Talvez você já tenha visto os novos vídeos do Mikey February surfando altos tubos com muito estilo na Indonésia a bordo do novo modelo de biquilhas da prancha de surf Al Merrick, a Twin Pin. Se ainda não viu, dá uma olhada no vídeo logo abaixo desse parágrafo porque vale a pena!

Você pode estar pensando, e daí, esse cara surfa sempre com muito estilo e quebra com qualquer biquilha que derem para ele surfar! Pode até ser verdade, mas a al merrick  Twin Pin está longe de ser uma biquilha tradicional. Entretanto, a diferença está muito além da óbvia diferença de sua rabeta round em relação as rabetas swallow largas das tradicionais biquilhas.

O conceito que norteou a criação dessa biquilha já é totalmente diferente ao de uma biquilha tradicional: uma biquilha para alta performance e um Surf radical! Tudo bem, mas até ai, também não é super invovador, já existem outras no mercado com essas características, como a própria Fishbeard da Al Merrick ou a Rusty Twin fin ou mesmo a Lost Sward Fish.

O que realmente diferencia essa prancha de todas essas citadas acima, e de praticamente todas as outras biquilhas do mercado é o seu propósito e o tipo de onda que ela se adequa melhor! Ondas fortes, tubulares e com um bom tamanho! Claro que há outras biquilhas que com esse propósito, mas normalmente são pranchas maiores com muito volume, diferente da Twin Pin que deve ser usada do mesmo tamanho o até menor que uma triquilha performance tradicional.

Quando você segura essa prancha embaixo dos braços, já percebe de cara que é muito diferente das outras biquilhas. A sensação que se tem é de estar segurando uma prancha de performance para ondas boas. Outline esticado com bico e rabetas estreitos, linha de Edge acentuada e longa, bastante caimento de borda e por ai vai!

Veja abaixo o vídeo de Noel Salas, comparando a Al Merrick Twin Pin com a FishBeard:

Em resumo: tem espaço para ambas as pranchas no quiver de Noel Salas porque as pranchas são diferentes. Fish Beard é melhor em ondas entre meio metrinho a 1,5 metros porque é mais rápida em ondas pequenas. Mais radical, mais rápida e progressiva. Enquanto a Twin Pin você pode manobrar o mais forte que puder que ela vai segurar.

Se você nunca usou uma biquilha, você vai conseguir surfar com a Twin Pin sem grandes adaptações no seu surf porque ela vai se comportar de forma mais parecida a uma triquilha. Por ser mais estreita, menos bico e por suas características, a Twin Pin vai ser uma escolha melhor em ondas acima de 1 metrão até uns 8 pés. “É como se fosse uma step-up para a Fish Berard”.