Qual a prancha de surf do Filipe Toledo?

Filipe Toledo (filipinho) usa pranchas Sharpeye, fabricadas por Marcio Zouvi. Dentro dos modelos de pranchas da Sharpeye, filipinho gosta muito dos modelos: Sharpeye - #77, Sharpeye Inferno FT, Sharpeye HT2 e Sharpeye HT 2.5. Os tamanhos variam entre 5´9 (para ondas do dia a dia) até 6´6 para Sunset e Margaret River nos dias grandes.

Um surfista profissional de ponta no WCT usa até 100 pranchas em um ano, de diversos tamanhos, modelos e medidas. Então, não existe a prancha mágica que Filipinho usa em todas as condições. Filipe Toledo, assim como os outros atletas, se adaptam e escolhe a sua prancha observando o tipo de onda e as condições específica do pico no dia da competição.

Abaixo destrinchamos um pouco mais os modelos de prancha que filipinho usa nas mais diversas condições de ondas.

Qual modelo de Prancha de filipinho para ondas boas?

Filipe Toledo usa muito o modelo Sharpeye #77 para as etapas do WCT com ondas boas e fortes, como Sunset, Pipeline, Margaret River, Jbay, e até El Salvador e Saquarema quando as ondas estão mais fortes. Agora, quando o bicho realmente pega e as ondas ficam super power, Filipinho usa o modelo Sharpeye #77+ que é uma step-up do modelo #77, com mais rocker e rabeta ainda mais estreita, e foi projetada para ser usada algumas polegadas maior.

Filipinho com sua Sharpeye #77 rasgando forte em Margaret River

Filipinho ganhou Jbay surfando com a Sharpeye #77 em 2021 e 2023, e também, em 2017 quando ele tirou um 10 dando dois aéreos incríveis em uma onda histórica em Jbay que entrou para a história e até hoje é considerada, por muitos, como a onda mais espetacular surfada em Jeffreys Bay. Veja abaixo essa onda e algumas outras da incrível trajetória de filipinho em Jbay em 2017:

A nota 10 está a partir do 0:46 do vídeo acima

E para ondas normais que prancha Filipe Toledo usa?

Para as ondas mais fracas do WCT, que na verdade, para nossa realidade aqui do Brasil são ondas médias, relativamente boas, filipinho usa alguns modelos diferentes. São modelos que tem menos curvatura de bico e rabeta, mais concave e um pouco mais de área que a #77. Essas características deixam essas pranchas mais rápidas e soltas para voar em sessões mais fracas das ondas. Essas pranchinhas são: Sharpeye HT2, Sharpeye HT2.5, Sharpeye Inferno 72 e Sharpeye Inferno FT.

Saiba mais sobre cada uma dessas pranchas nos botões abaixo:

Filipinho voando com sua Inferno FT em uma onda bem "normal" na Austrália

E para as finais em Trestles que prancha filipinho usa?

Na grande final do WCT de 2022 em Trestles Filipe Toledo usou usou o modelo Sharpeye Inferno FT para ser campeão mundial pela primeira vez, vencendo Italo Ferreira na final. Essa prancha é uma evolução da Inferno 72 que filipinho usou bastante em ondas não muito boas, nem muito cavadas. Apesar de ter as principais características, como fundo, rocker, borda, etc., da Inferno 72, a Inferno FT é uma pranchinha muito diferente das pranchinhas usadas pelos atletas na final. Isso porque ela foi feita para ser usada exclusivamente como quadriquilha, algo super raro no WCT, e como se isso já não fosse o suficiente, a Inferno FT usada nas finais em Trestles foi construída em um material incrível e super inovador: fibra de carbono. No próximo tópico explicaremos mais a fundo.

Final em Trestles em 2022

Uma prancha revolucionária nos pés de Filipinho para vencer o primeiro título mundial:

Nas finais em Trestles em 2022, Filipe Toledo consagrou-se campeão mundial de Surf. Além da conquista e performances históricas, essa final ficou marcada por uma particularidade única: a prancha utilizada por Filipinho era muito diferente das utilizadas por seus concorrentes em Trestles, e também, muito diferente das pranchas utilizadas pelos atletas nas outras etapas.

Essa prancha histórica é a Inferno FT. Ela tem 2 características que a tornam únicas: é quadriquilha e foi construída com revestimento em fibra de Carbono!

 Em 2023 nenhum outro surfista sequer usou uma quadriquilha para competir, e há muitos anos nenhum surfista compete com essa configuração de quilhas. O último que eu me lembro foi Kelly Slater há muitos anos e ele utilizava quadriquilhas para ondas fortes e tubulares, como Teahupoo e Fiji, muito diferente das condições encontradas em Trestles.

A construção da Inferno FT utilizada em Trestles também é muito particular. Ela se chama Dark arts e tem o bloco em EPS ( como as pranchas de epóxi costumam ter) mas é revestida inteiramente por fibra de carbono, deixando ela mais resistente, leve e com uma flexibilidade totalmente diferente das pranchas feitas em PU e também das pranchas feitas em EPS + Epoxi. É a primeira vez na história que um surfista ganha uma etapa (e também o título mundial) com uma prancha com esse tipo de construção.

Para vencer o segundo título mundial em 2023 Filipinho optou por outro modelo:

Apesar de ser no mesmo local das outras 2 finais que participou em Trestles, em 2023 filipinho acabou optando por um outro modelo da Sharpeye, a #77. Filipe Toledo vinha treinando com a Inferno FT e HT2.5 nos dias que antecederam o campeonato, mas como no dia da final do mar deu uma subidinha, filipinho acabou por optar pela Sharpeye #77 para competir a grande final do ano.

Filipinho comemorando o segundo título mundial com sua Sharpeye #77

E para a piscina de ondas do Surf Ranch (rancho do Kelly Slater) que prancha Filipe Toledo usa?

Para surfar a piscina de ondas mais famosa do mundo (Surf ranch), filipinho também tem usada a Sharpeye Inferno FT que é a mesma pranchinha que o ajudou a levar o título mundial na final em Trestles. Por ser em água doce que flutua um pouco menos, a construção em EPS + carbono ajuda muito na flutuação e a manter a prancha mais viva. Por outro lado, o fato da Inferno FT ser uma quadriquilha, ajuda muito na geração de velocidade e fluidez que são super necessários para uma alta performance na “piscina do Slater”.

Filipinho com sua Inferno FT quadriquilha e construção de carbono durante o Surf Ranch Pro - 2023