Lost Driver 3.0 - a escolha certa!

As marcas de prancha de surf mais usadas pelos atletas do WCT são Sharpeye e Lost. Enquanto entre os modelos Sharpeye não há um que seja super hegemônico entre os demais, quando pensamos em modelo de prancha Lost para competir não há outro nome que venha a tona senão a prancha Lost Driver 3.0.

A Lost Driver 3.0 está no quiver de pranchas de todos os atletas profissionais do time da Lost, e mais, é a prancha preferida para competir no WCT do Yago Dora, Carissa Moore, Griffin Colapinto, Ian Gentil, Caroline Marks e Gabriela Bryan.

Yago Dora e a prancha Lost Driver 3.0

Dificilmente vemos Yago Dora competindo com outra prancha que não seja a Lost Driver 3.0. Ele só opta por outro modelo em casos extremos. Quando o mar está gigante no Havai ele pode usar a Step Driver ou Whiplash e quando o mar está muito fraco, eventualmente ele pode optar por usar a SubDriver 2.0, entretanto, na grande maioria esmagadora das baterias que compete, Yago Dora opta pelo modelo Lost Driver 3.0.

Como não poderia ser diferente, na primeira vitória da vida de Yago Dora em etapas do WCT, ele estava com sua inseparável prancha Lost Driver 3.0. Foi em Saquarema que ele venceu sua primeira etapa no WCT, a Rio Pro 2023 com sua Lost Driver 3.0 6´0 x 19 x 2,5 – 29,5l. Além disso, ele foi também o único surfista a receber um 10 unânime durante todo o campeonato (Veja o 10 aqui).

Yago Dora treinando em Saquarema em condições épicas 2 dias antes do início do Rio Pro - 2023 com a Lost Driver 3.0

Surf Ranch e a prancha Lost Driver 3.0

Você poderia imaginar que por se tratar de uma onda artificial com água doce que os atletas fossem optar por outro modelo que não a Driver 3.0. Entretanto não é o que aconteceu na etapa de 2023 do Surf Ranch. Com exceção de Cole Houshmand que competiu com uma Lost Sub Driver 2.0, todos os outros atletas optaram pela Driver 3.0 e obtiveram excelentes resultados:

  • Griffin Colapinto ganhou o evento no Surf Ranch com sua Lost Driver 3.0 - 5´10 (Veja aqui)
  • Carissa Moore ganhou o evento no Surf Ranch com sua Lost Driver 3.0 5´8 e ½ (Veja aqui)
  • Caroline Marks usou a Lost Driver 3.0 5´3 ½ no Surf Ranch e ficou em segundo (Veja aqui)
  • Yago Dora usou a Lost Driver 3.0 5´11 x 19 x 2,5 e fez a nota mais alta do evento (Veja aqui)

Carissa Moore e Colapinto também são fãs da Lost Driver 3.0

Carissa Moore tem uma história super longa surfando com as pranchas feitas por Matt Biolos (Mayhem) que é o shaper das Lost (Saiba mais sobre a Lost aqui). Ela foi a mulher mais nova a conquistar um título mundial, e desde a sua primeira conquista em 2011 ela usa pranchas Lost/ Mayhem. Claro, que o modelo que usou em 2011 não é a Driver 3.0, mesmo porque essa prancha foi lançada no final do ano passado.

Entretanto, desde o lançamento da Lost Driver 3.0, essa pranchinha é a escolha da Carissa para diversas condições de ondas, e antes dela, Carissa sempre usou a Driver 2.0 que é a prancha que foi melhorada e virou a Driver 3.0.

Griffin Colapinto hoje é o terceito colocado no ranking mundial em 2023, está atrás apenas de filipinho e Ethan Ewing. Griffin também utiliza a prancha Lost Driver 3.0 na grande maioria das etapas do WCT – com exceção de condições muito extremas – e tem obtido a maioria de seus bons resultados da carreira surfando antes com a Driver 2.0 e agora com a Lost Driver 3.0. Foi com uma Lost Driver 3.0 rabeta round que Colapinto levou o WCT de Portugal e El Salvador em 2022, e a etapa Surf Ranch em 2023.

O tamanho de Lost Driver 3.0 mais usado por Griffin Colapinto é 5´11 com 28,5l

WSL Finals 2023 - Lost Driver 3.0 foi a prancha mais usada!

Durante o WSL finals de 2023 que ocorreu na famosa onda de Trestles, a Lost Driver 3.0 foi usada por 3 atletas, de um total de 10. Griffin Colapinto, Carissa Moore e Caroline Marks optaram por usar esse modelo em ondas que variavam de 1 a 1,5 metros em Trestles. Inclusive a grande final feminina entre Caroline Marks que foi a grande campeã e Carissa Moore foi disputada pelas duas atletas optando pela Lost Driver 3.0!

Qual o segredo da prancha de surf Lost Driver 3.0?

O maior segredo da Lost Driver 3.0 é o número de atletas de elite surfando com essa prancha há muitos anos e seus constantes feedbacks. Tudo começou com a Driver que sempre foi um sucesso incrível em termos de performance e vendas, e após alguns anos, mais precisamente em 2019, depois de muitos pequenos ajustes na Driver original, Matt sentiu a necessidade de renomear a prancha para Driver 2.0.

Matt Biolos (Mayhem) sempre ouvindo os feedbacks da equipe de surfistas Lost

Da mesma maneira, depois de algumas melhorias, em 2022, Biolos achou que a Driver 2.0 de 22 estava relativamente diferente da de 19, e portanto, achou que era hora de mudar novamente o seu nome, agora para Driver 3.0.

O modelo atual Driver 3.0 também é constantemente melhorado, a partir do feedback dos surfistas e essas melhorias já são incorporadas no arquivo do modelo. Esse processo contínuo deixa a prancha sempre atualizada e pronta para entregar o máximo de performance possível aos atletas do WCT e também aos surfistas comuns, como eu e você.

A Lost Driver 3.0 vai funcionar para mim?

Sim, apesar de ser uma prancha de performance ela tem dimensões e volume um pouco mais avantajados que sua antecessora, Driver 2.0, o que costuma agradar aos surfistas amadores. Mas é importante você ter em mente que a Lost Driver 3.0 é uma prancha que funciona bem em ondas médias a boas, ou seja, a partir de meio metrão/ 1 metrinho e com um certo "power". Se as ondas estiverem muito fracas, ela fica um pouco lenta e presa, ai aconselhamos o modelo Subdriver 2.0.

Textos Relacionados:

Abaixo você encontra alguns textos do nosso Blog que tem a ver com a Lost e a Driver 3.0, confira: