Prancha ideal inciantes

Essa é uma das perguntas que mais recebemos ao longo do ano, mas agora no verão mais pessoas buscam começar a surfar. Não é para menos, as ondas são menores nessa época do ano, o que é uma vantagem para quem quer começar a surfar. Além disso, a água e o clima são quentes, ou seja, muito mais agradável passar longos períodos dentro d´água, e você não vai precisar de nada mais do que uma bermuda e protetor solar.

Prancha de surf ideal para iniciantes. Funboard, Evolution ou pranchinha?

Nós do comSurf, acreditamos que a Funboard ou Evolution são as pranchas mais adequadas para a iniciação no Surf. Isso porque elas são maiores, mais largas e mais espessas que as pranchinhas. Isso vai lhe conferir muito mais poder de remada que é fundamental para quem está começando. Outra imensa vantagem das Funboards/ Evolution sobre as pranchinhas é a estabilidade que você vai ter em cima da prancha. Elas flutuam mais e por esse motivo são muito mais estáveis e fáceis para ficar em pé.

Qual a diferença entre Funboard e Evolution?

Na verdade, são apenas terminologias que variam um pouco de lugar para lugar. A grosso modo, as Funboard são pranchas de surf normalmente de 7´0 a 8´0 com o bico mais arredondado. Veja alguns exemplos aqui. Já as Evolution são meio que uma mistura de pranchinha com Funboard, variam normalmente de 6´6 a 8´0 e têm assim como as Funboards bastante flutuação e remada, mas o bico pode ser mais pontudo (como das pranchinhas). Veja exemplos aqui.

evolution

funboard

Como escolher então minha Funboard ou Evolution?

O principal fator para escolher a prancha de surf para iniciantes é o peso da pessoa. Temos uma medida no Surf que é o volume da prancha, que é uma espécie de resumo entre o tamanho, largura e espessura da prancha e isso vai determinar a flutuação da mesma. Quanto mais volume, mais a prancha vai flutuar. Portanto, você já deve ter imaginado que as Funboards e Evolution tem muito mais volume que as pranchas. E é isso mesmo!

Costumamos recomendar para adultos iniciantes no surf acima dos 60kg até uns 80kg Funboards/Evolution com volume entre 42l e 48l. Para os iniciantes mais pesados de 80kg o ideal são Funboards/ Evolution com mais de 48l. E para os surfistas inciantes mais leves que 60kg recomendamos Evolution em torno dos 40l.

E qual o tamanho do Funboard/Evolution devo comprar?

Como explicado acima, o volume é mais importante que o tamanho, e normalmente os funboards com mais volume serão também maiores. Para quem quem mede entre 1,60m a 1,80m o tamanho dos funboards/Evolution deve ficar entre 7´0 e 7´8. Para os mais altos que 1,80 metros pode ser uma boa ideia funboards de 7´8 para cima. Para os mais baixos de 1,60m, vale a pena procurar Evolution menores que 7´0.

Então, pranchinhas para iniciantes nem pensar?

Eu não seria tão categórico a ponto de afirmar isso. Na verdade, existem algumas pranchinhas que funcionam quase como Evolution, como é o caso da Rusty Dwart, que apresenta bastante volume em tamanhos menores. Apesar disso, não acho que seja o modelo perfeito para um adulto que vá começar a surfar. Talvez para os mais leves, para adolescentes ou para quem mora na praia e vai poder estar sempre dentro d´água possa ser interessante. Os adultos “normais” vão ter um pouco mais de dificuldade na remada e em ficar em pé, mesmo com a Dwart e pranchinhas similares ( Lost Puddle FishJS Flying PonyChilli Pretty Sweet, etc..).

Ok, já sei a prancha que preciso comprar, e agora?

Agora, é importante que você tenha os equipamentos necessários para o Surf, que são: as quilhas, o leash e o deck. A escolha da quilhas deve ser feita através do peso do Surfista. É simples: para quem pesa menos de 65g o ideal são quilhas pequenas, para quem pesa entre 65kg a 80kg as quilhas devem ser médias, e acima dos 80kg as quilhas devem ser as grandes. Procure por um modelo que atenda a diversos tipos de onda, e a tecnologia/ material da quilha pode ser o mais barato porque para os iniciantes, não muda nada. Atente-se apenas em escolher as quilhas adequadas para os copinhos que estão na sua prancha, que podem ser com 3 sistemas: FCS antigo, FCSII ou Futures.

Os decks podem ser escolhidos de acordo com a estética mesmo. Há poucas diferenças técnicas entre eles. Vale a pena pegar um deck um pouco maior, uma vez que as funboards/ Evolution são pranchas grandes. Talvez decks que tenham mais de uma peça também ajudam a preencher um espaço um pouco maior da prancha. Mas sinceramente, as diferenças são pequenas.

Quanto aos leashs, deve-se escolher um leash mais espesso que o comum, porque as Funboards/ Evolution são pranchas maiores e mais pesadas que as pranchas comuns, então vale ter um leash mais espesso. O ideal é um leash de 7mm de espessura e de uns 7 ou 8 pés de comprimento. Atente-se sobre o leash ter distorcedor nas 2 pontas (evita o leash enrolar no pé) mas são mais caros. Os comuns (de nó) são mais baratos e para a função principal do leash de manter a prancha perto do surfista, funciona muito bem.

Prancha ok, e equipamentos ok. Falta algo?

Não. Agora é se jogar! Para as primeiras vezes no mar, eu acho que vale a pena fazer algumas aulas porque o professor vai dar algumas dicas básicas de como remar, de algumas regras implícitas e boas maneira do Surf. Além de explicar o lado que cada onda vai quebrar e muitas outras dicas para dropar as primeiras ondas. Depois desse básico, ai sim o que vai contar realmente é a quilometragem dentro d´água e a disposição!

Prancha ideal iniciantes

Não tenha medo de errar e nem vergonha de aprender! Normalmente os surfistas são gente fina com os aprendizes porque já passaram por isso. Uma dica que eu acho bem importante: evite crowd! Não entre em um lugar no mar que tenha muitos surfistas porque você vai atrapalhar eles e vai ficar constrangido em errar na frente de todo mundo. Reme para um local do lado que não tenha ninguém ou que tenha pouca gente.

Respeite os seus limites e comece a surfar em mares com ondas pequenas. Você vai pegar mais ondas e vai evitar vacas desnecessárias. Aos poucos você vai naturalmente se sentindo mais confortável em mares com ondas um pouco maiores!

Boa sorte!!! Aloha!!