Jordy Smith Stab in the Dark

Um dos testes mais interessantes que existe sobre pranchas é feito pela revista Stab e se chama Stab in the Dark. Nós do comSurf somos especializados em pranchas e adoramos tudo que envolva elas. Por esse motivo, detalhamos abaixo o Stab in the Dark desse ano, explorando a metodologia, os detalhes do vídeo e um resumo do que Jordy Smith achou de cada prancha. Obviamente demos o nosso “pitaco” sobre a validade e abrangência desse tipo de teste.

Como funciona o Stab in the Dark?

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito, são selecionados 12 dos melhores shapers do mundo que fazem pranchas totalmente brancas, sem logo algum, e sem saber quem é o surfista que vai surfar com elas. Eles somente sabem o peso e altura do surfista e as ondas que ele surfará, e são desafiados a fazer a melhor prancha de performance possível para esse surfista nessas condições.

Stab in the Dark desse ano ocorreu com Jordy Smith como profissional convidado. O surfista convidado também não tem ideia de quem são os shapers e não tem nenhuma dica sobre qual prancha foi feita por qual shaper. A única coisa que ele vê na prancha é um número que vai servir para que ele possa julgar cada uma, sem que ele saiba a qual shaper é referente a cada número. É um verdadeiro teste cego!

Por que nas Mentawaii?

A Stab escolheu Indonésia e mais precisamente as ilhas Mentawaii porque uma das reclamações dos shapers nos outros anos era que as ondas surfadas pelas diferentes pranchas deveriam ser parecidas. Na opinião de Jordy Smith e da Stab, as Mentawaii apresentam as melhores condições para o teste, quase como se fosse um “campo de provas”. Talvez somente a onda do Kelly pudesse oferecer condições mais iguais!

Por que Jordy Smith?

A Stab escolheu Jordy por vários motivos: ser o atual número um do WCT, por ser um surfista bem completo, por ter crescido em um ambiente de fabricação de pranchas (pai é shaper) e por ter uma habilidade fora do normal de saber qual prancha funciona ou não para ele. Uma observação interessante: Jordy fez questão dele mesmo consertar as 3 pranchas que foram avariadas durante o transporte.

O que a Stab passou para cada um dos Shapers:

  • Altura de Jordy Smith: 1,91cm
  • Peso: 89kg
  • A pranchas deve ser completamente branca, sem marcas.
  • Todas as pranchas deveriam ter o seguinte tamanho: 6´2 ½.
  • A largura, espessura, volume, rabeta, curvatura, etc., fica a cargo de cada shaper.
  • Podem ser shapeadas usando computador ou totalmente a mão.
  • Somente 1 prancha. Se ela quebrar, teve azar, você está fora.
  • Apenas triquilhas, com copinhos Futures!

Obs: As quilhas usadas foram AM2 Honey Comb, com exceção do dia pequeno em Macarronis que foi usada a AM2 Tech Flex.

Veja o vídeo completo do Stab in The dark.

Veja um resumo do que Jordy falou de cada prancha:

As Eliminadas:

27- Matt Biolos Mayhem- Lost- “bem solta, parece uma biquilha” disse Jordy. Deu uma segunda chance em ondas menores:  e falou que quanto mais foi usando melhor ela foi ficando.

40- Rusty- “Rocker de saída é flat, é bem solta, bordas arredondadas”. Parece que gostou mas não empolgou.

94- Darren Handley (DHD)-  Segundo Jordy Smith, ela é um pouco estável demais. Jordy Smith as vezes quer uma prancha mais explosiva cravando mais a borda e usando menos o fundo.

75- Lee Stacey- “Muito bom, tem bastante Rocker e permite manobras bem no Pocket da onda” segundo Jordy. Mas não se classificou para a final.

54- Hayden Cox- (HS)- achou ruim! Ela entra muito de borda.

06- James Cheal (Chilli)- não foi das preferidas de Jordy.

13- Johnny Cabianca- Muito solta. Não gostou muito.

36- Simon Anderson-  Nas palavras de Jordy: “muito divertida, muito vento foi difícil avaliar, mas gostei”

As Finalistas:

44- Graham Smith- feitas pelo pai de Jordy que é shaper e fez muito de suas pranchas quando era criança. Jordy não sabia da participação do pai na disputa. A prancha se quebrou, mas Jordy estava gostando muito e disse que seria uma das finalistas. “Segura e solta bem nos momentos certos” segundo Jordy Smith.

16- Christiaan Bradley (Bradley)-  Jordy disse o seguinte: “tem momentos incríveis, na parede da onda, mas para os aéreos não funcionou tão legal..”

2º Colocada

89- Jason Stevenson (JS)- “muito boa. Bom drive para a cavada, bom controle. Foi muito bem nas manobras, único ponto que não funcionou tanto para ele foi que ela tem pouco Rocker então as vezes tendia a embicar um pouco nos lugares mais cavados da onda”.

Grande Campeã:

51- Jon Pyzel- Bastante rocker, vai muito bem quando a onda fica bem cavada. Muito boa prancha. “Vou levar ela daqui comigo” disse Jordy! Parabens Pyzel.

Opinião com ComSurf sobre o Stab in the Dark!

Nós achamos super interessante o conceito de testar “as cegas” os melhores shapers do mundo. Acreditamos que o teste seja sério e que os feedbacks dos surfistas que estão comparando as pranchas possam ajudar muito aos shapers. Achamos que para o surfista é super positivo também porque ele vai prestar atenção em algumas sutilezas e pode entender o que gosta ou não em uma prancha e usar esse conhecimento para futuramente melhorar suas pranchas.

Entretanto, não acreditamos que o teste possa revelar realmente quem é o melhor shaper como um todo. Caso o teste fosse replicado para um universo maior de surfistas (digamos acima de 200), com uma amostragem que levasse em consideração, surfistas profissionais e não profissionais, diversos biótipos e approachs de Surf e vários tipos de onda, aí sim o vencedor talvez fosse o melhor shaper do mundo.

No formato atual, achamos interessante e divertido, porém inconclusivo. Cada surfista tem suas experiências pessoais próprias, um jeito de surfar único e está acostumado com pranchas com detalhes singulares. Sendo assim, provavelmente durante o teste, ele vai se adaptar e surfar melhor em pranchas que tenham características mais parecidas com as pranchas que ele costuma usar no seu dia-a-dia. Apenas uma observação: Jordy costuma usar pranchas Al Merrick que acabou não participando do teste.

Aproveito o teste para pedir a ajuda de vocês. Se quiserem ter a opção de comprar no comSurf alguma das marcas que não vendemos ainda em nosso site, por favor, escrevam para nós. O seu interesse pode ajudar a tornar essa opção uma realidade.

Obrigado. Aloha! Equipe ComSurf.