Surf nas olimpíadas

Provavelmente não, e nós também não sabíamos. O calendário das olimpíadas de Tóquio foi lançado ontem, e entre os 33 esportes e 339 modalidades que ocorrem entre os dias 22 de julho e 8 de agosto, está o Surf. Oficialmente, o Surf aparece com apenas 4 dias de prova, do dia 26 ao 29 de julho, com a premiação no próprio dia 29 de julho.

Entretanto, Fernando Aguerre que é o presidente da Isa (International Surfing Association) e que foi um dos responsáveis a levar o Surf para as olimpíadas, assegurou que essas datas são apenas para ter um ponto de partida e começar a vender os ingressos, mas que como ocorre em outros esportes como a Vela, se não houver boas condições, o evento de Surf tem até o dia 9 de agosto para acontecer.

Um alívio para nós que acompanhamos o Surf, uma vez que a janela de espera de 2 semanas e os 4 dias necessários para acabar o evento, é praticamente o que ocorre em um evento do WCT. Chances boas de ter um bom Surf nas olimpíadas. Mas que tipo de onda podemos esperar por lá nessa época?

As Ondas das Olimpíadas!

A região de Chiba que vai receber a prova de Surf é uma boa opção mesmo porque é bem próxima a Tóquio é uma das regiões que mais atrai swell no Japão. Se tiver um tufão, as condições podem ficar muito interessantes, caso contrário, o Surf vai rolar em ondas de beach break provavelmente em Tsurigasaki com condições razoáveis ou fracas de Surf, como podemos ver nos vídeos abaixo e nos últimos WQS que rolaram por lá:

Olympic 2020 Surfing tsurigasaki Beach from namitsu on Vimeo.

A melhor temporada de ondas no Japão é do meio de agosto até novembro porque é a época que ocorrem mais tufões, portanto, segundo o gerente de previsões da Surfline, Mark Willis, é provável que mais perto do final da janela comece a ter mais ondas. Disse também que em alguns anos o período da janela de espera (24 de julho a 9 de agosto) apresentou fracas condições de Surf, mas que nos últimos anos tem tido bastante swell nesse período, e parece que esse é o caso desse ano.

Uma boa notícia é que quem vai decidir quando vai rolar o campeonato é a ISA e não o comitê olímpico (COI).

Há chances de se fazer o Surf nas olimpíadas em piscinas de ondas?

Não. Apesar de ser uma boa opção para que as provas sejam mais rápidas e previsíveis, Fernando Aguerre deixou claro que isso pode ocorrer no futuro, mas não para as olímpiadas de Tóquio que ocorrerão no oceano, na região de Chiba, como comentamos acima.

Quantos surfistas vão participar do Surf nas olimpíadas?

- Serão 20 homens e 20 mulheres.

Não pode haver mais de 2 homens do mesmo país e nem mais de 2 mulheres do mesmo país.

Como é feita a classificação para as olimpíadas?

Masculino

  • 10 vagas vêm do ranking do WCT de 2019.
  • 4 vagas vêm dos Jogos mundiais do ISA de 2019 baseadas nos continentes, sendo 1 surfista da África, 1 da Ásia, 1 da Europa e 1 da Oceania.
  • 4 vagas vêm dos Jogos mundiais do ISA de 2020 de acordo com o ranking (Top 4).
  • O mais bem colocado dos jogos Panamericanos de 2019 garante 1 vaga.
  • 1 Japonês tem a vaga garantida. Se ele se classificar de acordo com um dos critérios anteriores, essa vaga vai para o quinto melhor surfista dos jogos mundiais da Isa de 2020.

Feminino

  • 8 vagas vêm do ranking do WCT de 2019.
  • 4 vagas vêm dos Jogos mundiais do ISA de 2019 baseadas nos continentes, sendo 1 da África, 1 da Ásia, 1 da Europa e 1 da Oceania.
  • 6 vagas vêm dos Jogos mundiais do ISA de 2020 de acordo com o ranking (Top 6).
  • A mais bem colocada dos jogos Panamericanos de 2019 garante vaga.
  • 1 Japonesa tem a vaga garantida. Se ela se classificar de acordo com um dos critérios anteriores, essa vaga vai para a sétima melhor surfista dos jogos mundiais da Isa de 2020.