CARRINHO ( )

Prancha de Surf - os tipos

As pranchas de Surf podem ser divididas em muitas categorias, dependendo de suas características e da finalidade de cada uma:

 

Pranchinha - é o tipo mais comum de pranchas de Surf. São as pranchas tradicionais que costumamos ver espalhadas pelas praias de todo o mundo. Normalmente são pranchas triquilhas, ou seja, possuem 3 quilhas. O tamanho costuma variar um pouco mas normalmente fica entre 5´6 e 6´5. São pranchas super ecléticas que permitem surfar diferentes tipos de ondas e possibilitam manobras progressivas. Dentro de pranchinhas, podemos dividir em algumas subcategorias, como:

  • Merrequeiras - são pranchinhas normalmente menores, mais largas e com mais borda que as pranchinhas "tradicionais". Essas pranchas possuem um volume maior, normalmente possuem menos rocker (curvatura), e tem como a principal característica ser super rápida em ondas pequenas (até 1 metro, mais ou menos). São pranchas com boa remada e podem ser usadas por surfistas experientes, assim como surfistas inciantes.
  • Prancha performance - são as pranchinhas mais comuns. São as pranchas usadas pela maioria dos surfistas, nas mais diversas condições. Ainda podem ser dividas em pranchinhas para o dia-a-dia que tem curvatura média, rabeta média e caimento de bordas médios e prancinhas para performance em ondas boas que normalmente tem um Rocker (curvatura mais acentuada), um caimento de borda maior e rabetas mais estreitas para aguentar ondas mais fortes e cavadas.
  • Step-up - são pranchinhas para ondas um pouco maiores, normalmente para ondas entre 1,5m a 3 metros. Essas pranchinhas são usadas quando tem altas ondas ou para surf trips em locais com ondas boas e fortes como Havaí, Indonésia, Mexico, etc.. São pranchas acima de 6 pés, com bastante curvatura (Rocker) e rabeta mais estreita para segurar as bombas. Ainda não são guns ou semi-guns que são pranchas para ondas ainda maiores.

Fish - as fishs são pranchas biquilhas, ou seja, com apenas 2 quilhas, com rabeta swallow bem pronunciada, em forma de rabo de peixe, dai vem o nome. São pranchas extremamente rápidas que vão muito bem em ondas pequenas mas muitos surfistas gostam de usar em ondas rápidas e tubulares também pela velocidade e feeling que elas proporcionam. Existem pranchas fish bem pequenas que são rápidas e ágeis para ondas pequenas, mas também existem pranchas fish de até 7 pés para ondas maiores. A maioria delas fica entre 5´8 e 6´4.

Funboards - são pranchas com bastante remada e volume para surfistas iniciantes ou para quem curte um surf menos radical mas com bastante conforto e facilidade. Normalmente são pranchas com o bico arredondado entre 6´8 e 8 pés e funcionam em diversas condições de ondas. Um outro tipo de prancha, muito parecido as funboards mas com o bico mais pontudo e algumas características que fazem ela ter uma performance superior, sem perder as características de conforto e remada, são as Evolution. Esse tipo de prancha é o preferido por surfistas mais pesados ou inciantes buscando uma evolução para começar a dar as primeiras manobras.

Longboard - ou pranchões - são pranchas acima de 9 pés que tem como característica seu bico arredondado. Elas são divididas em Longboards clássico que tem mais volume, uma rabeta mais larga e menos curvatura que são ideais para manobras clássicas como "andar na prancha" para fazer o hang five (um pé no bico) ou hang ten ( os dois pés no bico). Há também os longboards performance que são pranchões que permitem manobras mais radicais, como batidas e rasgadas, e portanto tem normalmente menos borda e um pouco mais de curvas, além de contar com 3 quilhas: 1 central e 2 estabilizadores, que vão dar mais segurança em ondas mais fortes.

Gun ou Semi-guns - são pranchas para ondas grandes. As Guns são pranchas com bico fino e rabetas Pin tail que são finas e pontudas também para possibilitar controle em ondas imensas. Costumam ter tamanhos acima dos 8 pés e bastante volume para encarar o volume das ondas grandes. As semi-guns são pranchas um pouco menores normalmente acima de 6´8 até 8 pés e tem algumas características das guns e outras das pranchinhas step-up. A rabeta não é tão pontuda, muitas vezes pode ser round e são ideais para ondas grandes mas não imensas (8 a 15 pés).