Mineirinho campeão do mundo com Al Merrick feita no Brasil

Como é o mercado de pranchas de surf no Brasil?

O mercado de pranchas no Brasil é muito desenvolvido, sendo um dos maiores mercados consumidores de prancha de surf do mundo. Na questão da fabricação, também não ficamos para atrás e produzimos muitas pranchas de qualidade no nosso país, e o Brasil também é em número de pranchas fabricadas um dos maiores países do mundo.

Como é a fabricação das pranchas no Brasil?

O Brasil tem dezenas, talvez centenas de fábricas de pranchas que produzem desde pranchas das marcas gringas (licenciadas) até marcas de pranchas locais muitas vezes fabricadas em quartos improvisados dentro da casa dos shapers.

As matérias primas (PU, EPS, Poliester, Epoxi, fibra de vidro, etc..) para a fabricação de pranchas também podem vir de vários fornecedores diferentes, e portanto, assim como as fábricas variam muito de qualidade. Em resumo, aqui no Brasil são fabricadas muitas pranchas de excelente qualidade, mas também são fabricadas pranchas com qualidade bastante ruim.

Então, as pranchas de surf gringas são melhores que as nacionais?

É importante entender que praticamente todas as pranchas “gringas” encontradas no Brasil, são fabricadas no Brasil, por uma questão de custo (com exceção para HS, Firewire e Slater Design).

Apesar de fabricadas no Brasil, essas pranchas “gringas” usam a melhor matéria prima disponível no Brasil -com alguns insumos importados-, são fabricadas nas maiores e melhores fábricas do Brasil que possuem a melhor mão de obra no que diz respeito a fabricação de pranchas. Isso, sem contar que a prancha é cortada pela máquina que segue um software do modelo em questão feito pelo shaper da marca gringa. Apenas a finalização é feita a mão. Assim, a prancha fica muito parecida a uma prancha da mesma marca fabricada em outro país.

Fábrica Pro-Ilha uma das maiores do Brasil e licenciada de algumas marcas gringas

Então as pranchas gringas fabricadas no Brasil são tão boas quanto as pranchas gringas fabricadas fora do Brasil?

Sim, de maneira geral são sim. Como são muitas marcas que adotam esse esquema de licenciamento em diversas fábricas, pode haver variações aqui e ali, mas de forma geral as pranchas gringas fabricadas pelas fábricas brasileiras têm a qualidade muito em linha com a qualidade das pranchas fabricadas fora do país. As próprias marcas gringas fazem um acompanhamento da qualidade de suas pranchas fabricadas aqui no Brasil para terem certeza que as pranchas são boas o suficiente para levar o nome de suas marcas.

Para vocês terem uma ideia da qualidade dessas pranchas gringas fabricadas no Brasil, podemos citar alguns exemplos de atletas do WCT que usam muito as pranchas feitas no Brasil. Um deles é o Italo Ferreira que usa pranchas Tim Patterson (shaper e marca da California – USA) mas na grande maioria das vezes usa as pranchas feitas aqui no Brasil pela fábrica licenciada. Outro atleta que usa muito as pranchas feitas no Brasil é Gabriel Medina, que usa pranchas Cabianca que é um shaper brasileiro mas que vive e produz suas pranchas no país Basco na Espanha. Medina usa muito as pranchas produzidas por lá, mas vira e mexe compete e usa as pranchas fabricadas no Brasil. Mineirinho foi campeão mundial em 2015 usando pranchas da Al Merrick fabricadas no Brasil, e por ai vai, são inúmeros os exemplos!

Johnny Cabianca é o shaper do Medina e faz algumas de suas pranchas aqui no Brasil

As pranchas gringas fabricadas no Brasil são melhores que as pranchas 100% brasileiras?

Na grande maioria das vezes são melhores sim. Primeiro porque usam a melhor matéria prima disponível no Brasil, depois porque são feitas nas melhores e mais organizadas fábricas do Brasil e em terceiro lugar porque os modelos foram desenvolvidos pelos melhores shapers do mundo e a prancha é cortada pela máquina com o software do modelo.

Claro que há ótimas marcas nacionais também que usam as melhores matérias primas do mercado e muitas vezes são fabricadas nas mesmas fábricas das marcas gringas. Essas são as marcas top do mercado brasileiro que não ficam atrás das marcas gringas.

E essas pranchas que são 100% importadas (HS, Firewire e Slater design) são melhores que as pranchas gringas fabricadas no Brasil?

Não necessariamente. Normalmente essas pranchas importadas vendidas no Brasil são caríssimas e fabricadas na Tailândia ou outro país asiático. O acabamento costuma ser muito bom, mas em termos de performance acreditamos não haver uma vantagem em relação as boas marcas gringas fabricadas no Brasil.

As pranchas HS (Hayden Shape) são umas das poucas marcas gringas fabricadas fora do Brasil

E onde comprar as pranchas gringas fabricadas no Brasil?

No comSurf é claro! Somos o maior e mais antigo ecommerce especializado em pranchas de surf do Brasil e oferecemos a possibilidade de você encomendar quaisquer modelos das principais marcas do mundo, todas no mesmo lugar, no nosso site. O preço é o mesmo que você vai pagar se falasse direto com a fábrica mas aqui você conta com consultores especializados que vão ter o maior prazer de tirar todas as suas dúvidas e recomendar a melhor pranchas para você, sem interesse em empurrar uma ou outra marca.

Nosso lema é deixar as fábricas focadas na produção das pranchas e nós ficamos focados no atendimento e aconselhamento ao consumidor. Na compra de uma prancha no comSurf você ainda ganha 20% de desconto em qualquer equipamento do site.

Temos também muitas pranchas a pronta entrega para entrega imediata, e todo tipo de equipamento e acessório de Surf que você possa imaginar. Estamos a disposição para lhe atender da melhor forma possível, nos procure para conversarmos:

tel: 11 3832-3545
WhatsApp: 11 9 9598-2621

e-mail: atendimento@comsurf.com.br