Abaixo tem uma avaliação muito legal sobre a prancha Rusty The Keg que é um modelo que gostamos muito também aqui no comSurf. O texto foi traduzido do site da Surfline e a avaliação foi feita por Lincoln Eather que faz essas avaliações há mais de 10 anos. Vale a pena ler porque tem bons insights sobre essa pranchinha incrível!

“Melhor prancha de alta performance para qualquer tipo de onda que eu já surfei”  Lincoln Eather, Surfline


Avaliação Rusty - The Keg

Veredito final:

“A The Keg é a melhor prancha para performance que eu já surfei na vida. Muita responsabilidade, eu sei, mas ela realmente é tão boa assim. Ela é facilmente a prancha usada por um “Pro” mais adequada para um surfista normal que existe.”

“A maioria dos modelos de pranchinhas feitas para surfistas profissionais que eu já usei, requerem muito mais esforço para se acostumar. The Keg tem um balanço perfeito entre volume e facilidade de se fazer as manobras. Ela vai bem em qualquer onda. O lado ruim é que você vai ficar viciado nela e vai esquecer as outras pranchinhas de seu quiver. Eu definitivamente recomendo muito!”

 “Se você for um surfista super leve, magro e com preparo físico incrível, pode ser que ela não funcione assim tão bem. Entretanto, para alguém como eu, que tem alguns quilinhos a mais, ela é perfeita! E se você é o tipo de surfista que surfa apenas de pranchinha e não está pronto para usar biquilhas, midlengths, etc, The Keg é uma pranchinha que vai permitir você cobrir uma ampla gama de condições a ainda adorar o seu surf”

Avaliação The Keg: Maiores insights sobre o teste e quem a testou!

Lincoln Eather avalia pranchas e produtos relacionados ao Surf há mais de 10 anos, e recentemente tem feito isso para a Surfline. Ele deixa claro que não recebe nada das marcas para a avaliação e faz a avaliação de forma totalmente imparcial. Ele testou uma Rusty The Keg 5´10 x 19,5 x 2,5 com 30,5l com 3 quilhas diferentes: FCSII MF, DHD e Mayhem. Testou essa prancha em Coolongata (Australia) e pegou 108 ondas em 18 sessões! Abaixoum pouco mais do que ele achou dessa prancha:

Em uma palavra: WOW! Ela tem velocidade, fluidez e power. Se você estiver procurando uma pranchas para alcançar os critério da WSL, The Keg vai pontuar no “excelente range” todas as vezes. Demorou uma sessão ou 2 para eu me acostumar com ela porque a minha prancha do dia a dia é mais estreita e tem rabeta swallow, então essa rabeta mais larga e um pouco arredonda me pareceu um pouco dura no começo. Eu tive que pisar firme e usar um pouco as bordas nas manobras do que eu costumo fazer normalmente. 

Depois desse ajuste, entretanto, a prancha parecia voar assim que eu ficava em pé nela. Desgarrava na parte crítica da onda quando eu batia com força. Super boa para grandes rasgadas e bastante rápida para me ajudar a passar sessões difíceis da onda. Muito Drive e a transição das cavadas para as manobras foram feitas com velocidade e bastante harmonia, considerando as minhas habilidades de surfista “comum”.
Aereos? Não tenho a menor ideia! Assim como Wade Carmichael, eu vou para os ares tanto quanto um pinguim gordo!!

De maneira geral, as melhores condições para a The Keg são de meio metrinho até 1,5 metros. Acima disso, ela fica um pouco instável.

Sobre as Quilhas testadas:

Eu testei 3 diferentes quilhas para essa prancha: Performance Core DHD, Performance Core MF e Performance Core + Air core Mayhem que foi a que eu mais gostei. Olhando as quilhas, elas não são super diferentes entre si, mas a Mayhem vem com um material diferente (Performance Core + Air Core) que a deixa mais leve que as outras (Performance Core).

A Mayhem deu a prancha um pouco mais de vivacidade. Sentia um pouco mais de velocidade e respostas mais rápidas. Mas quilha é algo pessoal, eu poderia ver facilmente um surfista preferindo usar a MF ou mesmo uma quilha Al Merrick. Achei a MF um pouco dura e a DHD rápida mas um pouco menos “assentada” quando comparada a Mayhem. Entretanto, um amigo meu que usou bastante a prancha preferiu a DHD. Então, faça sua própria pesquisa e encontre a quilha que funcione melhor para você.