Yago Dora aperfeiçoando ainda mais seus movimentos com seu Carver

Isso mesmo, com skates simuladores de surf ou surfskates você consegue automatizar alguns movimentos que serão bastante úteis quando estiver surfando.

Para os iniciantes no surf, o surfskate vai lhe ajudar a encontrar a sua base (distância entre as pernas), conseguir ter firmeza, equilíbrio e confiança. Para quem já tem alguma familiaridade com o Surf, os surfskates vão ajudar na famosa aceleração que é super importante no Surf e também em manobras, como cavadas, rasgadas, cutbacks e batidas. Abaixo um pouco mais de informações de como você pode usar os movimentos dos simuladores de Surf nas ondas:

Simuladores de Surf ajudam na Aceleração na parede da onda:

Para gerar velocidade em uma onda, você tem que procurar a parte da onda com mais energia (parte mais alta) estendendo os joelhos e em seguida comprimindo os joelhos em direção a parte da onda com menos energia. Para gerar velocidade em um Surfskate de maneira que simule esse movimento do Surf, você deve replicar esse movimento de extensão e compressão da perna.

Gerando velocidade da forma correta de frontside

Gerando velocidade da forma correta de backside

Cuidado: alguns surfskates – os com base simuladoras- , como smoothie star, balloon, etc., proporcionam gerar velocidade com movimentos laterais. Isso pode ser divertido, entretanto, não é o movimento que você fará no Surf, e portanto, caso o seu intuito seja a evolução no Surf, você deve evitar gerar velocidade dessa forma. É por isso que nós recomendamos Surf skates com buchas, como Carver e Surfeeling. Em simuladores com buchas, não é possível gerar velocidade com movimentos laterais, e portanto, você é “obrigado” a fazer o movimento correto se quiser acelerar o seu skate.

Como melhorar a cavada no Surf com simuladores de surf!

A cavada talvez seja o movimento mais importante do Surf. Isso porque a cavada que inicia o movimento da manobra, e se você fizer uma boa cavada, provavelmente a manobra vai sair boa também. Por esse motivo vale muito a pena automatizar esse movimento com o Surfskate para que quando chegar no mar, ele fique muito mais fácil.

Um pouco da teoria de uma boa cavada no Surf

Para melhorar a cavada, recomendamos você praticar em uma leve descida para ter um pouco de velocidade. Para praticar a cavada de frontside, deixe seu joelho da perna de trás um pouco inclinado para dentro, abaixe-se como se fosse pegar algo no chão com sua mão de trás quase encostando ela no chão e consequentemente colocando o peso mais nas pontas dos pés , segure nessa posição um pouco e em seguida estique os joelhos como se já estivesse no meio da onda preparando para começar a manobra.

Como fazer uma boa cavada de frontside no surfskate

Para praticar a cavada de backside o mais importante é o direcionamento do olhar porque estamos indo de costas para a onda. Você deve abaixar e deixar o peso nos calcanhares e torcer o quadril, o tronco e a cabeça de modo que consiga enxergar quase o lado oposto de onde aponta seus pés. Essa torção vai virar o skate, e no caso do Surf, vai virar a prancha e o seu olhar vai estar exatamente aonde você vai querer executar a manobra.

Uma boa cavada de backside com simuladores de surf

Como melhorar cutbacks e rasgadas com simuladores de surf:

Para fazer uma boa rasgada ou cutback de frontside a dica mais importante é olhar para onde você quer ir e rotacionar seu quadril e tronco nessa mesma direção, junto com a cabeça. A diferença entre a rasgada e o cutback é que a rasgada vai ser um movimento mais curto, no qual você pode, se quiser, fazer um slide (derrapar o skate) como se fosse uma desgarrada de quilhas no Surf. Já o cutback é um movimento mais longo que você deve segurar por mais tempo abaixado e no final do movimento tem o rebound que é como se estivesse batendo de volta na espuma da onda. Esse último movimento se assemelha a uma batida de backside.

Cutback de front side com surfskate

Um cutback de backside, por incrível que possa parecer, é um pouco mais fácil de executar que o de frontside, isso porque na maior parte do movimento você estará voltando de frente para a onda. Você vai executar essa manobra quando a onda estiver um pouco gorda e você estiver com velocidade, então, você deve fazer uma cavada bastante suave de backside e vai subir com pouca inclinação na onda, quando estiver na parte mais alta da onda é só jogar o peso para as pontas dos pés e fazer uma curva aberta em direção a espuma novamente, ao chegar na espuma você pode bater nela, como se fosse uma batida de frontside.

Cutback de backside com um simulador de surf

Para realizar esse tipo de manobra com o surfskate, recomendamos um skate com buchas do truck, como o Carver, por exemplo, principalmente se o movimento for feito com alguma velocidade. Por se tratar de um movimento mais alongado e que você deve segurar um tempo na posição, acreditamos que esse tipo de skate proporciona um “feeling” melhor que os skates com base simuladora, como smoothstar ou Balloon. Mas como você pode ver no vídeo acima, é possível também realizá-lo com skates com base simuladoras.

Como melhorar suas batidas no Surf com surfskates:

A batida (snap) é um movimento mais vertical, no qual a cavada na onda deve ser mais funda para que você consiga subir com a prancha mais reta. Quando você chega perto do lip da onda, você deve chutar a rabeta para a manobra sair mais radical. Para simular a batida com o surfskate o ideal é fazer em um local com uma boa inclinação para simular a parede da onda, e melhor ainda, quando você já tiver um bom nível no surfskate, é você praticar essa manobra em bowls ou rampas maiores. Para essa manobra, acreditamos que tanto os skates com bucha, como aqueles com base simuladoras podem desempenhar igualmente bem.

Excelente vídeo sobre como executar uma boa batida de frontside com dicas de como fazer com um surfskate

Replicando uma batida de backside perfeita com o surfskate

Abaixo você tem acesso a outros textos e conteúdos de surfskate (simuladores de surf) que podem lhe dar maiores informações e lhe ajudar na escolha. Confira: