O que salva no Brasil é o surf!

O estado de ânimo do brasileiro vai de mal a pior. A economia em recessão, a inflação galopa de maneira que há muito não víamos, o desemprego aumenta de maneira espantosa. No âmbito político , talvez nunca na história desse pais, ficamos tão desacreditados como hoje em dia. Escândalos atrás de escândalos e mentiras cabulosas dos políticos parecem nos chamar de palhaços a cada novo episódio.

Óbvio que não vou entrar nesses detalhes, primeiro porque não tenho competência para aprofundar esses temas, depois porque é só ligar a TV que você vai encontrar, a qualquer hora do dia, especialistas falando a respeito. O ponto que eu quero fazer é que todo esse bombardeio político-econômico afetou o ânimo de um povo.

A alegria e positividade característica do brasileiro está em cheque. Todos andam preocupados com as contas, salário e se continuará no emprego no próximo mês. Ninguém arrisca, as comemorações são tímidas e o remédio chamado futebol que em outros tempos nos enchia de alegria, está como todo o resto, capengando. O que sobrou, então? Adivinhe!

Surf!! Ganhou repercussão nacional, o esporte que antes era desprezado inclusive por canais televisivos especializados em esporte, hoje ganha destaque no Jornal Nacional e está na boca do povo. É a válvula de escape inclusive para quem nunca colocou uma prancha sob os pés.

Para quem surfa, como nós, fica uma mistura de satisfação e orgulho do esporte que amamos com um certo grau de ressentimento e medo da massificação do esporte dos Deuses. O famoso mixed feelings. Pensando sobre o assunto, eu pessoalmente gosto do que está acontecendo e acho que a nação precisa dessa ingestão de autoestima.

Acho que é hora de torcer e celebrar no Hawaii nosso talento nato (Medina), nossa alegria sobre as pranchas (Toledo) e nosso espírito de luta (mineiro)!

Pra cima deles brazucas!!! O povo agradece!

Aloha!!

Um abraço,

Caio, do Surf com muito orgulho, Silveira

Ps: Não conseguiria acabar o texto sem mencionar a vitória incrível do Miguel Pupo em Maresias! Mais um motivo de orgulho para nós! Parabéns!!