Recentemente a revista Stab conversou com diversos shapers/ fábricas do mundo inteiro para entender um pouco quais são os modelos mais vendidos entre as principais marcas de prancha de surf do mercado.

As pranchas de Surf mais vendidas de cada marca, não necessariamente são as melhores pranchas para você, mesmo porque não existe uma prancha de Surf que funcione bem para surfistas em todos os níveis de Surf e em todos os tipos de ondas que existem por aí. Cada modelo tem seu público e propósito.

Entretanto, conhecendo os modelos que tem funcionado para um público amplo, o ponto forte de cada marca, o Shaper responsável por ela e o que ele pensa a respeito do mercado, podem servir de subsídio ou lhe ajudar a escolher sua próxima prancha!

Abaixo você vai encontrar os modelos mais vendidos das principais marcas do mercado, uma conversa entre Stab e cada shaper, assim como nossos comentários (comSurf) a respeito de cada modelo e seu desempenho de vendas no comSurf.

Modelos mais vendidos das principais marcas do mercado:

Lost:

Prancha de surf mais vendida:  Round Nose Fish ‘96

Segunda prancha mais vendida: Driver 3.0

Palavra do Shaper Matt Biolos:

Matt Biolos foi bastante direto ao responder sobre as pranchas mais vendidas da Lost: “RNF96 e Driver são definitivamente as nossas pranchas mais vendidas no mundo. Embora, uma coisa sobre nossa marca é que temos uma gama enorme de modelos, diferente de marcas como Sharpeye e Pyzel. A Lost é mais diversa, nós sempre tivemos envolvidos com o surf competitivo, mas sempre amei pranchas alternativas, híbridas e divertidas, e também, arte, com pinturas, tintas de resina e coisas do tipo. Não temos apenas um modelo que dirija inteiramente nosso negócio, vendemos bem mais de 25 modelos diferentes.”

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos:

A RNF96 é uma biquilha com algumas características de Fish, mas com uma pegada moderna. É uma pranchinha que agrada aos prós e também os surfistas comuns para qualquer tipo de onda. Você encontra filmes do Yago Dora, Kolohe, Lucas Silveira, Andy Irons, Michael Rodrigues, Colpainto, Mason Ho, Coco Ho e até Gabriel Medina detonando com essa prancha, além de muitos outros. Veja aqui todas as imagens desses atletas se divertindo com a RNF96.

A Lost RNF96 é uma pranchinha histórica e icônica que revolucionou o Surf no começo dos anos 90 e virou filme em 1996, e agora virou uma série de 6 episódios, (saiba mais aqui). Aqui no comSurf também é a prancha mais vendida e nunca tivemos um feedback negativo sobre ela.

A Driver é uma pranchinha para alta performance em ondas boas. Precisa ter um pouco de tamanho, acima de meio metro, e um pouco de força para essa prancha funcionar bem, mas quando tem altas ondas, a Driver3.0 talvez seja a melhor prancha que existe. Muito utilizada no WCT, essa prancha também está entre as mais vendidas aqui no comSurf. Fica em 3 lugar, perdendo apenas para a Subdriver 2.0 porque ela se adapta melhor as condições do dia-a-dia do Brasil.

Al Merrick (Channel Island):

Prancha de surf mais vendida: Happy Everyday

Segunda prancha mais vendida: Two Happy/CI Mid/Og Flyer

Palavra do Shaper Britt Merrick e Scott Anderson:

Nós olhamos para cada região que vendemos e fica claro que as pranchas que vendem mais se adaptam os tipos de onda e clientes de cada área. A Al Merrick Happy Every day é um sucesso global e fica com a liderança em quase todas as regiões.

A segunda colocada na Austrália é a OGflyer, enquanto no Japão é a Neck Beard3 que não entrou na lista dos outros países. Nos EUA a Two Happy fica em segundo, enquanto a CI Mid fica em 3 na maioria dos lugares e em 1 na Europa!

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos: Happy Every Day e Two Happy, CI Mid e OG flyer:

A Happy Every Day foi a prancha mais vendida, e faz muito sentido, uma vez que é uma pranchinha desenvolvida para performar bem nas ondas do dia a dia. Dessa maneira, ela fez muito sucesso em lugares como: EUA, Japão, Austrália, Brasil e até em Bali. No comSurf foi a pranchinha mais vendida também, seguida de perto pela OG Flyer.

As segunda colocadas empatadas (CI Mid, OG flyer e Two Happy) são pranchinhas com propósitos diferentes. A Og Flyer é um sucesso de vendas há muitos anos e tem o propósito muito parecido ao da Happy Everyday – boa para ondas do dia-a-dia-. Provavelmente muitos fãs da Og Flyer acabaram migrando para a Happy Everyday.

