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Como dar joelhinho (ou furar uma onda)?

Como dar joelhinho na onda

Furar uma onda, ou como a maioria dos surfistas prefere falar, dar um “joelhinho”, não é uma tarefa tão simples quanto parece. Muitos iniciantes no Surf têm dificuldade em aprender esse movimento. Veja abaixo como o movimento deve ser feito:

  1. Quando a onda estiver cerca de 2 metros a sua frente, você deve começar o movimento. Agarre as bordas da sua prancha, com as duas mãos, uma de cada lado, um pouco à frente de onde você coloca o peito.
  2. Estique os braços, como em um movimento de flexão, mas com as mãos agarradas à borda. Este movimento deve fazer com que o bico da prancha comece a afundar. Concentre-se para não perder o equilíbrio enquanto a prancha tenta boiar e você tenta afundá-la.
  3. Logo que a parte da frente da prancha começar a afundar, você deve também colocar um dos joelhos (ou pé) na parte de trás da prancha (próximo ao fim do deck). Este movimento deve fazer a parte de trás da prancha afundar também.
  4. Neste mesmo momento sua outra perna deve ser toda esticada para cima, o que vai te ajudar a dar equilíbrio e direcioná-lo para baixo.
  5. Assim que a prancha estiver o mais afundada possível, você deve levar todo o seu corpo para próximo dela. E continue segurando a prancha com as mãos, bem firme.
  6. Quando a onda passar você já estará começando a subir, pela própria flutuação da prancha, mas você pode ajudar o movimento puxando com as mãos a parte da frente, fazendo com que você retorne à superfície primeiro com a cabeça e os pés por último.

Um dos pontos mais importantes para fazer o joelhinho é acertar o tempo certo do movimento, conforme a onda vem na sua direção. Por exemplo, se você der o joelhinho muito cedo, é possível que quando a onda chegar, você já estará voltando à superfície. Apenas a prática vai permitir que você aprenda a fazer o movimento de forma harmônica e no tempo certo. Algumas dicas:

Agarre sua prancha com força. Ondas grandes podem fazer a prancha escapar da suas mãos com força.

Para ondas grandes, quanto mais profundo o joelhinho melhor.  Para um joelhinho mais profundo, aconselhamos usar os pés ao invés do joelho, porque com o pé você consegue afundar mais a prancha e até dar um chute nela para baixo, afundando ela mais ainda.

Se a onda não for muito grande, não há necessidade de afundar tanto a prancha. Assim o movimento fica mais rápido e você se cansa menos.

Há ocasiões em que desistir do joelhinho e largar a prancha e afundar o máximo possível é a melhor saída. Isso acontece quando você percebe que a crista da onda vai arrebentar bem em cima do seu corpo. Certifique-se de sempre estar com um leash (cordinha ) boa, para nessas situações  não ficar na mão.

Treine o máximo possível. O treinamento pode ser em mares sem ondas e até em piscinas. O importante é treinar o movimento.

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