Nias - indonésia

Quem nunca viu uma foto incrível com um baita de um tubão esverdeado e uma floresta de coqueiros atrás, deixando a paisagem com um toque extra de “surrealidade”?  Pois é, Nias é considerada por muitos umas das melhores direitas do mundo, super constante e aguenta swell enormes. Mas aí a brincadeira fica para poucos porque a onda fica incrivelmente pesada.

Nias é uma ilha que fica no norte da Sumatra e a onda que todos surfam é o “point”, “Soraki” ou simplesmente Nias. Foi descoberta por Australianos em 1975, e após o terremoto –e Tsunami- de 2005 seu fundo foi modificado e muitos alegam que ficou ainda melhor, quebrando com mais frequência e o tubo ficou um pouco mais longo.

Não sei se vale me alongar muito aqui sobre como funciona a onda, uma vez que possivelmente você já deve ter visto relatos ou amigos que lhe contaram os detalhes dessa onda mágica. Mas em todo caso, farei um simples relato pessoal de como vejo a onda de Nias.

A remada para o outside é ridícula porque você anda pelo reef até uma espécie de canal lá no outside. Pula desse local e rema no outside (por trás da onda) sem precisar furar nenhuma onda. A boa educação e etiqueta do local pede que apesar de você chegar pelo outside diretamente no pico, reme até o final da fila e espere a sua vez de pegar a onda.

A onda fica particularmente boa acima dos 4 pés (1 metrão), é ai que o tubo começa a rolar de verdade. Pode parecer fácil, mas o drop é relativamente complicado e você deve fazer uma cavada bem rápida com muita projeção jogando a prancha lá para cima da parede bem para frente. Nas primeiras tentativas é comum perder o tubo e a onda devido a uma cavada lenta ou um drop muito deep.

Não que você deva dropar no rabinho da onda, pelo contrário, mas drope com “sangue nos olhos” e seja rápido na cavada. Você pode pegar o tubo da sua vida! A parte boa da onda é justamente essa parte que pode gerar um tubo bem profundo e forte de até 9 segundos, depois disso a onda fica bem gorda e permite algumas manobras de borda.

Nias é uma onda com bastante power, bem maçuda, por isso seu tubo impressiona muito. A vaca é forte mas o lado bom é que por quebrar em águas relativamente profundas (principalmente na parte do tubo), dificilmente você vai se cortar nos corais do fundo. O maior cuidado fica, portanto, na caminhada pré e pós surf em cima dos corais.

Nias quando está bom fica bastante crowd porque muitos surfistas saem de outras ilhas e picos da Indonésia para Surfar por lá. Quando está pequeno a onda não chega a ser de excelente qualidade, fica meio gorda e muitas vezes não propícia paredes íngremes para manobras radicais. Uma boa ideia é fazer um search em outros picos da ilha, como por exemplo Rockstar.

Rockstar é uma onda completamente diferente de Nias. Quebra sobre um coral bem raso e colorido em um local lindíssimo. A onda é uma direita meio curta, mas muito em pé, que possibilita ataques verticais e 3 a 4 manobras. Pouco crowd, é uma boa opção para os dias de ondas menores. Outra boa opção é pegar um barco e ir até a as Hinako Islands onde quebram Bawa (direita) e Asu para esquerda. São ondas bem massudas e estão sempre um pouco maiores do que Nias.

Indo- Surfboards- Guia de pranchas

Não deixe de montar o seu quiver para a Indonésia no comSurf. Na compra de 2 ou mais pranchas você ganha a capa reflexiva para sua trip, conheça mais sobre a Promoção Indo 2017. Vamos aprofundar as informações sobre pranchas e quiver nos próximos posts, mas para ajudar desde já, montamos um guia de pranchas que vai lhe dar um norte de que modelos escolher para sua trip. Veja abaixo e não deixe de nos perguntar se tiver qualquer dúvida.

 Condição do Mar  Modelos Recomendados
Ondas fracas indonésia (até 1 metro) Observação: muitos surfistas gostam de usar pranchas alternativas também na indonésia quando o mar não está muito grande, como: fishs, pranchas mais largas como a Dwart e Weirdo ripper.

 Rusty Neil Diamond  Rusty Panda  Rusty Smoothie DHD Skeleton Key DHD Jbay Lost V3 Rocket Al Merrick Sampler JS Blak Box II

Ondas Boas Indonésia (de 4 a 6 pés) Observação: esse é o tamanho de onda ideal para a maioria dos surfistas que vão a indonésia. Normalmente, as pranchinhas performance, mais estreitas e finas são as mais recomendadas. Mas elas não podem prejudicar a sua remada e por isso podem ser um pouco maiores que sua prancha do dia-a-dia no Brasil, e um pouco mais presas para aguentar o trilho da onda da Indonésia.  Rusty Enough Said  Rusty Yes Thanks  Rusty Model 8  DHD Skeleton Key II- round  DHD DX1- JF  Al Merrick Black and White  Al Merrick Fred Rubble  Al Merrick Girabbit  Al Merrick Rookie 15  Lost Pocket Rocket  Erick Arakawa Amplifire  JS Monsta 6  JS Forget me not  Black box Surfing I am your  father  Black box Surfing run forrest run
Ondas Clássicas - acima dos 6 pés

Observação: recomendamos uma prancha Step Up para essas ondas, ou seja, algumas polegadas maior que sua prancha de performance. São pranchas mais presas para encarar as cavernas líquidas.

 Rusty Slayer  Rusty Black Bird Erick Arakawa MR 200 Erick Arakawa RP Al Merrick Proton Step Up Al Merrick Semi Pro 12