[caption id="attachment_464" align="alignnone" width="915"]Lesões no Surf Texto traduzido e extraído do site oficial da WSL.[/caption]

Seja você um surfista esporádico ou um pró do WCT, é muito provável que você já tenha tido alguma lesão ou vai ter em breve. No nível dos atletas da WSL, os machucados têm aumentado conforme os atletas tem dado aéreos cada vez mais altos e “acrobáticos”. Desesperados para voltar a 100% da forma física, muitos procuram o Dr. Mark Kozuki que tem um centro médico para cuidar de atletas de elite na Califórnia.

Criado no sul da Califórnia, Kozuki surfa bastante e também curte jogar hockey no gelo. Depois da especialização em fisioterapia em Minnesota, onde jogou Hockey na faculdade, Kozuki retornou para sua cidade natal. Sua entrada no mundo da medicina esportiva veio através do Dr. Tim Brown, expert e um inovador na medicina esportiva que trabalhou com atletas da elite por mais de 30 anos. Kozuki dá os créditos a Brown por moldar e influenciar suas filosofias e técnicas.

[caption id="attachment_465" align="alignnone" width="700"]John John Florence passou muitas horas na clínica com o Dr. Mark Kozuki. Passou por lá para tratar desde lesões nas costas e joelhos até entorses no tornozelo. John John Florence passou muitas horas na clínica com o Dr. Mark Kozuki. Passou por lá para tratar desde lesões nas costas e joelhos até entorses no tornozelo.[/caption]

Kozuki foi primeiramente apresentado a John John Florence e Jordy Smith pelo responsável do time da O´Neill, Garth Tarlow, quando eles eram colegas de time. Depois que John John se mudou para a Hurley, Dr. Kozuki começou a trabalhar com o time da Hurley também, o que levou ao convite do time médico da WSL para ele trabalhar com os surfistas em eventos selecionados. Desde então, a clientela de Kozuki se expandiu para incluir outros atletas top da elite, como Owen Wright, Filipe Toledo, Kolohe Andino, Tyler Wright, Courtney Conlogue, Lakey Peterson, Mason Ho, e outros.

A WSL entrevistou recentemente Kozuki para entender os problemas mais comuns dos surfistas, as causas e algumas dicas do que os pros podem nos ensinar sobre prevenção. Veja abaixo como foi a entrevista:

Os machucados mais comuns

As lesões mais comuns dos surfistas, caem em uma das 2 categorias: a primeira é pescoço e coluna, e a segunda é joelhos e tornozelos. Com pescoço e coluna, grande parte dos problemas se devem à remada que é uma posição atípica para o corpo humano. O arqueamento das costas, a extensão da costela, os movimentos dos braços e até a posição do seu pescoço e cabeça, tudo isso causa stress.

Para joelhos, surfistas tendem a estressar a parte de dentro, o menisco ou o ligamento colateral medial (MCL) que é similar ao que John John teve em Teahupoo ano passado.  Muitas vezes essa parte interna das pernas pode ser lesionada por um escorregão na prancha ou em alguma manobra. Outra causa de problemas nos joelhos é rigidez no tornozelo ou no quadril, porque o joelho se “move” muito entre essas 2 partes. Então, grande parte da saúde dos joelhos passa pela certeza de que você está com os movimentos ok nos quadris e joelhos.

No nível dos surfistas profissionais temos visto mais entorses no tornozelo devido ao surf mais acrobático de hoje em dia. Isso ocorre quando os pés são forçados para cima e os dedos são forçados em direção a patela. Nessa posição normalmente o joelho é dobrado, então a força “de parada” vai para a articulação e não para o músculo. A articulação é o primeiro ponto da lesão. Algumas vezes o calcanhar de Aquiles é parte da lesão, mas não é tão comum.

[caption id="attachment_466" align="alignnone" width="700"]Apesar de ser uma das atletas mais em forma do Tour, Courtney Conlogue também teve sua parcela de lesões. Apesar de ser uma das atletas mais em forma do Tour, Courtney Conlogue também teve sua parcela de lesões.[/caption]

Mantenha seu Core em dia

Uma das melhores maneiras de prevenir lesões na coluna e pescoço é manter os seus músculos do “core” fortes. Um Core (tronco) mais forte e flexível vai ajudar a manter uma postura melhor enquanto rema, mitigando o estresse. Isso também vai ajudar a prevenir problemas no core rotacional que surfistas tem pelo fato de girarem mais para somente uma direção. Por exemplo, se você é regular, você vai girar muito mais para a esquerda. Ao longo do tempo seu core desenvolve de uma certa maneira específica, assim como os músculos na coluna, pernas e tudo o mais. Quando isso fica sem acompanhamento por longos períodos de muito Surf, pode se tornar um problema.

