Performance em ondas ruins Hoje vamos falar dos modelos de prancha - de diversos fabricantes- que entregam mais performance em ondas ruins para você curtir ao máximo as ondas do verão. Abaixo você vai encontrar nossa recomendação para essa categoria. A descrição completa de cada modelo, você encontra clicando nos modelos, e nosso objetivo nesse guia é mostrar na prática como funciona cada prancha de acordo com nossa experiência e de nossos clientes. Dessa maneira é um ranking subjetivo, mas que junto com a parte técnica pode lhe ajudar muito na escolha da sua prancha.

Parte 1 – Volumes e tecnologias das pranchas de verão Parte 2 – Modelos mais adequados para performance em ondas ruins Parte 3 – Modelos mais adequados para ondas muito fracas, quase flat! Parte 4 - Biquilhas e pranchas para um estilo mais clássico

Nessa categoria as pranchas contam com bastante volume distribuído ao longo da prancha inteira, com rocker (curvatura) quase flat, mas com um outline de pranchinha. Apesar de andarem bem em ondas de meio metrinho, elas também seguram bem em ondas de 1 metro (e alguns modelos até mais), desde que não sejam ondas muito tubulares. Podem ser usadas por surfistas de todos os níveis e pesos. Nota: surfistas avançados e leves devem procurar por pranchas pequenas. Vamos ao ranking:

1º lugar: Prancha Rusty - Dwart Too

A Dwart sempre foi a queridinha do comSurf porque é uma prancha que não tem erro e agrada a todo tipo de surfista. É a prancha mais vendida na história do comSurf – provavelmente mais de 300- e nunca houve um feedback ruim. A sua sucessora, a Dwart Too, segue a mesma linha, mas no comSurf recomendamos a Dwart too na sua versão turbo, com a tecnologia Torsion Spring. Em resumo, é uma prancha com uma remada absurda, muito rápida e incrivelmente eclética: voa na “merreca” mas faz bonito quando o mar sobe também! A tecnologia Torsion Spring ajuda a prancha a trocar de borda mais facilmente e dá uma aceleração extra na parede da onda.

2º lugar: Prancha Al Merrick - Rocket Wide

A Rocket Wide logo se tornou um sucesso de vendas e de público. Olhando rapidamente você pode achar que o estilo dela é “meio fish”, mas seria um engano absurdo. A Rocket Wide de fish não tem nada, a não ser a remada excelente. Ela deriva de uma pranchinha de performance chamada Rocket9, mas teve suas medidas e contorno alargados, para andar bem em ondas pequenas. Tem um pouco mais de caimento de borda que a Dwart e a rabeta mais larga, ficando um pouco mais arisca e ágil. Excelente escolha para mares até 1 metrão, seja no Brasil ou em point breaks perfeitos. Funciona muito bem em PU e em Spine Tek.

3º lugar: Prancha Lost - Rad Ripper

A Rad Ripper é um fenômeno. Lançada há pouco tempo, ela tem agradado praticamente todos os atletas da Lost que tem mostrado performances bizarras surfando com ela. Entre os clientes da Lost, a febre e empolgação é a mesma! É uma prancha mais solta que as 2 acima (Dwart too e Rocket Wide), e sua rabeta larga com pouca curvatura plana sobre qualquer sessão gorda da onda. Ela tem surpreendido a todos porque o propósito dela é a trazer a diversão dos anos 80 de volta em ondas pequenas, mas os prós tem gostado de surfar com ela em ondas maiores também. Ou seja, virou a prancha mágica de muitos surfistas. Por ter menos volume e flutuação que as 2 primeiras colocadas, acreditamos que funciona melhor para surfistas não muito pesados.

4º lugar: Prancha Tropical Brasil - Gostosa - EPS + Epoxi

A Gostosa é uma prancha clássica da Tropical Brasil que há anos faz a cabeça dos clientes que querem performance em ondas ruins. Não é para menos, ela tem a remada muito boa, ajudada pelo Epoxi – que recomendamos fortemente para esse modelo- um bom volume, se compararmos com as pranchinhas tradicionais, embora dessa lista ela seja uma das mais magras. Esse volume alto, mas não exagerado, juntamente com a rabeta mais estreita possibilita manobras mais verticais e “segura a onda” em dias maiores também. A alta performance em ondas pequenas colocou essa prancha na quarta posição.

5º lugar: Prancha DHD - 3DX

A 3DX é uma prancha subestimada em muitos aspectos. Ela não aparece nos vídeos e parece que a própria DHD não explora como deveria o seu potencial. É uma prancha low profile, mas que entrega resultados incríveis em mares ruins. Um de nossos clientes usa a prancha DHD 3DX em qualquer tipo de mar, de meio metrinho a 2 metros e jura que é a pranchinha mágica para qualquer mar. Deixando a emoção de lado, essa prancha tem um shape de pranchinha, mas com bastante “espuma” escondida em diversos pontos da prancha. Da lista é a prancha com menos volume e que mais se comporta como uma pranchinha mas com mais carne. Além de ondas pequenas, a prancha 3DX se adapta muito bem também para surfistas mais pesados que querem uma prancha para alta performance.

6º lugar: Prancha Concept – Summer X

Ela é sem dúvida alguma o melhor custo/benefício das pranchas para performance em ondas ruins. Então, se a grana está curta ou você não quer gastar muito para ter uma prancha para usar somente no verão, vá de SummerX. Ela tem muito volume distribuído na prancha inteira, pouco rocker (apenas uma protuberância próxima ao bico) para ajudar na remada e a pegar um maior número de ondas. Com a tecnologia Stingerless da Concept, a Summer X fica com uma flutuação ainda maior e plana sobre qualquer merreca. É o modelo que mais se assemelha à nossa queridinha número 1, e não faz feio.

7º lugar: Prancha Al Merrick - Neck Beard 2

A prancha Al Merrick Neck Beard2 tinha que estar nessa lista!! Apesar de ser um modelo novo e termos feito apenas sob encomenda para alguns clientes (não temos a pronta entrega), essa prancha está dando o que falar. Seja nas piscinas de ondas do Texas (waco) onde Eithan Osborne venceu o evento Stab High com o aero mais bizarro de todos, ou nos pés de Bobby Martinez surfando com muita força em um Rincon bem merreca, a Neck Beard2 é definitivamente o modelo para merreca que permite um Surf mais radical e acima do lip. Então, se a sua ideia é decolar nas merrecas, faça como Dane Reynolds e use a Neck Beard2 quando o mar estiver pequeno!

Fique ligado que a parte 3 do guia das pranchas para o verão em breve será postado aqui. Vamos falar dos modelos mais aquedados para ondas muito fracas, quase flat!