quebra muito próximo a praia e como o próprio nome diz, é um tubasso, super power e difícil. Supertubos pega swell de diversas direções e pode receber as ondulações gigantes do atlântico norte. É bem protegido do vento norte que deixa a maior parte dos picos da região com vento maral e tem uma batimetria única. Todos esses fatores tornam Supertubos uma dos melhores beachbreaks do mundo!

Logo abaixo você encontra um resumo das condições que vão deixar Supertubos com altas ondas! E mais adiante, uma série de informações detalhadas sobre como atuam os diferentes tipos de swells em Supertubos, como atua a batimetria (fundo do Mar) e os ventos em Supertubos! Ótimas informações para quem for fazer uma trip para lá ou quer ficar muito bem informado sobre esse pico único!

Para ficar épico:

  • Melhor maré: Meia maré até cheia. De preferência subindo.
  • Melhor direção de swell: Oeste
  • Melhor período de swell: todos os períodos entregam bom surf.
  • Melhor vento: Sem vento ou um terral fraco (quadrante norte e leste).
  • Melhor tamanho: de 1 a 2 metros.
  • Melhor estação: outono, inverno, primavera

Janela de swell de Supertubos:

Supertubos é aberto para swells de ONO = 295° (Oeste, noroeste) a SSO =191° (Sul, sudoeste). Como você pode observar na figura acima, os swells mais de norte ou noroeste puros são bloqueados pela península de Peniche, embora grandes swells de noroeste com período alto, conseguem fazer a curva a atingir Supertubos. A península de Peniche também bloqueia os ventos desses quadrantes que acabam com o surf em outros picos da região, e acaba ficando terral por lá.

Já os swells de sul são bloqueados pelo continente. Os swells de SSO (sul,sudoeste) podem trazer ventos desse mesmo quadrante que são maral, então normalmente não são os swells mais desejados.

janela-swell-supertubos

Batimetria (fundo do mar) da região:

Para quem não está familiarizado com o termo, a batimetria determina a topografia e mede a profundidade do relevo de oceanos, mares e regiões costeiras.

A batimetria ou o fundo do mar desempenha um fator crucial em como as ondas vão se comportar conforme chegam perto da praia, acumulando energia para determinadas praias e tirando a energia de outras, dependendo da direção e período do swell.

Nessa região a noroeste de Peniche existe um Canion subaquático gigantesco, muito conhecido, chamado “canhão ou canion de Nazaré”, que vai desembocar bem na cidade de Nazaré (a 21 km de Peniche) onde, como todos sabemos, rola uma das maiores ondas do mundo.

batimetria-fundo-do-mar-supertubos

Batimetria (fundo do mar) da praia de Supertubos:

Uma ramificação desse Canion de Nazaré mais ao sul se conecta com alguns picos embaixo da água e ilhas, e é a relação desse canion com esses picos/ilhas que ajudam a trazer o swell para Peniche e Supertubos.

Para swells mais de noroeste de altíssimo período muitas das ilhas desviam o swell para fora de Supertubos, deixando supertubos com ondas menores nos swells gigantescos de noroeste, o que é positivo. Já com os swells de oeste e sudoeste que são menores e mais fracos, acontece o contrário, o canion favorece Supertubos e potencializa o swell em 1,5 a mais de 2 vezes a energia do swell.

Supertubos tem um banco de areia que se estende por 800 metros da praia. Ao sul desse banco de areia tem uma calha profunda. Quando o swell chega, ele é desviado a partir da parte sul em direção ao norte e acaba sempre aproximando a costa de maneira mais reta. Essa convergência e foco da energia do swell para uma zona comum amplifica o tamanho das ondas e ajuda a criar ondas mais fortes e tubulares.

foto-supertubos

Ventos em Supertubos:

Supertubos fica perfeito quase sem vento ou com vento fraco terral (ENE é o terral de frente). Ventos de norte dão a volta por trás da península e sopram terral também. Vento de sudeste também é terral mas fica mais lateral conforme vai ficando mais de sul, que se não for muito forte ainda fica ok e possibilita aéreos nas direitas. Os ventos de SSO (Sul,suldoeste até ONO (oeste,noroeste) produzem condições ruins de surf.

vento-supertubos

Matéria traduzida e adaptada de Surfline.com