Rusty com uma de suas Guns icônicas!

Rusty Preisendorfer faz pranchas desde o começo dos anos 70 mas ele começou a ficar mais conhecido depois de uma temporada na Austrália que ele vendeu uma gun de 8 pés para Rabbit Bartholomew. No final dos anos 70 ele já fazia as pranchas de muitos surfistas conhecidos, como: Peter Townend, Ian Cairns e Shaun Tomson.

Entretanto foi só no ano de 1985 que ele lançou a marca Rusty e com a ajuda da jovem promessa da época Mark Occhilupo ele alcançou muita fama e reconhecimento, chegando a fazer as pranchas de metade dos atletas que corriam o circuito mundial no final dos anos 80.

Occy voando com sua Rusty nos anos 80

De lá para cá, essa marca icônica espalhou-se pelo mundo e vem contribuindo para o crescimento do esporte. Hoje em dia, Rusty virou sinônimo de inovação, vanguarda e produtos que exalam Surf.

E qual o modelo de prancha Rusty mais vendido no mundo?

Por muitos anos a Rusty priorizou pranchas de Surf que fossem mais adequadas e privilegiassem os surfistas comuns. Investiu muito no desenvolvimento de pranchas com mais volume e velocidade para que os surfistas amadores pudessem surfar melhor e aproveitar melhor o tempo na água.

Por esse motivo o modelo mais vendido nos últimos 10 anos foi a Rusty Dwart. Essa prancha ainda vende muito no mundo inteiro e durante um período de tempo foi o modelo, entre todas as marcas, mais vendido no mundo. O mais impressionante da prancha de surf Dwart é que ele é uma pranchinha com muito volume, pouco caimento de borda e pouco Rocker, o que faz ela acelerar muito na merreca, mas por ter uma rabeta round, estreitada por 2 wings, essa prancha segura a onda em mares grandes. Por ser tão eclética, a Dwart atraiu um público super amplo e até hoje faz a cabeça dos seus satisfeitíssimos donos.

Rusty - Dwart uma das pranchas de surf mais vendidas da história

Recentemente a Rusty voltou a investir com mais ênfase nos atletas do CT, primeiro com Wade Charmichael e a partir de 2022 com Caio Ibelli. Essa nova fase da Rusty acabou ajudando a vender modelos mais performance, como a The Keg que foi desenvolvida especialmente para Wade Carmichael. Caio recentemente lançou o seu próprio modelo de prancha, chamada Underdog que promete desbancar a SD que atualmente é o modelo mais vendido da marca.

Caio Ibelli com seu quiver de Rusty - Under Dog e New Traveler

Outros modelos que vendem muito bem além da The Keg e SD: What, the Dmin, New Traveler e ainda, depois de todos esses anos, a Dwart.

Qual o modelo de prancha de surf Rusty mais usado pelos profissionais?

Como já comentei acima, Caio Ibelli acabou de lançar oficialmente o seu modelo de prancha de surf, a Rusty Underdog, mas há mais de 2 anos já vinha surfando direto com essa pranchas nas condições normais do CT. Quando o mar sobe e fica bem forte em locais como Havaí, Tahiti, Margaret River, Caio opta pelo modelo New Traveler.

Wade Carmichael usa a Rusty -The Keg para a maioria das condições, e assim como Caio, quando o caldo engrossa ele acaba optando pelo modelo Rusty New Traveler.

Caio Ibelli relaxado em Pipeline com sua Rusty New Traveler

E qual o modelo de prancha de surf Rusty é ideal para mim?

Depende muito do seu nível de surf e onde costuma surfar. Se você está fazendo a transição de iniciante com pranchas grandes para pranchinha, até hoje não há modelo melhor do que a Rusty Dwart. Normalmente nesses casos, os surfistas pegam a Dwart entre 5´11 e 6´4 dependendo do peso.

Se você surfa ondas mais “buraco” ai, recomendaria o novo modelo do Caio Ibeli “underdog” ou o modelo consagrado do Wade Carmichael (The Keg). Se você é um surfista que surfa bem mas precisa de uma prancha com bastante volume para boas ondas, não há nenhum modelo no mercado melhor que a Skull Panda.

Se quer uma prancha eclética, com boa remada e que vai entregar boa performance em praticamente todas as condições do Brasil, então, o modelo SD vai ser a mais adequada para você. Mas considere também o modelo Dmin que tem um pouco mais de volume e anda absurdamente bem em ondas fracas.