CARRINHO ( )

A escolha da prancha correta para cada surfista envolve diversas variáveis, e está longe de ser uma ciência exata. Podemos dividir as principais variáveis em 2 grandes grupos: as variáveis que impactam no volume, ou seja, na flutuação da prancha; e a variável que influencia o shape (formato) da prancha, e todas suas características (fundo, borda, curvatura, bico, rabeta, etc..).

Como é formado o Volume de uma prancha

As principais variáveis que impactam diretamente o volume são: peso do surfistas, nível de Surf, preparo físico e idade. Essas informações são muito importantes para se estabelecer as medidas corretas das pranchas de cada surfista, ou seja, qual o tamanho, largura e espessura cada prancha deve ter. O volume, é a informação que condensa essas 3 medidas.

Sobre o formato de uma prancha de surf

A variável mais importante que influencia diretamente o shape (formato) da prancha é o tipo de onda (ou uso) que o surfista vai fazer com cada prancha. Por exemplo, se o surfista quer surfar somente ondas pequenas com a prancha, a escolha dele provavelmente vai ser por uma prancha um pouco menor, mais larga, com pouquíssima curvatura e mais área de bico. Enquanto que se o surfista quer pegar ondas perfeitas e cavadas, ele deve optar por uma prancha com bastante curvatura, um pouco mais estreita e provavelmente com uma rabeta round. Essa variável algumas vezes também impacta o volume da prancha, por exemplo, uma prancha para ondas pequenas normalmente tem um volume ligeiramente maior do que uma prancha para o dia-a-dia.

A partir dessas premissas a definição da prancha de surf ideal se dá pelo nível técnico ou experiência do surfista. Separamos em 4 níveis de surf:

  • Iniciantes (menos de 1 ano de surf)
  • Básicos (já sabe pegar a parede da onda)
  • Médio / Experiente (acerta as principais manobras)
  • Avançado (quebra a onda, com estilo)

Iniciantes

Estou começando a surfar e tudo isso parece muito complicado!

E realmente é bem complexo. Mas a boa notícia é que não é preciso entender cada detalhe super a fundo para ser um bom surfista. Há alguns surfistas profissionais que não sabem exatamente as medidas que usam ou detalhes de cada prancha, e acabam escolhendo seus equipamentos pela experiência e “feeling”. Mas é claro que por outro lado há surfistas super bem informados que querem e gostam de participar do processo de criação de cada prancha que vai usar, como é o caso do 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater.

Seja qual for o seu estilo, o comSurf acredita que informação sempre ajuda, ainda mais para quem está começando a Surfar, e por isso, criou uma série de textos sobre Surf e pranchas que podem e devem ajudar você que está nesse estágio. Além disso, criamos a ferramenta exclusiva PRACHA IDEAL que vai ajudar na escolha da sua 1ª prancha de Surf.

Equipamento - Dicas para a escolha da minha 1ª prancha de Surf.

Quando se está começando a Surfar, necessita-se de uma prancha que seja bastante estável e que ajude bastante na remada para se entrar em uma onda. Portanto, nesse estágio, qualquer volume adicional é bem vindo.

Por esse motivo, que muitos shapers recomendam o uso de funboards para esse estágio. Nós do comSurf também acreditamos que os funboards são muito bons para começar a surfar, mas acreditamos que há outras opções de pranchinhas que são bastante interessantes também, desde que tenham bastante volume e remada.

Na verdade essas pranchinhas, apesar de serem menores do que os Funboards e ter o shape um pouco diferente, são muito mais largas e grossas do que uma pranchinha “tradicional” e por esse motivo tem ótima flutuação, muitas vezes, comparável a de um funboard, e por serem menores, são um pouco mais ágeis para o aprendizado das 1ª manobras.

Mas então, devo comprar uma funboard ou essa pranchinha mais larga?

Olha, não há uma regra. Os funboards são um pouco mais fáceis de se ficar em pé, mas depois que se aprende a pegar a parede da onda, ele se torna mais difícil para manobrar. As pranchinhas mais largas podem ser um pouco mais difíceis em um 1º momento, mas são mais versáteis na parede das ondas.

Dito isso, costumamos recomendar as pranchinhas mais largas para iniciantes mais jovens, que pretendem surfar com uma frequência maior, e os funboards para surfistas um pouco mais velhos, mais pesados e que não tem a possibilidade de ir sempre à praia.
Se ainda ficou alguma dúvida, ou quer informações mais específicas, por favor, nos envie um email: contato@comsurf.com.br . Estamos a disposição para lhe atender da melhor forma possível.