Ranking das melhores marcas/fábricas de surf do mundo em 2023

Como você já deve desconfiar não existe uma resposta rápida, direta e certeira para essa pergunta porque depende muito das características de cada surfista, do tipo de onda a ser surfada e fatores subjetivos de cada surfista.

Recentemente a WSL tem feito um ranking com a pontuação de cada fábrica de prancha no WCT, mais ou menos, nos mesmos moldes que a F1 faz em relação ao ranking mundial de construtores. Dessa maneira, sempre que um surfista que surfa com determinada prancha pontua no WCT (pontos computados apenas a partir das quartas de final), essa marca/fábrica de prancha soma pontos no ranking das fábricas de pranchas.

Não quer dizer que a marca/fábrica que tem a melhor pontuação é a que faz a melhor prancha de Surf do mundo, mas acreditamos que é uma informação super útil e indica quais são as fábricas escolhidas pelos melhores sufistas do mundo para ter o máximo de performance possível.

Ranking das marcas/ fábricas de surf! (até a 10 etapa de 2023):

1º lugar: Pranchas Lost (Mayhem) – 228.855 pontos

2º lugar: Pranchas Sharpeye – 188.485 pontos

3º lugar: Pranchas DHD – 182.610 pontos

4º lugar: Pyzel– 91.945 pontos

5º lugar: Pranchas Al Merrick (Channel Island)– 88.385 pontos

Obs: Esse ranking contempla os pontos a partir das quartas de final, tanto do WCT masculino como feminino.

1º lugar: Pranchas de Surf - Lost (Mayhem)

A Lost provavelmente é a marca que tem mais atletas do CT e QS usando suas pranchas para competir no mais alto nível. Entre os líderes do ranking do CT podemos citar Colapinto e Yago Dora no masculino e Carissa Moore e Caroline Marks no feminino.  Poucas marcas parecem ter um modelo tão hegemônico entre os principais atletas do CT quanto a Lost.

Esse modelo é a Driver 3.0 que é a mais usada nas provas do CT para a maioria das ondas. Inclusive, no WSL Finals havia 3 atletas usando a Lost Driver 3.0 entre os 10 participantes. Na grande final do WSL Finals feminino as 2 melhores atletas do ano, Carissa Moore e Caroline Marks, estavam usando a Lost Driver 3.0.

Quando o caldo engrossa e as ondas passam de 8 pés, muitos atletas acabam optando pela Lost Step Driver.

2º lugar: Pranchas de Surf - Sharpeye

A Sharpeye tem como grande estrela o ultimo campeão mundial Filipe Toledo que em 2022 usou a prancha de surf Inferno FT, uma prancha quadriquilha inteiramente de carbono em Trestles para levantar o caneco. Esse ano ele tem usado a Inferno FT, muitas vezes, quando o mar está pequeno e não muito forte (para os parâmetros do WCT) e a prancha #77 quando as ondas são boas e o surf de borda é essencial. Outro atleta que esse ano começou com tudo e apesar da lesão no joelho continua bem no ranking é o Jack Robinson que tem utilizado o novo modelo Synergy para praticamente todas as condições. Entre as mulheres, a Sharpeye ainda conta com Tatiana Weston Webb entre as melhores do mundo.

Filipinho decolando em Peniche com sua Inferno FT

3º lugar: Pranchas de Surf - DHD

A DHD vem se beneficiando do momento incrível que Ethan Ewing tem vivido no CT com sua linha de Surf polida e rasgadas fortes, longas e estilosas. A prancha preferida dele para a maioria dos mares do CT é a DHD DNA MF. Outra revelação do ano que vem ajudando muito a DHD no ranking das fábricas é a Molly Picklum que usa também a DNA MF no dia a dia e a Sweet Spot 4.0 quando o mar sobe.

4º lugar: Pranchas de Surf - Pyzel

Impossível pensar em Pyzel sem lembrar de John John Florence, entretanto, esse ano a atleta que mais contribuiu pontos para a Pyzel foi uma mulher, a Tyler Wright. John John tem como sua prancha predileta a Ghost, principalmente para os mares fortes, entretanto recentemente tem usado muito um modelo novo chamado Red Tiger. Enquanto Tyler Wright gosta muito da Highline e usa também a Pyzel Ghost para ondas mais fortes.

John John em Haleiwa com sua prancha preferida, a Pyzel - Ghost

5º lugar: Pranchas de Surf - Al Merrick (Channel Island)

A Channel Island Al Merrick conta com muitos atletas usando suas pranchas no WCT, mas o principal deles esse ano é o João Chianca (chumbinho). Ele vem se destacando com seu Surf forte, radical e elétrico durante todo o ano e a prancha que ele usa na grande maioria dos mares é a prancha de surf CI Pro que foi a grande vencedora do concurso Stab in the Dark de 2022. Em 2023 a Al Merrick fez algumas adaptações para o Stab in the Dark com Italo Ferreira em Fernando de Noronha e novamente foi escolhida como a melhor prancha do mundo. Esse modelo recebeu um novo nome: Al Merrick CI 2. Pro.

Chumbinho rasgando muito forte com sua Al Merrick CI Pro em Portugal

Qual o melhor modelo de prancha do Mundo?

A resposta para essa pergunta é muito parecida a resposta para a pergunta da melhor prancha do mundo, depende, do nível do surfistas, das ondas a serem surfadas e do tipo de surf que cada surfista quer fazer. Entretanto, existe um “teste cego” de pranchas de Surf que um surfista profissional é convidado para surfar com pranchas dos melhores shapers do mundo sem saber quem fez cada prancha (não há nenhuma marcação nas pranchas). Após algumas sessões com essas pranchas (que foram feitas exclusivamente para esse surfista), ele elege a prancha que mais gostou.

Esse teste se chama Stab in the Dark e a ultima edição, de 2023, foi com Italo Ferreira em Fernando de Noronha. De todas as pranchas, a que ele mais gostou foi uma prancha feita por Britt Merrick (da fábrica de pranchas Channel Island/ Al Merrick) chama de CI 2. Pro. Então, para um dos melhores sufistas do mundo Italo Ferreira), podemos dizer que a melhor prancha do mundo é a CI 2.Pro da Al Merrick.

Italo e Britt Merrick celebrando a vitória da CI2.Pro durante o ultimo Stab in the Dark

Onde encontrar as melhores pranchas de surf do mundo para comprar?

No comSurf é claro!! Trabalhamos com as melhores marcas de surf do mundo, e portanto, vendemos todas essas marcas de pranchas de Surf mencionadas em nosso ecommerce . As pranchas que nós vendemos são fabricadas localmente, entretanto são cortadas e shapeadas através de máquinas que utilizam os softwares desenvolvido pelos Shapers gringos e são feitas seguindo todas as diretrizes e com o aval e feedback deles, que de tempos em tempos supervisionam as pranchas feitas nas filiais brasileiras. Muitos dos atletas do CT usam pranchas fabricadas por aqui.

Consigo comprar para pronta entrega ou somente por encomenda?

Temos centenas de pranchas em nosso estoque e muitas delas são dessas marcas e modelos utilizados pelos melhores surfistas do mundo. Entretanto, caso você não encontre o modelo ou tamanho que está procurando, você pode encomendar conosco e em pouco tempo receberá seu foguete no conforto da sua residência. Em muitos casos é possível alterar as medidas para que a prancha fique realmente do jeito que você quer.