Escolher o surf skate pode ser muito complicado porque existem muitas marcas e designs para se escolher. No mundo dos skates simuladores de Surf existem 2 categorias bem distintas: a que usa sistema com Bucha que tem como principal marca a Carver; e a que usa o truck da frente como base simuladora que tem como grande marca a SmoothieStar.

 Esses sistemas fazem que o skate tenha comportamento bastante distinto com vantagens e desvantagens. Abaixo vamos destrinchar em detalhes o comportamento desses skates para que você possa entender quais benefícios são mais importantes para melhorar suas habilidades no Surf e atingir os seus objetivos.

Aonde você deve andar com seu simulador de Surf?

Antes de entrarmos nas diferenças entre os 2 tipos de surf skate, nós vamos dar umas dicas de como andar de maneira adequada com seu simulador de surf. Quando você está surfando, você deve procurar a parte da onda com maior energia, ou seja, evitar as partes gordas e ‘flat” das ondas.

Com os simuladores de surf não é diferente. Se você usar o skate em uma rua sem inclinação, você não vai melhorar o seu surf. Um bom Surf acontece na parte crítica da onda e essa parte é realmente como uma parede inclinada. Portanto, o local ideal para se praticar o surf skate é em uma parede inclinada ou em uma ladeira.

Claro que surfando em uma rua reta pode ter seus benefícios. No surf a velocidade vem da forma que você estende e dobra seus joelhos. E isso você pode treinar em uma reta ou pouco íngreme. Você também pode treinar sua postura e equilíbrio em uma rua reta. Entretanto, isso é o básico do Surf. A partir do momento que você não é mais um iniciante e já tem um certo conforto na sua prancha de surf, a prática em locais retos não vai ajudar muito na evolução e você vai precisar de inclinação para entender melhor as flexões e giros que seu corpo precisa fazer nas ondas

Qual tipo escolher? Com bucha (carver, surfeeling, nitrosk8) ou truck dianteiro com base simuladora (smoothiestar, Balloon, outros)?

Gerando velocidade

Quando comparamos os 2 tipos de simuladores de Surf uma coisa é certa: os skates com base simuladora viram muito mais fácil do que os skates com bucha. Para gerar velocidade os skates com base simuladora também conseguem gerar velocidade de maneira muito mais fácil e permite manobras mais facilmente para iniciantes. Entretanto isso não necessariamente é algo bom.

Explico. Quando estiver andando com um SmoothStar ou qualquer outro skate com base simuladora, quando você torce o corpo e se inclina você acaba gerando velocidade. Entretanto, se você fizer esses movimentos na onda você vai acabar “entrando de borda”. A maneira correta de se gerar velocidade na onda é comprimindo e estendendo os joelhos. Para acelerar mais você vai para a parte crítica da onda e transfere a energia para sua prancha.

Se você fizer esse movimento de extensão e compressão em um skate com base simuladora ele vai ficar muito instável, ou seja, você vai acabar torcendo seu corpo e se inclinando para gerar velocidade e estará usando a técnica errada para o Surf.

Um skate com bucha como o Carver e Surfeeling são mais compatíveis com a técnica correta do Surf. Além de serem melhores em rampas, bowls e parques de skate, eles são mais fáceis para se fazer os movimentos de compressão e extensão, tão importantes para o Surf.

Yago Dora treinando com seu Carver

Manobrando

Uma prancha de Surf normalmente é maior do que 5 pés, enquanto que um simulador de surf tem em média apenas 2 pés de comprimento. Portanto, é inevitável que haja diferenças nas manobras que fazemos com um e com outro. Uma prancha longa vai virar muito mais devagar do que uma curta. Isso se acentua mais ainda se você estiver fazendo manobras horizontais e não verticais.

Para manobras verticais como batidas, a força da gravidade ajuda a completar o movimento e fica uma pouco mais fácil imitar esse movimento com o skate. Nesse tipo de manobra, mais rápida e aguda, ambos os tipos de surf surf skates são capazes de realizar o movimento com sucesso.

Entretanto para manobras mais horizontais como rasgadas e cutbacks nos quais você precisa de mais velocidade para completa-las, você vai precisar virar de maneira mais lenta e segurando o movimento por mais tempo, e ai um skate com bucha vai fazer o trabalho de maneira muito mais eficiente. Com um Carver, por exemplo, você vai manter a velocidade e power durante a cavada de maneira muito mais fluida e estilosa.

Compatibilidade com Surf de verdade

Atualmente os skates com base simuladora estão mais na moda e acredito que tem sido mais usados por professores de surf skate. Isso porque eles são mais fáceis de se aprender, virar e de pegar velocidade em locais sem inclinação. Ainda que a técnica e os movimentos que serão aprendidos nesse tipo de skate não sejam necessariamente transferidos para o seu Surf.

Por outro lado, ao se exercitar em um Carver, Surfeeling, Nitro ou outro simulador de skate com bucha, você estará mais próximo da experiencia de pegar uma onda. A técnica que você precisa para surfar, a geração de velocidade através da compressão e extensão, a dificuldade de se virar e segurar esse movimento por mais tempo, são características que fazem esse tipo de simulador de Surf ser mais compatível com o Surf de verdade.