Teahupoo Thaiti

A 7ª etapa da WSL, o Billabong Pro Teahupoo, é a etapa mais temida do tour. Os tubos quadrados e bancada rasa de Teahupoo deixa o mais experiente surfista profissional, na melhor das hipóteses “ansioso”, e apavora grande parte dos profissionais quando o swell está na área.

Teahupoo fica em uma vila na costa sudoeste da Ilha principal do Tahiti e está no WCT desde 1999, ano após ano. A icônica onda de Teahupoo é uma esquerda absurdamente tubular que quebra sobre uma rasa bancada de corais e tem um formato bem peculiar quebrando praticamente abaixo do nível do mar. É considerada por muitos como a onda mais “pesada” do planeta.

As pranchas em Teahupoo. Teahupoo é praticamente um “round pin festival”. Quase todo os pros escolhem pranchas bem “presas” e com rabeta Round que permitam muita estabilidade no “trilho” da onda. Kai Otton e Nat Young, por exemplo, vão com o modelo Proton da Al Merrick e com a Proton Step Up para quando as ondas estiverem um pouco maiores. Jordy Smith vai de Girabbit também da Al Merrick.

Mineirinho deve usar a Al Merrick Rookie 15, enquanto Parko provavelmente usará uma JS-Forget me not. Medina deve usar o modelo de performance do Cabiana, a DFK,  mas em comum, entre eles estará a rabeta round em todos esses modelos.

Curiosidades e fatos sobre Teahupoo e o Billabong Pro:

  • Os primeiros a surfarem Teahupoo foram os Bodyboarders Mike Stewartand Ben Severson em 1986.
  • Laird Hamilton chocou o mundo ao pegar a “onda do século” em Teahupoo no ano 2000 e escancarou todos os limites do que é possível ser surfado.
  • 2 brasileiros já venceram o Billabong Pro e os 2 participarão do evento nesse ano. Medina venceu em 2014 e Bruno Santos, vindo direto da triagem, em 2008. Bruninho mais uma vez levou a triagem esse ano e garantiu a vaga para participar do evento.
  • A semi-final de 2014 entre JJ Florence e Kelly Slater é considerada por muitos a melhor bateria da história. Ambos fizeram 19,79 de 20 possíveis, mas Kelly Slater levou a bateria no critério de desempate (nota mais alta).
  • Além de Kelly Slater que ganhou 4 vezes em Teahupoo, Andy Irons é o único surfista, por enquanto, a ganhar mais de uma vez por lá.
  • O Black Pearl Horue Pro em 1997 foi o primeiro evento de Surf a ocorrer em Teahupoo e valia pelo WQS. Andy Irons, então com 18 anos, ganhou o campeonato, e alguns anos depois o apelido de “Rei de Teahupoo” .
  • Michel Bourez é um ótimo tube rider e é taitiano mas nunca ganhou em casa.

E o que a previsão diz para o Billabong Pro Teahupoo desse ano?

O primeiro dia da janela de espera, que é hoje, vai ter ondas de cerca de meio a 1 metro e sobe um pouco para sábado. Domingo sobe um pouco mais e deve ter ondas na casa dos 1,5 metros, assim como segunda-feira no começo do dia de lá (tarde daqui).

Terça e quarta da semana que vem (23 e 24 de agosto), tem um novo swell um pouquinho maior do que esse dos primeiros dias da janela de espera, mas não será um grande swell para Teahupoo. E parece que nos últimos dias do período de espera não há previsão para nenhum swell significativo. Mas como ainda está longe, pode ser (esperamos que sim) que haja alterações nessa previsão.

Bancada de Teahupoo é pra quem tem coragem:

96485fab236509919ab64acebe0bae7d