Pranchas para ondas pequenas No último post comentamos sobre a vantagem das chamadas merrequeiras para fazer um Surf divertido e ao mesmo tempo de performance em ondas pequenas. Hoje vamos aprofundar um pouco mais sobre os tipos de merrequeiras e quais os modelos que se encaixam em cada um dos tipos, para que você possa tomar sua decisão de compra da melhor maneira possível.

Mas o que são as chamadas “merrequeira”?

Como toda classificação genérica, ela é vaga e discutível. A grosso modo podemos dizer que são pranchas/ modelos concebidos para proporcionar boas performances em ondas pequenas. São mais largas, mais espessas e tem menos curvatura (rocker) que uma prancha mais tradicional. A rabeta é muitas vezes mais larga. Para facilitar a escolha da sua merrequeira, nós fizemos uma subdivisão (segmentação) agrupando os modelos mais parecidos e indicando as ocasiões mais propícias para cada um.

Merrequeiras Hard Core : São prancha concebidas para as condições mais fracas possíveis de ondas. Para aqueles dias que somente SUP e longboards estão no outside. Elas praticamente não possuem curvatura (muito flat), tem o outline bem arredondado e rabetas super largas. São máquinas de pegar onda, mas passou de 1 metrinho a performance começa a ficar comprometida. Conheça as melhores opções:

Lost - Puddle Jumper JS - Flying Pony Chilli - Pretty Sweet Erick Arakawa- Commuter Rusty- Muffin Top Rusty Happy Shove

prancha para onda pequena

Merrequeiras Core: É o grupo mais tradicional. São pranchas que foram fabricadas para ondas pequenas, possuem pouco Rocker e um outline intermediário. Possuem bastante volume, mas já tem um pouco menos que as “Hard Core” e aguentam mares um pouco melhores (até 1 metrão na média). Devem ser usadas bem menores que suas pranchas tradicionais (de 3 a 6 polegadas). Conheça as melhores opções:

Rusty - Dwart Rusty - Dwart Too Rusty - Heckler Al Merrick - #4 by Dane Reynolds Al Merrick - Neck Beard Rip Curl - Hydro Fish Rip Curl - Free Style Tropical Brasil- Gostosa Concept - Summer X

Merrequeiras Performance- é o grupo que apresenta algumas características das merrqueiras, mas por outro lado apresenta outras características de pranchas de performance. O outline já não é tão largo, assemelhando-se ao shape das pranchinhas mais tradicionais com um pouco mais de área próximo ao bico e em áreas específicas. Funciona em mares pequenos mas também aguentam ondas de até 1,5m e muitas vezes são usadas como pranchinhas do dia-a-dia no Brasil. São usadas um pouco menores que a prancha tradicional. Conheça as melhores opções:

Al Merrick - Sampler Al Merrick - Fred Stubble Rusty - Chew Toy Rusty - Neil Diamond Lost - V3 Rocket JS - Blak Box II HS - Hypto Krypto Eric Arakawa - Springer 

Como vocês podem observar mesmo dentro de cada subgrupo há muitas opções de shape, rabetas e outras características. Antes de fazer sua escolha, tenha em mente o volume mais adequado para você. Se tiver na dúvida, nos procure ou entre no Prancha Ideal.  Depois, tente imaginar qual uso vai fazer da prancha e veja qual dos modelos se enquadra melhor no que está pensando.

Estamos à disposição para ajudá-lo na escolha da prancha mais adequada a você e seu propósito, então não hesite em nos contatar pelo email: contato@comsurf.com.br ou através dos telefones: (11) 3831-5365 e (11) 995982621.

Boas ondas de verão!

Aloha! Caio Merrequeiro Siqueira