Trestles California

A 8ª etapa da WSL ocorre em Trestles na Califórnia, que é uma praia que fica bem no meio do caminho entre Los Angeles e San Diego. Trestles é considerada por muitos a onda mais perfeita da Califórnia, e alguns alegam que é a onda mais “manobrável”, ou seja, que permite um Surf da mais alta performance,  com todos os tipos de manobras, do mundo.

Esse “Wave Park” natural, é o melhor exemplo do que chamamos de “onda triângulo”, ela vem mais ou menos sempre no mesmo lugar, e abre uma esquerda e uma direita perfeitas para os prós descarregarem todo o seu arsenal de manobras. Desde o começo dos anos 80, muitas das manobras e linhas traçadas em uma onda que Tom Currem e depois Kelly Slater inventaram e definiram como Surf de alta performance, foram experimentadas e aperfeiçoadas em Trestles.

Por esse motivo essa etapa é sempre muito aguardada entre os Prós e também entre os expectadores. O fundo é de pedras arredondadas e a onda não é muito “power”, nem muito rápida, nem muito cavada. Ela é somente “ideal” para todo tipo de manobras, inclusive para aeros altíssimos e revolucionários. A direita é mais longa e alinhada, enquanto a esquerda é mais rápida, cavada e curta. O tamanho ideal para os Prós arrebentarem as ondas em Trestles é algo em torno de 1 metrão a 1,5 metros.

As pranchas em Trestles.  São as pranchinhas de mais alta performance, normalmente aquela pranchinha mágica que os prós mais gostam e usam em condições boas. Pelo fato das ondas não serem muito cavadas, a rabeta pode ser um pouco mais larga, e alguns surfistas podem preferir pranchas com um pouco menos Rocker, mas fica da preferência de cada um. O importante mesmo é cada atleta usar a pranchinha que ele mais estiver à vontade.

Kelly Slater que tem usado as pranchas da Slater Design que são shapeadas por Weber, feitas em EPS/Epoxi, e deve escolher entre os modelos Sci-Fi e Banana quando o mar estiver muito bom. Matt Wilkinson também fica entre 2 modelos, da DHD: a Dx1 e a Ducks Nuts (para mares muito bons), além disso, a tecnologia das pranchas de Matt Wilkinson pode ser “normal” em Pu ou a chamada EpoxiCore, que é uma tecnologia desenvolvida pela DHD australiana, que consiste do meio da prancha ser em EPS/Epoxi e as bordas, bico e rabeta em PU). Possivelmente usará as pranchas com essa tecnologia quando o mar estiver um pouco menor.

John John e Medina já tem um gosto – ou approach, como preferir- mais tradicional quando se trata de pranchas de Surf. Não é novidade para ninguém que Medina quase sempre usa seu modelo DFK shapeadas por Johnny Cabianca em praticamente todo tipo de onda, variando, as vezes a rabeta. John John também não é de inventar muito e deve usar o modelo Bastard 2 da Pyzel que foi a prancha que ele ganhou a etapa brasileira desse ano, no Rio de Janeiro.

 

 Alguns dados e fatos de porquê você deve assistir a 8ª etapa da WSL, o Trestles Hurley Pro:

  • É considerada a onda mais manobrável do circuito e todos esperam as manobras mais modernas e inovadoras do ano em Trestles.
  • Kelly Slater e Tom Curren tiveram as primeiras vitórias de suas carreiras como profissionais em Trestles.
  • Fica no meio de uma base militar da Marina americana e era uma onda “proibida” até os anos 70. Antes da liberação apenas os surfistas mais corajosos ousavam surfar lá escondidos e tinham que pensar muito a rota de fuga.
  • Richard Nixon morou em uma casa em frente a Cottons que fica na mesma praia de Trestles, um pouco ao norte.
  • É um dos parques estaduais mais visitados dos EUA. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas passam por lá todos os anos.
  • Os principais picos em Trestles são: Cottons Point, um point break para a esquerda meio gordo- bom para longboards e fishs, Upper Trestles, que é um point para a direita, Lower Trestles que é a onda do campeonato e Church que se divide em 3 points separados.
  • Os mais famosos locais de Trestles são: Bill Hamilton, Herbie and Christian Fletcher, Jericho Poppler, Matt Archbold, Chris Ward, Shane Beschen, e Kolohe Andino.
  • O Trestles Pro como etapa do WCT ocorre desde o ano 2000. Kelly Slater já ganhou em Trestles 6 vezes como etapa do WCT e obviamente é o recordista disparado em vitórias por lá.

 

 

E o que a previsão diz para o Hurley Pro Trestles desse ano?

Um bom swell começa a ganhar força já no primeiro dia da janela de espera (hoje) e tem algum potencial para ondas de 1 metro no final do dia. Na quinta, o mar sobe mais um pouco e no final do dia deve ter boas ondas, provavelmente vai rolar o campeonato. Entretanto, as condições devem ficar perfeitas entre sexta-feira e sábado, com ondas de 1,5 metros para os pros mostrarem tudo o que sabem em Trestles! Desmarquem seus compromissos, porque vai ser show de Surf o dia todo!

Domingo o swell já cai um pouco, mas há uma boa possibilidade de um novo swell de tamanho médio (um pouco menor que o anterior) atingir Trestles no decorrer da próxima semana. Ainda é cedo para “cravar” essa previsão.