Quiver de pranchas de Surf do Medina

Gabriel Medina é o maior surfista da história do Brasil e único tricampeão mundial em atividade. É um surfista super completo que surfa bem desde merrequinhas até tubos cabulosos, tanto para a esquerda quanto para a direita. Ele não tem pontos fracos e parece que se adapta as condições das ondas como ninguém! É o pelé do Surf. Abaixo detalhamos quais as pranchas de Surf Medina usa em diversas condições de ondas, tanto em campeonato como quando está se divertindo.

Cabianca – DFK 2.0 – é a prancha de surf favorita de Gabriel Medina há muitos anos!

Curioso é que Medina é fiel a um shaper, Johnny Cabianca, desde que era muito novo, e mais do que isso, ele utiliza o mesmo modelo de pranchas a todos esses anos, com algumas pequenas exceções quando o mar está enorme ou muito pequeno. Quando o mar sobe muito, Medina opta pelo modelo 4VC do shaper Havaiano Tokoro, e quando o mar está muito merreca, Gabriel opta pelo modelo The Medina do Cabianca.

Mas em 95% das baterias que disputa no circuito mundial (WCT), Medina opta sempre pelo mesmo modelo de pranchas de surf: Cabianca – DFK 2.0.  O modelo DFK (da Freak kid), algo como “o garoto aberração” foi desenvolvido para Medina quando ele ainda era um moleque inspirada em performances alucinantes de Gabriel Medina durante o "King of Groms" em Hossegor em 2009. O nome veio do narrador da competição Martin Porter (ex campeão mundial) que apelidou Medina de (The Freak Kid) durante o torneio, que teve Medina como campeão, com 2 notas 10 na final. Veja os melhores momentos dessa final histórica no vídeo abaixo;

Ao longo dos anos a DFK foi recebendo algumas pequenas melhorias, até que depois de 10 anos, Cabianca resolveu renomear o modelo para DFK 2.0. É uma prancha de surf super eclética que se adapta as mais diversas condições de onda e, diferentemente de muitas pranchas de surfistas profissionais, a DFK é muito bem avaliada por surfistas comuns porque ela tem um outline mais cheio, um pouco mais de área de bico e bordas relativamente recheadas, características que costumam ajudar o surfista do dia-a-dia.

Medina tricampeão mundial em 2021, em Trestles, com sua prancha de surf Cabianca DFK 2.0

Claro que Gabriel Medina não usa a mesma DFK 2.0 na piscina de ondas e em Teahupoo. De acordo com a etapa em questão, seu shaper Johnny Cabianca faz um quiver de DFK específicos para aquelas ondas, baseado no que já deu certo em anos anteriores e no que o Medina traz de feedback. O modelo da prancha de surf é sempre o mesmo (DFK 2.0) mas há alguns ajustes no caimento das bordas, posicionamento das quilhas, e tamanho das pranchas que variam de 5´11 a 6´2, e algumas vezes chega até 6´4.

Existe alguma medida de prancha que é a mais usada por Medina?

Sim, apesar de Gabriel Medina variar o tamanho de sua prancha de surf preferida Cabianca – DFK 2.0, quando as ondas estão entre 1 e 2 metros, ou seja, em condições comuns para o circuito mundial, as medidas que Medina escolhe para sua DFK 2.0 são: 5´11 x 19 x 2 ½ - 29 litros.

Essas são as medidas base para Medina, e a litragem que atualmente ele tem usado. Para ondas maiores, ele costuma aumentar o tamanho da prancha com mais frequência para 6´0 ou 6´1, e em alguns casos aumenta -bem sutilmente- a litragem da prancha.

A prancha de Surf do Medina vai ser boa para mim?

Depende. Se você for um iniciante no Surf, pode esquecer. Você tem que procurar por pranchas maiores e com mais flutuação. Se você tiver um nível ainda básico e ainda não conseguir realizar manobras, você também deve buscar por uma prancha com mais flutuação e remada que vão lhe ajudar nessa evolução. Leia o artigo abaixo se for o caso.

Entretanto, se você tiver um nível de surf intermediário ou avançado, ai sim a prancha de surf do Medina (Cabianca DFK 2.0) pode ser uma boa prancha para você. Mas tenha em mente que a DFK 2.0 é uma prancha para ondas do WCT que na maioria das vezes, mesmo quando está ruim para os padrões WCT, são ondas bem melhores que as ondas do nosso dia-a-dia no Brasil. Então a DFK vai funcionar melhor em ondas acima de meio metrão e que tenham um pouco de power.

Caso tenha dúvidas sobre a DFK ser uma boa prancha para o que você quer, ou se está em dúvida sobre que tamanho e medidas escolher para a sua DFK, fique a vontade de nos procurar por whatsapp 11 9 9598-2621 ou email (contato@comsurf.com.br).

E para se divertir, que pranchas Gabriel Medina usa?

Nesse caso Medina é um pouco mais eclético. Claro que muitas vezes, mesmo no freesurf, Medina usar seu modelo preferido, DFK 2.0. Entretanto, é muito comum Medina brincar com as softboards da sua marca quando está merreca. Usa bastante o modelo The Medina quando o mar está mais fraco em Maresias e tem usado com uma boa frequência uma biquilha da Lost chamada RNF96 que é uma prancha muito rápida e divertida em ondas fracas.

Medina curtindo a Lost RNF 96 em Maresias em companhia de Arthurzinho

Mas quando o mar sobe ele volta sempre para a DFK mesmo em suas férias, e nos dias mais fortes, principalmente quando está na temporada havaiana, Medina usa muito as Tokoro 4VC nas “morras”. Abaixo um vídeo de Medina em Pipeline surfando com a DFK em ondas mais fracas para os padrões havaianos e com sua Tokoro 4VC quando o mar sobe.