A Al Merrick Two Happy já é uma pranchinha para alta performance em ondas com alguma força e mais cavadas. Ela vende bem também aqui no comSurf para clientes que buscam um prancha para manobras fortes do crítico da onda e também para tubos.

A Al Merrick Ci Mid, embora não esteja entre as Al Merricks mais vendidas aqui no comSurf, surpreendeu muito positivamente nas vendas. Ela é uma prancha Mid lenght, isso é, uma prancha maior que as pranchinhas comuns, mas com características de performance dessas pranchinhas. Historicamente não é um tipo de prancha que vende bem no Brasil – talvez porque não temos muitos point breaks – onde essas pranchas se sobressaem nas manobras alongadas. Entretanto, a CI Mid tem um bom volume de vendas, e vendemos mais CI Mid ano passado que qualquer outro modelo de mid length somado nos últimos 5 anos.

Pyzel:

Prancha de surf mais vendida: Ghost

Segunda prancha mais vendida: Phantom

Palavra do Shaper Jon Pyzel:

“As nossas pranchas são muito associadas aos surfistas profissionais e principalmente ao John John Florence que tem usado Ghosts em praticamente todas as condições. A Ghost tem sido nosso modelo mais vendido nos últimos 5 anos, desde que começamos a produzi-la”

Ela cativa a curiosidade de todos. Para um surfista de alta performance, ela funciona melhor em ondas grandes. Mas é interessante, que para surfistas piores, versões mais largas e grossas parecem funcionar bem em ondas mais normais. E ainda tem os surfistas que levam as Ghosts em surf trips pelo mundo para surfar ondas boas.

A Phantom é uma pranchinha step down (para ondas mais fracas) que é derivada da Ghost e que Jon Pyzel revela que nunca faz muita propaganda. “É uma pranchinha muito amigável que vende sozinha”. Acho que as pessoas não veem muito ela nas mídias sociais mas quando vão a uma loja elas tem aquela sensação que ela vai funcionar bem”.

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos: Ghost e Phantom:

Como a Pyzel Ghost é uma pranchinha para ondas boas e fortes, nós costumamos vende-la aqui no comSurf para surfistas que estão com viagens marcadas para o Havaí, Indonésia ou outro lugar que tenha altas ondas. Muitos surfistas compram a Ghost como step-up, ou seja, para usar aqui no Brasil quando o mar está grande e forte.

A Phantom nós vendemos super bem também e ela funciona muito bem em ondas fracas e do dia a dia aqui no Brasil. Um outro modelo que Jon Pyzel não menciona mas vendemos super bem (tanto quanto Ghost e Phantom) é a Shadow. A Shadow fica no meio do caminho entre uma Ghost (mais presa) e uma Phantom (super solta), ou seja, é uma prancha ainda mais eclética e que funciona em quase todas as condições aqui no Brasil.

Vale a pena mencionar que o novo modelo Pyzel - Red Tiger, lançado no mês passado, tem atraído muita atenção e interesse dos nossos clientes. Acreditamos que esse ano ela vai estar entre as mais vendidas da marca.

HS (Hayden Shapes):

Prancha de surf mais vendida: Hypto Krypto (ainda!!)

Segunda prancha mais vendida: Holy Grail 

Palavra do Shaper Hayden Cox:

Hayden Cox começa falando um pouco sobre o mercado: “ O que é legal no mercado de hoje é que ele está aberto para todo tipo de criatividade no que diz respeito a pranchas de surf. O Surfista está comprando o que ele tem vontade, não tem mais aquele preconceito do que você deveria estar comprando. Isso permite que os sufistas encontrem momentos especiais em seus Surf”.

Mas no que diz respeito a sua marca, nada de novo! A icônica HS - Hypto Krypto ainda é o modelo mais vendido da marca. “Nós nem forçamos mais nada, a Hypto vende por si só. É um selo de qualidade entre as lojas. Alguns dos nossos atletas voltaram a usar essa prancha recentemente e se apaixonaram novamente.

Além da Holy Grail que fica com um segundo honroso, Hayden disse que a maioria do time da HS usa pranchas feitas em PU e que eles vendem bem também a White Noiz, Black Noiz e Untitled, embora nenhuma delas se destaque das outras em termos de numero de vendas, elas são responsáveis pela maioria das vendas da HS.

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos: Hypto Krypto e Holy Grail:

A Prancha de surf HS Hypto Krypto dispensa explicações, talvez seja o modelo mais eclético que exista. Vai bem na merreca e segura a onda quando está grande. Tem excelente remada e agrada a praticamente todos os surfistas. É também o modelo mais caro que vendemos no comSurf, por serem importadas, e apesar disso, vendem muito bem.

