Prancha de surf Lost – RNF96!!

Fizemos uma vasta pesquisa sobre as pranchas mais usadas pelos profissionais em seu freesurf quando o mar está pequeno e é claro que não há uma prancha que domine a preferência. São muitas marcas boas e inúmeros modelos que servem a diversos propósitos. Mas entre todos eles, a Lost RNF96 merece destaque porque aparece sob os pés de muitos atletas que costumam usar outras marcas de prancha e é claro, com muita frequência entre os atletas da Lost.

O mais interessante é que além dessa preferência recente, a prancha de surf RNF96 é uma prancha histórica que revolucionou o Surf em 1996 - saiba mais da história dessa prancha aqui. Recentemente a Lost fez uma versão atual - muito parecida a original de 96 - e essa prancha que tem atraído a atenção dos atletas e também dos surfistas amadores.

Abaixo destacamos alguns vídeos de surfistas profissionais que vira e mexe estão surfando com a prancha Lost RNF 96 em ondas pequenas:

Gabriel Medina surfando com a Lost RNF96:

O curioso é que o Medina costuma usar pranchas do Cabianca na maioria das vezes, e eventualmente no Havaí, ele costuma usar pranchas Tokoro. Entretanto, sempre que o mar está pequeno ele é flagrado usando a mesma prancha RNF96 (cor vinho) desde meados de 2021 até hoje em dia. Com certeza é uma de suas pranchinhas mágicas! Abaixo um vídeo e 2 vídeos shorts de Medina com sua Lost RNF96:

Medina em Bali com Lost RNF96

Medina se divertindo na merreca em 2023 com a Lost RNF96

Yago Dora surfando com a Lost RNF96:

É outro surfista que sempre que o mar diminui está com sua prancha Lost RNF96 desde o lançamento desse modelo em 2021. Recentemente foi flagrado com ela dando um aéreo 360 casual em uma merrequinha que a maioria dos surfistas normais mal conseguiria dar uma batida. Veja o vídeo abaixo.

Lucas Silveira e a Lost RNF96:

Lucas Silveira foi por muito tempo atleta da Rusty, mas recentemente ele se desligou da famosa marca de pranchas californiana e tem surfado bastante com pranchas da Lost, inclusive com a RNF96 quando as ondas estão mais fracas. No link abaixo, ele quebrando tudo na piscina de ondas da praia da Grama que fica no estado de São Paulo:

Lucas Silveira na piscina de ondas com a RNF96

Michael Rodrigues também curte surfar com a Lost RNF96

Michael Rodrigues surfa há muitos anos com as pranchas Lost, e em competições sempre utiliza a Driver quando o mar está muito bom, e a Subdriver quando as ondas estão piores - principalmente no WQS. Entretanto, no freesurf é muito comum vê-lo arrepiando e se divertindo muito em ondas pequenas com o modelo RNF96. Veja abaixo do que ele é capaz com a RNF96.

Michael Rodrigues mostrando todo seu arsenal na merreca

Coco Ho e Mason Ho fãs da Lost RNF96:

Mason Ho é sinônimo de diversão e como não poderia ser diferente, ele usa muito a Lost RNF96 no Havaí, mesmo em condições que na teoria não seriam as ideais para essa prancha. São diversos os vídeos dele em ondas super buraco, rápidas, com rochas aparecendo por todos os lados e sua RNF96 superando todos os obstáculos. Coco Ho, sua irmã e antiga integrante do WCT, também é vista com frequência surfando com esse modelo de pranchas super divertido.

Mason Ho em condições super desafiadoras com sua RNF96

Coco Ho também é fã da Lost RNF96

Menção histórica:

O tricampeão mundial e lendário surfista havaiano, Andy irons, também quebrava com a prancha Lost RNF96 , como você pode ver nesse vídeo que também tem os irmão Colapinto surfando com a versão atual dessa prancha histórica.

Além desses surfistas citados acima, observamos muitos outros que utilizam com frequência a Lost RNF96, como: Ian Crane, Shane Beshan, Kirra Pink, Noah Beshen, Kolohe Andino, Taj Burrow, Ian Crane, Luke Davis, Tanner Rozunko e muitos outros.

Se você ainda não está convencido sobre a popularidade desse modelo, vale a pena mencionar que ela (modelo original) causou uma revolução nos anos 90 aos pés de Chris Ward e Cory Lopes e foi responsável pela mudança do paradigma vigente da época na qual somente pranchas extremamente finas e estreitas, como as que o Kelly Slater usava na época, eram valorizadas.

Para você entender a fundo a revolução causada por essa prancha, vale a pena assistir ao filme Lost 5´5 19 1/4´´ que é um clássico da história do Surf e mostra muito bem o que Cory Lopes e Chris Ward aprontaram com essa prancha no Havaí nos anos 90. Veja abaixo esse filme na íntegra:

Quilhas para a prancha Lost - RNF96

Ela pode ser usada como biquilha "pura" como originalmente era usada no anos 90 e muitas vezes é usada dessa forma por Mason Ho também. É uma configuração que deixa a prancha mais rápida mas também super solta. Entretanto, a configuração mais usada hoje em dia é 2+1, ou seja, biquilha mas com um estabilizador (quilha menor) no meio, e o modelo mais usado com a RNF96 é a FCSII Mark Richards.

FCSII Mark Richards