pranchas para o verão

O verão chegou e junto com ele as ondas inconsistentes e pequenas que são características dessa época do ano. O que muitos surfistas, mesmo alguns experientes, não sabem ou acabam não se atentando muito a isso, é que as pranchas para os dias de boas ondas não vão funcionar tão bem nas ondas fracas de verão.

Claro que dá para surfar com as pranchas mais “normais” em dias menores, mas para quem nunca usou uma prancha tipo “merrrequeira” ou “fish” em ondas pequenas, vale a pena o teste. É impressionante. A remada é muito melhor, você entra antes nas ondas e passa por sessões gordas com muito mais facilidade que em pranchas comuns, sem ter que ficar “matando barata”.

Muitos acham que a performance não será a mesma com as merrequeiras, mas a verdade é que você acaba surfando melhor quando tem mais velocidade e uma prancha com mais “carne” debaixo dos pés nos dias pequenos. Isso ocorre porque essas pranchas têm mais volume, um rocker mais flat que desliza melhor que as pranchas com muita curvatura e algumas outras outras características de fundo da prancha que tornam elas mais apropriadas para as merrecas.

Outro ponto fundamental que pode deixar sua merrequeira ainda mais turbinada é o material de fabricação. Muitas marcas e shapers tem optado por blocos de EPS e Epoxi para esse tipo de prancha porque eles flutuam mais e proporcionam, portanto, mais remada e velocidade nessas ondas. Tecnologias sem longariana como: Torsion Spring, Future Flex, Carbon Wrap, Stringerless- Concept tem revolucionado o mercado e adicionado opções incríveis para suas ondas do verão.

Outra característica que a maioria das merrequeiras oferece é a opção de usá-las como quadriquilha. A prancha como quadriquilha tem mais velocidade e remada que uma triquilha porque forma um canal entre as quilhas mais centralizadas que impulsiona a prancha, ao contrário das triquilhas que tem um quilha central, localizada bem no canal d’água que breca um pouco a prancha. As fishs, biquilhas, assim como as quadriquilhas são super rápidas por formarem esse mesmo canal entre as quilhas, mas necessitam de quilhas maiores para tentar dar um pouco mais de controle em cavadas e rasgadas.

Além dessas, outras opções que vão dar vida e muita diversão nos dias de ondas bem pequenas são as evolution, funboard e longboard. O princípio é bastante parecido ao das merrequeiras e fishs, ou seja, muito volume e pouca curvatura, entretanto por serem pranchas ainda maiores, vão ter ainda mais facilidade de remada e de pegar velocidade nas merrecas. O que vai mudar é o approach, ou seja, o tipo de surf que você vai fazer.

No caso do funboard e evolution será um Surf de curvas mais abertas e busca por paredes mais longas. No longboard, além disso, adiciona-se a famosa “andada” sobre a prancha em busca dos “Hang Five” e “Hang Ten” que além de serem super divertidos são também bastante desafiadores para qualquer surfista. As fishs beneficiam linhas mais “old school” com muito estilo e velocidade, enquanto as “merrequeiras” possibilitam um Surf mais moderno e inovador.

Qualquer que seja a sua escolha, uma coisa é certa: o verão pode não ser a melhor época do ano de ondas, mas com o equipamento certo, pode sim ser muito divertido! Afinal quem não gosta de água quente, praia lotada de mulheres bonitas e muita diversão dentro d´água?

Aguarde o próximo post que vamos falar de modelos de pranchas apropriados para o Verão de diversas marcas e o que esperar de cada uma delas.

Aloha!! Caio Summer Siqueira