Surf e o aumento do dolar

Aloha galera,

Como todo mundo deve estar acompanhando, o aumento do dólar em relação ao real tem impactado muito na economia, no último ano. Há exato 1 ano, 1 dólar custava 2,4 reais. Chegou a bater R$ 4,14 (mais de 70% de aumento) e agora está perto dos R$3,84 (cerca de 60% de aumento) em relação a 12 meses atrás.

Mas o que diabos isso tem a ver com o Surf?

Infelizmente isso tem muito a ver com praticamente qualquer produto a venda no Brasil, e mais ainda entre aqueles que tenham matéria-prima importada ou sejam inteiramente fabricados em outro pais. Como vocês devem ter reparado, infelizmente, muitos produtos tem aumentado de preço no comSurf nos últimos meses.

São produtos que são importados, tem matéria prima importada ou que pagam Royalties em dólar a empresas gringas. O preço para nós (lojistas) fica mais caro, e precisamos repassar isso aos consumidores.

E esses aumentos vão continuar por muito tempo?

Difícil dizer. Não há consenso entre os economistas, alguns acreditam que o dólar deve chegar aos 5 reais, outros acham que deve ficar próximo ao patamar atual. Mas uma coisa é certa: muitos fabricantes ainda não repassaram o aumento total do dólar aos preços porque ainda tem estoques comprados com o dólar antigo. Dessa maneira, no curto prazo, com certeza muitos produtos vão aumentar os seus preços.

Que produtos do comSurf sofrem mais com o dólar alto?

Dentro do nosso portfólio de produtos, diversos são 100% importados, e portanto, vem sofrendo e ainda vão sofrer os piores aumentos, entre eles: quilhas FCS, deck e leashs Dakine, decks Creatures e Gorlilla, roupas de borracha Rip Curl, SUP inflável Brazzos e Moana, etc..

Alguns desses produtos já sofreram um aumento de preço, assim como algumas marcas de prancha de Surf também. Já fomos sinalizados que haverá novos aumentos, então, quem puder comprar agora pode fazer um bom negócio.