post-blog-um-pouco-mais-sobre-keramas

A próxima etapa do WCT ocorre entre os dia 13 a 25 de maio nas ondas de Keramas na Indonésia. Abaixo contamos um pouco mais sobre essa direita perdida e perfeita no meio das esquerdas famosas de Bali.

Keramas já foi um secret spot que apenas poucos locais e alguns gringos frequentavam de maneira silenciosa. Ela não fica na região mais badalada, nem tampouco no sudoeste da ilha onda ficam Uluwatu, Padang Padang, Binguin, Impossible, etc... Ela fica no lado sudeste de Bali que costuma funcionar melhor na baixa temporada.

Entretanto, nos últimos anos, nenhum outro pico de Bali recebeu tanta atenção da mídia como Keramas. É a Meca do freesurf, inclusive com imagens aéreas e dezenas de vídeos dos surfistas profissionais. Hoje é também local de competições, começando com a World Pro Junior em 2012, depois veio o Oakley Pro CT em 2013, eventos anuais do QS e agora o WCT Corona Bali Protected. Ou seja, está longe de ser um secret hoje em dia!!

post-blog-um-pouco-mais-sobre-keramas-tubaoFoto: Hamish Humphries

Pepen Hendrix falando sobre Rizal Tanjung: “Ele ama demais Keramas! Nós chamamos ele de o Fanning negro. Ele surfa muito bem, com muita força e velocidade. E ele é um surfista muito forte de Bali. Ele adora coisas grandes: grandes arcos e grandes aéreos, e ama também pegar muitos tubos!”

A boa notícia é que Keramas faz jus a sua fama atual! É um reefbreak excelente em uma praia de areias pretas e campos de arroz ao fundo, que são clássicos da região. E, em uma terra de esquerdas perfeitas, é uma das poucas direitas perfeitas!!
post-blog-um-pouco-mais-sobre-keramas-rasgadao
Foto: Hamish Humphries

Tanjung falando sobre Dede Suryana: “Ele é de Java, e podemos perceber que ele cresceu surfando ondas perfeitas. Você pode ver por toda linguagem corporal e suas manobras e cavadas que ele faz que é realmente um surfista muito estiloso!”.

O nome Keramas pode ser traduzido como Xampoo, ou se quebrarmos em 2 palavras Kera-mas, significa ouro de macaco. Tem um fundo de coral preenchido de areia mas apesar disso é afiado. Pode ser um tubo excelente, mas também oferece paredes incríveis para manobras de borda e também excelentes rampas para aéreos altíssimos! Keramas costuma apresentar uma brisa maral em suas tardes, então nessas horas, as ondas ficam ainda mais propícias para aéreos insanos!

post-blog-um-pouco-mais-sobre-keramas-dusty-paneFoto: Hamish Humphries

Tanjung sobre Dusty Payne: “ Dusty Pane possui um Surf muito afiado, com manobras estilo havaianas com muito power. Keramas é realmente uma onda de sonho para os surfistas regulares, eles adoram essa onda. Muita gente que vem para Bali, adora surfar essa onda. É como um sonho para eles! Esse dia estava muito bom, tamanho ideal! As condições estão muito boas e muito liso pelas manhãs, com excelente luz. É como um estúdio para os pros virem para cá e apresentar seus shows

Nos ultimo anos os surfistas tem empurrado os limites do que é considerado muito grande para se surfar em Keramas. Mesmo nos maiores dias do ano, alguns locais e big riders de outros países tem tentado sua sorte! E enquanto alguns tem retornado com ótimas estórias, vídeos e fotos de sua glória, outros tem ficado com ossos quebrados, cortes profundos e quase se afogado. Keramas fica bem pesado quando está grande, e o coral é raso e afiado. A correnteza na última seção da onda pode ficar muito forte, e pode ficar bem difícil sair da água! Merece toda a atenção!

post-blog-um-pouco-mais-sobre-keramas-cavadaFoto: Hamish Humphries

Tanjung sobre Made Bol Adi Putra: "ele é um dos melhores goofy de Bali e adora Keramas. Essa onda da foto fica perto do estacionamento, então pode-se ver que não há warungs em frente a ela. Ela é muito boa também, e pode-se ver o tempo todo quando está surfando Keramas essa onda perfeita, sem ninguém surfar. Acredito que nesse dia o crowd em Keramas deveria estar insano e ele resolver surfar sozinho nesse pico."

Outro perigo lá, além do Sol fortíssimo e os corais, é o crowd. É muito muito crowd com locais e turistas, desde manhã cedo até o entardecer. Mas não deixe que isso abata você, porque é sem dúvida nenhuma uma das ondas para mais alta performance de Bali.

post-blog-um-pouco-mais-sobre-keramas-areiaFoto: Hamish Humphries

Grande parte desse texto foi traduzido do site Surfline, mas qualquer dúvida sobre equipamentos para serem usados em Keramas, qualquer outro pico da Indonésia, ou qualquer outra trip que queira fazer, não deixa de consultar nossos especialistas!