O que é uma prancha Step Up?

Muito se fala em pranchas Step Up por ai, principalmente quando as condições das ondas estão boas, mas o que realmente são as pranchas Step Ups?

Bom, na verdade, como a tradução literal sugere, são pranchas “um passo” ou “uma medida” para cima. Ou seja, são pranchas um pouco maiores do que as pranchinhas que usamos normalmente e servem para dar mais remada e controle em ondas maiores, e normalmente com mais força, com muita frequência em ondas a partir de 1,5m até uns 2,5m (de 5 a 8 pés).

Step Up

A teoria que está por trás das Steup ups é simples: em ondas maiores, você vai precisar de uma prancha que reme melhor e propicie entrar antes nas ondas. Por esse motivo, a maioria dos surfistas gosta de fazer ou comprar Steup Ups com cerca de 3 a 5 polegadas maiores do que a prancha do dia- a- dia. Normalmente, a espessura é a mesma ou um pouco mais grossa se a necessidade for ter uma remada realmente boa. A largura da Step Up costuma ser um pouco mais estreita do que a pranchinha comum, cerca de 1/8 mais estreita, porque isso vai lhe dar mais controle em ondas maiores e mais fortes.

Em boas ondas a idéia não é gerar velocidade e ficar muito solto. Nesse caso, a onda já fornece todo o “power” que você precisa, então, o objetivo passa a ser controlar essa energia e velocidade da melhor maneira possível. Por esse motivo, a rabeta das Step Ups são um pouco mais estreitas e muitas delas se utilizam da rabeta round para dar mais controle. O bico costuma ser um pouco mais estreito e o Rocker um pouco mais acentuado para “encaixar” melhor nas paredes íngremes de ondas maiores e mais cavadas.

As Step Ups então são iguais as mini-guns?

Não, de jeito nenhum. Na verdade as Step Ups estão no meio do caminho entre uma pranchinha e uma mini-gun. Como foi ressaltado anteriormente, as Step Ups são adequadas para ondas de 5 a 8 pés aproximadamente, enquanto que as min-guns fazem sentido em ondas acima de 7 ou 8 pés.

Fitzgibbons em Fiji

E em relação às quilhas, muda alguma coisa?

Pode mudar, fica a critério do surfista. O posicionamento das quilhas na prancha não costuma mudar, mas pode ser uma boa idéia a utilização de quilhas mais rígidas (muitas vezes com reforço de carbono), como a tecnologia techflex da Futures ou a PC carbono da FCSII ou a Carbon Stealth da Shaper Fins.

Quilhas um pouco maiores e com mais contato/hold, também podem ser uma boa idéia, uma vez que vão dar mais controle e deixar a prancha um pouco mais presa. 

E o que temos de Step Up no comSurf?

A Al Merrick tem um modelo especialmente para este tipo de prancha, chamado "Happy Traveler". Mas muitos Pros utilizam a Happy, também da Al Merrick algumas polegadas maiores que o normal para esta mesma finalidade. A Rusty tem uma step up muito utilizada por Caio Ibelli no Havaí, chamada New Traveler.

Clique nos links abaixo para conhecer melhor a parte técnica e o estoque que temos de cada uma das Step-ups:

Al Merrick Happy Traveler

Rusty New Traveler