Não é todo mundo que sabe que o shaper principal e criador da Sharpeye é um brasileiro que há muitos anos mora na Califórnia, Marcio Zouvi. Ele foi para a Califórnia aprender inglês e lá começou a reparar algumas pranchas, mas logo começou a produzir a fabricar pranchas. Um pouco tempo depois, em 1993 criou a marca Sharpeye que hoje em dia está nos pés de Filipe Toledo, Jack Robinson, Kanoa Igarashi, Tatiana Weston Webb, Johanne Defay e muitos outros atletas da elite do Surf.

Marcio Zouvi do Brasil para o mundo

A virada de jogo da Sharpeye

Nos anos 90 e 2000 a Sharpeye desfrutou de algum sucesso com alguns atletas que se classificaram para o CT, como Dean Randazo. Entretanto, o grande reconhecimento e projeção mundial veio a partir de 2015 com Filipe Toledo e suas performances incríveis que deixaram o mundo do Surf em choque e que culminaram com o título mundial de Filipinho – e da Sharpeye- em 2022.

Filipinho e Sharpeye, uma parceria de muito sucesso

Sharpeye a marca com o maior número de atletas no WCT

A partir de Filipe Toledo, o mundo passou a conhecer melhor a Sharpeye e muitos atletas do CT começaram a usar as pranchas de Marcio Zouvi. Em 2023, a Sharpeye era a marca escolhida por nada menos do que 25% dos atletas do WCT, sendo a marca de pranchas de surf com o maior número de atletas na elite do surf mundial.

Sharpeye a marca de prancha de surf com o maior número de surfistas no CT

Sharpeye, uma marca global

Hoje em dia você pode encontrar pranchas de surf Sharpeye no mundo inteiro. Os mercados que a Sharpeye mais vende pranchas é o americano, o australiano, o japonês e o brasileiro. E as pranchas de surf Sharpeye são fabricadas em diversas fábricas no mundo, com as seguintes localizações: Austrália, França, Portugal, EUA, Brasil, Bali, Peru e Tailândia. Aqui no Brasil você pode encomendar seu modelo de prancha favorito da Sharpeye no comSurf. Veja abaixo os modelos e detalhes para encomendar sua Sharpeye.

E qual o modelo de prancha Sharpeye mais vendido no mundo?

O modelo de prancha de surf Sharpeye mais vendido do mundo em 2022 foi a Inferno 72 que é a prancha vencedora do Stab in the Dark de 2021 feita com Taj Burrow e vai muito bem em diversas condições de ondas. Esse ano a Inferno FT que é a versão quadriquilha da Inferno 72 tem rivalizado em termos de vendas com sua “irmã mais velha”. A Inferno FT tem uma rabeta swallow e é um pouco mais arisca. Essa prancha que deu o campeonato mundial para Filipinho em Trestles em 2022, e tem sido muito usada por ele desde então.

Filipinho comemorando o título mundial com a Inferno FT usada na final em Trestles

Qual o modelo de prancha de surf Sharpeye mais usado pelos profissionais?

Cada atleta tem suas preferências pessoais.

Filipe Toledo usa diversos modelos da Sharpeye dependendo das condições das ondas. Para ondas fortes e perfeitas como Sunset, Pipeline, Jbay, Margaret River, etc. ele costuma usar a #77 e a #77+.  Quando o mar diminui e ele precisa de mais velocidade, a escolha dele tem sido a Inferno FT, mas também usa bastante as HT2 e HT2.5. Um fato curioso é que quando as condições estão mais fracas, Filipinho muitas vezes tem optado pela Inferno FT com a construção em carbono (full carbon).

Jack Robinson por bastante tempo usou a #77 e #77+ em diversas condições de ondas, entretanto, nos últimos tempos ele desenvolveu junto com a Sharpeye, o modelo Synergy, e passou a usar esse modelo na maioria das etapas. É uma prancha de altíssima performance que vai bem em boas ondas e tem as características de Jack gosta em uma prancha. Nas etapas de ondas perfeitas e grandes, a #77 e #77+ ainda fazem parte do seu quiver junto com as Synergy.

Jack Robinson com sua Sharpeye Synergy

O resto da equipe varia muito entre os principais modelos da marca. De maneira geral, para ondas fortes e com power os modelos escolhidos são a #77 e #77+, e em alguns casos a Synergy. Para as outras ondas do CT com condições “mais normais”, ai os atletas escolhem entre os seguintes modelos: Synergy, HT2, HT2.5 e Inferno 72.

E qual o modelo de prancha de surf Sharpeye é ideal para mim?

Para as ondas do dia-a-dia do Brasil recomendamos os modelos: HT, HT2.5, Inferno 72 e Inferno FT que são pranchinhas para altíssima performance em ondas fracas a médias. Se você for fazer uma surftrip para um pico com altas ondas e precisa de uma prancha maior e mais “firme”, ai recomendamos a #77 e #77+.

Para trocar ideias sobre tamanhos, medidas e modelos para escolher a prancha ideal para você, por favor nos chame no whatsapp: 11 9 9598-2621. Teremos o maior prazer em atende-lo.

Quais são os atletas que hoje em dia usam Sharpeye?

CT: Filipe Toledo, Jack Robinson, Kanoa Igarashi, Barron Mamiya, Rio Waida, Leonardo Fioravanti , Johanne Defay, Ian Gentil, Tatiana Weston Webb, Macy Callaghan

CS: Seth Moniz, Jake Marshall, Miguel Pupo, Silvana Lima, Morgan Cibilic, Jake Marshall

QS e free surfers: Ian Gouveia, Jesse Mendes, Peterson Crisanto, Gabriel Klaussner, Sally Fitzgibbns, Diego Aguiar, Ryan Martins, Matheus Jhones, Luca Messenger, Samantha Sibley, Macy Calaghan, Barros Mamiya, Shun Murakami, Jett Chilling, Rachel Presti, Nick Marshall, Cody Young, Manuel Selman