Desmistificando as pranchas Fish e suas variações

Sobre a Prancha Fish

A primeira vista, as pranchas Fish podem parecer um pouco estranhas: mais grossas, mais largas, menores, com um bico largo e uma larga rabeta Swallow. Mas essas características que tornam as Fishs muito divertidas para ondas pequenas e mais gordas.

Tudo começou nos anos 70 com a revolução das pranchas pequenas que fizeram os surfistas reverem o que era possível de se fazer em uma prancha de Surf. Os longboards foram reduzidos, mas algumas características permaneceram, e foi ai que as Fishs biquilhas apareceram.

Remada da Fish

As Fishs têm bastante volume, menos do que os longboards (pranchões), mas muito mais do que as pranchinhas. Essa característica deixa a Fish com melhor flutuação e isso significa que a prancha corre mais para fora da água, fazendo com que a remada seja muito mais fácil e mais rápida. Resumindo, com uma fish, o surfista vai entrar em muito mais ondas do que ele entraria com uma pranchinha “comum”.

Longboard x Fish

Você pode estar pensando, ok, então se a vantagem da Fish é a remada, por que não surfar com um longboard (pranchão) que tem uma remada ainda melhor?  Por serem bem pequenas, as pranchas Fish, apesar do maior volume, possibilitam a realização de manobras rápidas com bastante velocidade.

 

Velocidade em ondas pequenas

Uma outra característica marcante das pranchas Fish é a velocidade que ela consegue atingir em ondas pequenas, e isso deve-se principalmente ao Rocker super pouco acentuado das Fishs, ou seja, uma prancha Fish é praticamente reta (flat) no fundo da prancha. A água move-se com mais facilidade no fundo da prancha e isso gera grande parte da velocidade característica de uma Fish. As pranchinhas “normais” já tem muito mais curvatura de fundo, o que ajuda para fazer manobras radicais, mas por outro lado deixa elas mais lentas do que as Fishs.

E o que são as Fishs modernas, Híbridas ou merrequeiras?

Na verdade, a maneira de chama-las pouco importa. Cada empresa ou shaper as chama de uma maneira diferente, e os conceitos podem variar também. Entretanto, todas elas têm algumas características das pranchas Fish, como: estabilidade, boa remada e velocidade em ondas pequenas; e também possuem alguns atributos das pranchinhas atuais, o que permite um Surf mais radical. 

Afinal qual comprar Fish ou Fish modernas?

A resposta a essa pergunta pode ser respondida através de uma outra pergunta: que tipo de Surf / linha de Surf eu pretendo fazer? Se você está em busca de sentir o feeling dos anos 70 e 80, muito provavelmente você deve escolher uma Fish “oldschool”. Agora se você buscar todos os benefícios que uma prancha Fish oferece mas quer um toque moderno no seu Surf, definitivamente você deve escolher uma Fish moderna, híbrida ou “merrequeira”.

Como reconhecer e escolher uma Fish moderna, híbrida ou merrequeira?

As pranchas atuais derivadas da Fish podem possuir uma infinidade de formas, tamanhos, rabetas, volumes, composição de quilhas, etc.. Dessa forma, não é a tarefa mais fácil do mundo reconhece-las, e mais difícil ainda, é escolher a ideal para o que cada um está buscando.

Uma dica interessante é você observar o volume da prancha, uma vez que uma Fish moderna / híbrida sempre vai ter mais volume do que uma pranchinha comum. Quanto mais volume tiver a sua fish moderna e quanto mais ela tiver o formato da Fish tradicional, mais ela vai performar como uma fish tradicional e menos como pranchinha de performance. Por outro, lado quanto menos volume ela tiver e mais esticada ela for, mais ela vai ter a performance de uma prancha atual e menos de uma fish tradicional.

Exemplos das melhores pranchas Fish modernas, híbridas e merrequeiras:

Lost RNF 96: é o exemplo perfeiro de fish moderna. Tem características de fish mas fundo e volume de pranchinha. Pode ser usada como biquilha pura, biquilha + estabilizador ou triquilha. Confira aqui mais informaçoes sobre a Lost RNF96.

Al Merrick Twin Pin - também é uma fish moderna. É uma biquilha que foi desenvolvida para dar muita segurança e drive em ondas boas, e por isso, tem a rabeta round. Confira aqui sobre a Twin Pin.

Lost Puddle Jumper - essa já perdeu a maioria das características das fishs, entretanto tem um volume super grande, similar das fishs, mas é usada como triquilha e quadriquilha. Seria classificada mais como uma merrequeira. Veja aqui mais detalhe

Lost Puddle Jumper - similar a Puddle Jumper, mas tem ainda mais características de pranchinhas de performance. Seria uma merrequeira para um Surf moderno e atual. Veja aqui maiores informações.

Rusty Dwart - também é uma prancha considerada merrequeira e que de fish tradicional tem apenas o alto volume. Sucesso de vendas e de público essa prancha agrada muito há muitos anos. Veja maiores informações aqui.

Al Merrick Fish Beard - é outro exemplo de fish moderna. Concebida para ser usada exclusivamente como biquilha, essa fish tem rabeta de fish mas o bico e o fundo de prancha de performance. Perfeita para um Surf com muito estilo e ao mesmo tempo radical. Saiba mais sobre a Fish Beard aqui.

Esses são apenas alguns exemplos das pranchas merrequeiras e fish modernas mais conhecidas e vendidas no Brasil e mundo. Mas existem inúmeros outros modelos com características próprias e que podem atender o que você quer ou precisa. Caso queira uma ajuda para encontrar a sua pranchinha mágica, não deixe de nos procurar no whatsapp: 11 99598-2621 ou através do email: atendimento@comsurf.com.br