A Holy Grail é uma versão mais arisca da Hypto e quando fazia-se importação desse modelo, ela chegou a vender bem aqui no comSurf, sem nunca superar a Hypto. Atualmente os importadores oficiais da HS trazem apenas Hypto Krypto nas importações.

Sharpeye:

Prancha de surf mais vendida: Inferno 72

Segunda prancha mais vendida: #77 ou Inferno FT

Palavra do Shaper Marcio Zouvi:

A Sharpeye é a fabricante do atual campeão do mundo (Filipe Toledo) e tem recebido destaque com Jack Robinson, Kanoa Igarashi, Seth Moniz, Miguel Pupo, Johanne Defay e muitos outros atletas.

A prancha mais vendida da Sharpeye continua sendo a vencedora do Stab in the Dark feito com Taj Burrow: a Inferno 72. Ela é a evolução de muitos outros modelos anteriores, e tem sido responsável por quase metade das vendas da marca.

A Sharpeye #77 é a segunda mais vendida. “ é a nossa prancha para ondas boas, e cada atleta nosso possui pelo menos uma #77 para cada evento do tour. Nosso desafio é que não é uma prancha para a Califórnia, e somos bem transparentes sobre isso. Outra prancha que tem ido muito bem e rivalizado em vendas com a #77, é a Inferno FT, que é uma versão mais arisca da Inferno 72 com rabeta swallow e quadriquilha. É a prancha que deu o campeonato mundial para Filipinho em Trestles.

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos: Inferno72, #77 e Inferno FT

A Sharpeye Inferno 72 é uma pranchinha para boas ondas mas também funciona bem em ondas mais “normais” do dia-a-dia. É uma boa opção para alta performance para o Brasil em diferentes picos. Aqui no comSurf a Inferno FT que é a versão quadriquilha e ainda mais rápida, tem vendido ainda melhor que a 72 desde que Filipinho usou essa prancha para ser campeão mundial em Trestles no final do ano passado.

A Sharpeye #77 é mais procurada por surfistas que vão fazer uma trip internacional, e por isso, acaba tendo um desempenho inferior as outras 2 pranchas aqui no comSurf. Os feedbacks são bons mas para ondas do dia-a-dia, ela não funciona tão bem porque é mais “presa”.

Tokoro:

Prancha de surf mais vendida: 4VC

Segunda prancha mais vendida: 5+

Palavra do Shaper Wade Tokoro:

Wade Tokoro é reconhecido internacionalmente, inclusive entre os melhores surfistas do mundo, como um shaper super confiável para ondas grandes e fortes como do Havaí. Kelly Slater e Gabriel Medina são 2 surfistas que confiam muito em Tokoro e utilizam suas pranchas no North Shore havaiano.

Fica fácil prever que tipo de prancha é a mais vendida por Tokoro: uma prancha que funciona bem em ondas com power, tamanho e que segura alguns bumps. Essa prancha é a 4VC. Você encontra esse modelo nos pés dos melhores surfistas do mundo na temporada Havaiana.

Gary Tokoro (irmão do Wade) foi bem direto sobre a prancha mais vendida da Tokoro: a “4VC é sem duvidas a mais vendida, e quase que exclusivamente em PU. A 5+ é a nossa pranchinha de performance usada muito por nossos atletas fora do Havaí, e também fabricamos ela praticamente somente em PU.

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos: 4VC e 5+

Obviamente a Tokoro 4VC não é a prancha ideal para o Brasil, entretanto, podemos garantir que é a prancha mais vendida entre os surfistas que vão viajar para o Northshore. A Tokoro 5+ é a pranchinha mais vendida no Brasil e funciona muito bem nas ondas daqui para quem tem um surf bom e curte uma prancha de alta performance.

DHD:

Prancha de surf mais vendida: DNA/ Utopia

Segunda prancha mais vendida: Sweet Spot

Palavra do Shaper Darren Handley:

“Nós vendemos muito a DNA com tamanhos que variam de 5´7 a 6´1 e tem sido a grande campeã de vendas por muito tempo, até que Mick Fanning lançou a Utopia, que acabou superando a DNA. O que notamos é que no final do ano a Sweet Spot começou a vender bem por ser uma prancha para surftrips. As fronteiras estão abertas (pós-covid) e muitos surfistas estão procurando suas step-ups para as trips.

Análise do comSurf sobre os modelos mais vendidos: DNA e Sweet Spot

Aqui no comSurf a DHD- 3DV sempre foi a prancha mais vendida, seguida pela DNA. Entretanto, desde o lançamento da Utopia, esse modelo ultrapassou todas as outras e assumiu a liderança, deixando a 3DV com a segunda colocação é a DNA em 3º lugar. A DHD- Sweet Spot desde a sua primeira versão vende esporadicamente para aqueles clientes que querem uma prancha boa para ondas perfeitas (normalmente com passagem comprada para a Indonésia).