Aprender a Surfar

Aprender a surfar não é tarefa fácil! O surf é mais que um esporte, tem sua própria cultura e terminologia, além de ser um esporte que exige muita dedicação e força de vontade para aprender. Sabendo disso, o ComSurf montou esse guia com as principais dúvidas de nossos clientes que estão começando a surfar.

Aproveite as dicas abaixo, e caso sua dúvida não esteja entre essas perguntas , não deixe de nos procurar, teremos o maior prazer em trocar essa idéia com você!

Como aprender a Surfar e quanto tempo demora

O que fazer para aprender a surfar?

Para aprender a surfar deve-se seguir alguns passos:

1. Saber nadar para que você não passe nenhum apuro e fique tranquilo no caso de um caldo.

2. Nas primeiras tentativas recomendamos você procure uma escolinha de Surf para receber algumas dicas valiosas de como remar, como dropar uma onda, como reconhecer uma boa onda, etc.. Veja algumas escolas de Surf aqui.

3. Assim que você já tiver uma noção, vale a pena comprar o equipamento completo para que você possa surfar sozinho também. O equipamento vai consistir em: prancha de surf, quilhas, deck, leash e parafina. Acesse o site mais completo de pranchas e equipamentos do Brasil aqui.

4. Para ajudar na evolução vale a pena um preparo físico um pouco mais específico. Os surfistas gostam dos seguintes exercícios para ajudar no surf: natação, funcional, yoga, Pilates.

Medina treinamento surf

5. Para evoluir na postura em cima da prancha, é interessante sempre se ver surfando, seja através de fotos, ou melhor ainda, por vídeos. A prática de Surf-skate também é muito útil para melhorar os movimentos quando estiver surfando. Veja aqui algumas opções de surfskate.

6. Surfar o máximo que puder. Com certeza essa é a dica que mais vai lhe ajudar a ter confiança no mar e em evoluir no esporte.

É possível aprender a surfar sozinho?

Sim, é possível. Até os anos 2000 essa era a maneira que todos os surfistas aprendiam a surfar. Amigos que surfam sempre dão boas dicas e a observação de outros surfistas melhores ajudam muito na evolução. Entretanto, caso você queira uma evolução mais rápida, o ideal é você fazer algumas aulas com professores especializados que vão passar uma série de boas dicas para lhe ajudar a pegar as ondas.

Quanto tempo você levou para aprender a surfar?

É possível na primeira aula ou tentativa já ficar em pé, desde que seja uma prancha grande e com flutuação. Isso não quer dizer que você já saiba surfar. Para correr a parede da onda, demora um pouco mais de tempo, a partir de uns 2 meses, desde que você esteja surfando pelo menos 2 vezes na semana. Para começar a manobrar, ai vão pelo menos uns 6 meses de muita dedicação.

Lembre-se quanto mais tempo você passar na água, mais rápido será sua evolução. Preparo físico bom é fundamental para agilizar o aprendizado, assim como ver fotos e vídeos para entender o que você faz e o que poderia melhorar.

Crianças costumam ter mais facilidade e aprendem bem mais rápido do que adultos.

Bebê surfando

Quantas aulas de surf?

O número de aulas de Surf para aprender a surfar depende do objetivo de cada um. Se você quiser apenas ter uma base, acredito que umas 6 aulas sejam o suficiente para ter uma boa noção do que fazer.

Como o surf é um esporte super difícil e a evolução é um pouco lenta, as aulas de Surf sempre são uma boa ideia e vão lhe ajudar muito, mesmo depois que você já consiga pegar ondas. Entretanto, é importante também, depois de algumas aulas ir “desmamando”, ou seja, surfar um pouco por conta própria porque somente assim você vai ganhar confiança e consciência de uma série de coisas que um professor acaba fazendo para você durante as aulas.

Onde aprender a surfar no Brasil?

O Brasil tem um dos maiores litorais do mundo e por sorte temos boas ondas de norte a sul do nosso país. Para aprender a surfar, o ideal é procurar praias que tenham ondas mais suaves, ou seja, que não quebrem muito rapidamente. São inúmeras as praias com esse tipo de onda, e uma boa dica é procurar por praias onde há escolas de Surf porque as escolas selecionam esse tipo de praia para facilitar o aprendizado de seus clientes.

Evite praias muito cheias de banhistas e surfistas em um primeiro momento porque o crowd além de lhe inibir, vai atrapalhar no número de ondas que você vai surfar e isso vai frear seu aprendizado.