Você não é tão equilibrado quanto você pensa

Quase todo atleta que faz bastante rotação está no limite de ter uma contusão, dependendo de o quanto desbalanceado o corpo de cada um fica. O Surf é um esporte baseado em rotação, como baseball e golf. É muito comum para surfistas, ao longo do tempo, ficarem menos flexíveis quando viram para um lado do que quando viram para o outro lado.

Por esse motivo, ficar atento em relação a sua flexibilidade rotacional é super importante. Muitas pessoas não percebem isso até testarem. Quando os atletas nos procuram, nosso objetivo é “devolvê-los” melhor do que eles estavam antes da contusão. Nós fazemos isso através da identificação das áreas que necessitam melhorar a flexibilidade ou a força, e identificando os elos fracos para que o corpo todo funcione melhor como um todo.

[caption id="attachment_467" align="alignnone" width="700"]Kozuki tem testado constantemente as áreas de equilíbrio e força de Felipe Toledo. Kozuki tem testado constantemente as áreas de equilíbrio e força de Felipe Toledo.[/caption]

Sintomas vs. Problemas

Muitas vezes a fonte da dor que as pessoas reclamam não é o problema original e sim apenas um sintoma. Um exemplo perfeito é alguém que vem pedindo tratamento para o pescoço. Enquanto o pescoço é o sintoma, uma análise mais profunda vai descobrir que o maior problema, por exemplo, é que o quadril direito é muito duro – está funcionando somente a 70% do que deveria- e isso na verdade é o fator principal que contribuí para a dor no seu pescoço. Então, além de minimizar a dor no pescoço, fazer com que ele se mova adequadamente e conseguir a flexibilidade de volta, nós vamos realmente começar a trabalhar no problema principal que é o quadril direito. Trazendo-se essa parte do corpo de volta ao eixo, você pode realmente melhorar a recuperação porque agora o corpo está funcionando melhor como um todo.

Evitando o autodiagnostico

Esse tópico tem muito a ver com o anterior. A maioria das lesões, mesmo as mais “normais”, são muito específicas para cada pessoa. Quando as pessoas fazem o próprio diagnóstico a coisa mais comum de se fazer errado é combater o problema errado. Em muitos casos, a causa real da lesão não é onde você sente a dor. Pessoas entram aqui e dizem: “alguém me disse que é meu menisco ou minhas articulações”. Para direcionar o problema eles vão colocar no Google “exercícios para menisco” e vão começar a fazer esses exercícios. Entretanto, é muito comum depois de eu fazer a análise, descobrir que o problema não é no joelho. Vou descobrir que é uma lesão antiga de tornozelo mal curada que está causando a dor no joelho. Ai que preciso chegar para eles e dizer: “Escuta, você não precisa fazer nada no seu joelho. Seu joelho está bom! ”.

[caption id="attachment_468" align="alignnone" width="700"]Depois de se machucar na Gold Coast em 2016, Toledo voltou mais forte do que nunca, culminando em uma vitória incrível no Vans US Open do ano passado. Depois de se machucar na Gold Coast em 2016, Toledo voltou mais forte do que nunca, culminando em uma vitória incrível no Vans US Open do ano passado.[/caption]

Prepare o seu corpo como se fosse sua conta do banco

Infelizmente, muito de nós não presta atenção para realmente como nossos corpos funcionam até que nos lesionamos. Uma vez que aprendemos como nosso corpo funciona, ficamos mais aptos a seguir um plano para ele. Uma analogia que eu sempre faço é a seguinte: Pense no seu corpo como uma conta de banco. Você precisa sempre se certificar de estar colocando dinheiro no banco para poder pagar as contas, certo? Então, o dinheiro no banco seria como a realização de exercícios com o rolo de espuma, ou alguns exercícios para o Core, ou mesmo aquecimento antes de se exercitar.  Coisas desse tipo. Daí quando você precisa pagar as contas, você não fará nada que seu corpo não esteja preparado durante a prática do Surf.

[caption id="attachment_472" align="alignnone" width="700"]Dr. Mark Kozuki Dr. Mark Kozuki[/caption]